Safras são os períodos entre o preparo do solo e a colheita de uma cultura

Inicio » Agronegócio » Safras são os períodos entre o preparo do solo e a colheita de uma cultura
16/06/2020 Por
Safras são os períodos entre o preparo do solo e a colheita de uma cultura

Além de ajudar a planejar o setor rural, as safras agrícolas contribuem para o fortalecimento da economia

O bom desempenho das safras agrícolas é importante principalmente para o comércio do interior, pois faz uma injeção de renda nas pequenas cidades, principalmente no mercado externo de commodities como café, trigo, algodão e soja.

Segundo o IBGE, as safras brasileiras atuais já passam de duzentos milhões de toneladas. Nestas estão incluídas as exportações de cereais, leguminosas e oleaginosas.

safras

O que são safras?

Safras são processos preciosos e valiosos para os modelos de agronegócio mundial. Conhecimento, atualização e informações sobre elas são vitais para manter fortalecida a base da economia de qualquer país.

Como definição, elas são os períodos que estão compreendidos entre as fases de preparo do solo e colheita de determinada cultura. Como grande benefício, elas ainda ajudam a planejar melhor o setor do agronegócio.

As safras, então, servem para auxiliar na resolução de problemas, como excesso ou escassez de alimentos.

Entretanto, a importância da safra agrícola também está ligada à geração de renda. Afinal, pequenos e grandes produtores rurais têm papel de destaque em relação aos baixos índices de inflação das décadas recentes.

Vale lembrar que, apenas em 2019, a área que será colhida entre as safras nacionais vai passar dos sessenta milhões de hectares. Até porque soja e milho são os carros-chefes entre os grandes representes de commodities do nosso agronegócio.

Entenda o significado de safra

Em relação à Língua Portuguesa, o significado de safra tem emprego no agronegócio em diversas formas. Além de ser um substantivo feminino, sua definição pode variar de Estado para Estado.

Logo, listamos abaixo alguns dos significados mais comuns da palavra safra:

  • Colheita;
  • Produção agrícola durante o período de um ano;
  • Consequência de um trabalho;
  • Trabalho árduo;
  • Rotina de difícil realização;
  • Período propício para a pesca;
  • Safra de projetos;
  • Ato de produção;
  • Período anual de venda de produtos agropecuários;
  • Tarefa;
  • Ofício.

safras

As safras agrícolas brasileiras têm produção recorde

Conforme previsões do mercado, a safra agrícola brasileira está para atingir recordes de produção. Isso significa valores perto dos trezentos e cinquenta bilhões. Portanto, o crescimento passaria dos oito por cento frente anos anteriores.

Ainda mais que, claro, esses números foram divulgados ano passado via Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Produção Agrícola Municipal. Em compensação, atuais disputas comerciais entre China e Estados Unidos ajudaram nesse cenário.

A demanda chinesa por nosso algodão, bem como a quebra da safra argentina, também elevaram os valores de nossas principais commodities. Da mesma forma, o café registrou recorde nas toneladas colhidas, com cerca de trinta por cento a mais.

Isso resulta numa produção que passa dos vinte bilhões de reais. Já no caso do algodão, ele bateu uma marca histórica, atingindo valor de produção de doze bilhões de reais e mais cinco milhões de toneladas.

Por outro lado, devido a fenômenos climáticos, as safras de milho diminuíram cerca de quinze por cento. Contudo, foi o suficiente ainda para compensar prejuízos entre produtores, mantendo uma alta de quase quinze por cento.

Já a clássica e histórica cana-de-açúcar chegou a somar quase setecentos e cinquenta milhões de toneladas. Isso garante recuo frente o ano anterior, mas mantém a produção com valores acima dos cinquenta bilhões de reais.

Enfim, os hectares plantados tiveram redução de quase meio ponto percentual. Como resultado, a grande queda nessas áreas foi o cultivo do milho, devido também à escassez de chuva no plantio.

Período de safra, entressafra e safrinha

Como você conferiu, uma safra é vital para manter o motor da economia e agronegócio nacionais ligados. Porém, você sabe o conceito do termo entressafra?

Enquanto o período de safra demanda uso produtivo do solo, aqui a propriedade fica quase que sem atividade alguma.

Isso porque certos agricultores costumam plantar culturas de curto ciclo. Ou seja, eles ainda aproveitam essa época para cultivar e manter uma renda extra, ao passo que essas safras realizadas recebem o nome de safrinhas.

Conforme dito, essa safrinha é uma alternativa para pequenos e médios produtores aumentarem os ganhos financeiros. Aliás, é comum que alguns desses agricultores antecipem a fase de plantio de suas principais culturas visando adiantar suas colheitas.

No mercado agrícola, costuma ser normal que preços de produtos variem entre as fases de entressafras e de safras. Durante a safra de um produto, sua oferta é maior e seu preço cai, ao contrário das entressafras, onde os preços aumentam pela menor oferta do produto.

Resumindo, esse é principal motivo para o aumento de preços nas épocas de chuvas fortes, atingindo regiões com plantações de hortaliças como:

  • Beterraba;
  • Mandioca;
  • Batata;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Couve-flor;
  • Pepino;
  • Cenoura;
  • Rúcula;
  • Repolho;
  • Acelga.

safras

Importância das safras na economia

A abundante oferta de produtos e o grande sucesso de nossas safras de alimentos têm impactado muito nossa economia. Isso porque essas são as causas vitais para a diminuição da inflação brasileira no ano de 2017.

Como resultado e gerando principais itens de consumo humano, esse setor criou condições econômicas para um melhor controle da taxa de inflação. Certamente, esse é um dos pontos-chaves que ressaltam a importância do agronegócio no mundo todo.

Contudo, além desse ponto de vista, nossa agricultura também tem capacidade para gerar ótimos números de superávit. Isto devido ao fato de que estamos próximos dos cem bilhões de dólares na balança comercial.

Além do mais, esses números elevam as operações do Brasil a níveis internacionais. Aliás, se não fosse a pujança de nossas exportações agrícolas, esse salto teria sido bem para trás.

A safra de soja no Brasil

Embora o ano de 2018 apresente ótimas safras agrícolas, atingindo mais de duzentos milhões de toneladas, nossa safra de soja foi menor. Certamente pelos resultados que associam o emprego de tecnologias, a disponibilidade de crédito e as mudanças no clima.

Por outro lado, as cadeias produtivas de avicultura e suinocultura contribuem para mercados de proteína animal. Até porque nossa região Sul tem destaque internacional. Enfim, com resultados expressivos nos anos anteriores, tanto as safras de soja quanto as de animais garantem a alta competitividade do Brasil entre os exportadores mundiais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo