Pão de leite é macio, fácil de fazer e leva poucos ingredientes

Inicio » Agronegócio » Pão de leite é macio, fácil de fazer e leva poucos ingredientes
10/10/2020 Por
Pão de leite é macio, fácil de fazer e leva poucos ingredientes

Do cachorro-quente ao pão de leite caseiro, essa variedade é bem-vinda em qualquer lanche da tarde. Embora você possa encontrar outras variedades, o pão de leite também tem importância na dieta alimentar de qualquer pessoa. Até porque ele é uma fonte de energia para a saúde e o rendimento físico de todos nós. Por outro lado, seu valor nutritivo ajuda a mover o nosso agronegócio graças à presença do trigo e do próprio leite.

Enfim, além de um tradicional alimento que é parte da nossa cultura alimentar, um pão de leite pode ser recomendado até mesmo para atletas e demais praticantes de atividades físicas. Isso porque ele ajuda na explosão muscular devido às suas fontes de energia.

Pão de leite

O que é pão de leite?

Pão de leite é uma variedade de pão que consiste em uma receita simples de fazer. Afinal, desde lanchonetes, restaurantes e padarias, quase todas as famílias brasileiras podem apreciar seu sabor e os vários nutrientes presentes no alimento. Poucas coisas são tão gostosas quanto um pãozinho de leite quentinho e um café fresco durante a tarde!

Outrossim, sua textura neutra e leve faz com que ele seja prático e versátil para combinar com uma infinidade de pratos, lanches e petiscos. Seja com frios, carnes, manteiga, geleia ou até mesmo puro, o pão de leite garante uma alimentação rápida e nutritiva.

No entanto, além de harmonizar com diversos acompanhamentos, nem todo paladar pode abusar do alimento. Isso porque a presença de nutrientes do leite pode gerar desconfortos a quem tem intolerância à lactose.

De qualquer forma, você pode garantir um pãozinho fresquinho direto na sua casa. Para isso, basta conferir mais abaixo uma receita simples de pão de leite, seja para consumo próprio ou até mesmo para fazer uma renda extra. Assim, além de investir no seu negócio, essa versão ainda pode servir para donos de lanchonetes aumentarem seus lucros.

Nutrientes e calorias do pão de leite

Além das calorias do pão de leite, é hora de você saber quais os principais nutrientes do alimento. No entanto, saiba que seu preparo com a adição apenas de leite integral pode apresentar concentrações significantes de proteína.

Aliás, essa tabela nutricional pode ajudar você a orientar clientes sobre o consumo do pão de leite. De qualquer forma, confira abaixo o que uma unidade de cinquenta gramas costuma conter:

  • Sódio: 285 mg;
  • Carboidratos: 26 gramas;
  • Calorias: 127 kcal;
  • Gordura total: 0,8 gramas;
  • Proteínas: cinco gramas;
  • Fibras: 1,3 gramas;
  • Gorduras saturadas: 0 grama.

Pão de leite

Importância do leite na economia brasileira

Nosso país está entre os cinco maiores produtores de laticínios no mundo. Isso apesar de crescer quatro pontos ao ano, superando todos os primeiros colocados. Em números locais, isso representa dois terços do volume total produzido apenas pelo Mercosul.

Ou seja, o leite está entre os produtos mais importantes da nossa agropecuária, estando à frente de itens agrícolas tradicionais, a exemplo do arroz e até do café. Em linhas gerais, o agronegócio referente ao leite e seus inúmeros derivados tem papel essencial para suprir milhões de pessoas e ainda ajudar na geração de emprego.

Afinal, para cada dólar na produção do leite, o crescimento relativo na questão do PIB (Produto Interno Bruto) chega a ser de outros cinco dólares. Isso coloca o agronegócio do leite superando até mesmo setores têxteis e da siderurgia.

O pão de leite caseiro e os laticínios para nosso agronegócio

Para você que investe em padarias ou deseja abrir uma lanchonete, temos abaixo uma receita de pão de leite caseiro. Isso pode ajudar você a diminuir custos e ainda aumentar as vendas. Sem contar que esta é uma ótima alternativa frente aos restaurantes de fast food espalhados por todos os cantos da nossa vida.

Por outro lado, para você que é apressado, mas também não quer ficar na cozinha inventando refeições pouco saudáveis, a receita indicada ainda pode garantir versões com baixos teores de carboidratos e livre de lactose.

Enfim, para isso tudo, anote os seguintes ingredientes abaixo:

  • Um ovo inteiro;
  • Nove colheres de sopa de leite em pó;
  • Uma pitada de sal;
  • Uma colher de chá de fermento em pó.

Agora, basta seguir as etapas descritas abaixo para você aprender o modo de preparo do nosso saboroso (e econômico) pão de leite caseiro. Para tanto, anote aí:

  1. Misture e bata o ovo no fermento;
  2. Espere esse fermento desmanchar;
  3. Adicione leite em pó;
  4. Faça uma mistura até a massa ficar firme;
  5. Molde dois discos;
  6. Então, coloque-os no forno;
  7. Aguarde até que fiquem dourados.

Pão de leite

Os tipos de pão mais vendidos no Brasil

Alimento milenar, o querido pãozinho é um dos alimentos mais consumidos mundo afora. Aliás, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendável é que cada habitante consuma cerca de cinquenta quilos ao ano.

Nesse ponto, o Uruguai chega perto do exigido. Até porque esse país chega aos cinquenta e cinco quilos anuais. No entanto, é Marrocos quem lidera qualquer ranking sobre pães, com um consumo médio anual de cem quilos. Por outro lado, o Brasil não passa dos quarenta e cinco quilos ao ano.

De qualquer forma, trazemos abaixo uma lista para você saber quais os tipos de pão mais consumidos por aqui. Em primeiro lugar, temos o pão francês, um alimento tradicional em nossa culinária. Aliás, ele é fonte de cereais, rico em carboidrato e um alimento que tem unidades de cinquenta gramas com quase cem calorias.

Já o pão integral é preparado apenas com farinha integral. Por isso, ele é considerado uma grande fonte de fibras, fósforo, ferro e até mesmo vitaminas do complexo B. Além do mais, esse pão ajuda na perda de peso, pois suas fibras aumentam a sensação de saciedade. Assim, você come menos e se sente satisfeito por mais tempo.

No caso do pão caseiro, a opção é mais saudável, pois apresenta menos aromatizantes e conservantes. Apesar disso, apresenta muito teor de gordura, o que até ajuda a dar a sua textura macia. Enfim, assim como você pode criar receitas inéditas de pão de leite, você pode mudar essa receita caseira e adicionar ingredientes como espinafre, cenoura, mandioca e beterraba. Fica uma delícia!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo