Peixinho da horta é uma PANC muito consumida empanada e frita

Inicio » Agricultura » Peixinho da horta é uma PANC muito consumida empanada e frita
10/11/2020 Por
Peixinho da horta é uma PANC muito consumida empanada e frita

Uma planta alimentícia não convencional, a peixinho da horta é alimento certo no prato de vegetarianos e veganos. Muito conhecida pelos adeptos de plantas alimentícias não convencionais, ou PANCs, a peixinho da horta tem parte de sua popularidade ligada ao seu alto teor de proteína. Além do mais, ela apresenta um sabor similar aos peixes, por isso recebe esse nome.

Nesse sentido, a peixinho da horta costuma fazer sucesso em receitas nas quais ela é frita e até mesmo empanada. Ainda assim, seu emprego medicinal revela uma série de melhorias ao nosso organismo, já que entre seus benefícios estão o combate às irritações da garganta.

Peixinho da horta

O que é peixinho da horta?

Peixinho da horta é uma espécie de planta com origens no sudoeste asiático. Aliás, por ser uma planta muito elegante, ela também já foi muito empregada na decoração de ambientes. Com o nome científico de Stachys byzantina, ela tem como grande característica ser muito resistente a insetos e doenças.

Apesar disso, a peixinho da horta tem a fraqueza de não suportar locais muito quentes, visto que ela pode murchar rapidamente sem o clima ideal. No entanto, com o frescor da noite, ela tende a recuperar sua beleza de forma rápida e sadia.

Além do mais, para entender o que é peixinho da horta, saiba que ela traz vários benefícios para nosso organismo. Prova disso é o seu largo emprego em diversas refeições, dietas e pratos para adeptos veganos e até vegetarianos.

Nesse sentido, em linhas gerais, a peixinho da horta tem presença na culinária, na decoração e até na medicina popular. Afinal, entre seus benefícios para a garganta e faringe, podemos citar o alívio em casos de alergias, irritações e tosses, por exemplo.

O que são PANCs?

Conhecidas também como Plantas Alimentícias Não Convencionais, PANCs como a peixinho da horta são alimentos que ainda englobam sementes, frutas, flores e raízes. Aliás, vale lembrar que, apesar de estarem populares nos dias de hoje, elas já faziam parte de culturas bem mais antigas.

Falando nisso, o termo “plantas alimentícias não convencionais” foi criado por Valdely Kinupp, um renomado biólogo que já escreveu um livro sobre o tema. Nesta obra, ele ainda aborda mais de trezentas espécies de PANCs, apresentando fotos, receitas brasileiras e seus biomas.

Em suma, essas plantas são alimentos que costumam ter resistência a vários fatores. Aliás, a questão do clima costuma interferir no valor econômico de inúmeras produções para a agricultura e até para o consumo humano.

Enfim, especialistas confirmam que plantas como a peixinho da horta são o tipo de alimento que todos nós poderíamos consumir, mas infelizmente isso não ocorre. Até porque conhecemos apenas uma pequena parcela de suas variedades na natureza.

Peixinho da horta

Propriedades da peixinho da horta

Também conhecida como orelha de coelho, a peixinho da horta pode parecer outra daquelas plantas que apresentam o mesmo sabor das demais variedades verdes. No entanto, assim como outras tantas espécies de PANCs, ela é uma exceção.

Até porque essa planta alimentícia leva esse nome não apenas pelo formato alongado, mas também pelo seu sabor similar ao de peixes fritos ou empanados.

Além do mais, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, suas folhas apresentam várias propriedades e nutrientes como:

  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Óleos vegetais.

Ou seja, a peixinho da horta pode ser uma grande aliada para que a população do Brasil passe a melhorar a quantidade de fibras que consome diariamente. Em todo caso, por ter várias substâncias essenciais para a saúde intestinal, essa PANC é indicada até mesmo para você que não aprecia muito o gosto de peixe.

Além mais, podemos destacar que ela também é rica em agentes oxidantes, importantes para regular a quantidade de radicais livres em nosso organismo. Sendo assim, a ingestão de peixinho da horta é uma ótima alternativa para você que quer inovar no preparo de suas dietas saudáveis.

Ainda assim, vale destacar que estudos recentes mostraram que as flores e folhas da peixinho da horta apresentam propriedades que ajudam no combate a tumores do útero e do cérebro. Com isso, fica comprovada que o consumo dessa PANC é uma alternativa ideal de alimentos acessíveis.

Aliás, essas plantas também são uma alternativa para você que precisa ingerir mais nutrientes ou até mesmo para o combate à falta de comida de populações com baixa renda. Contudo, elas não podem ser o único alimento de uma refeição.

Enfim, para combater casos graves de desnutrição, é preciso que autoridades e organizações da sociedade viabilizem receitas preparadas a partir de dietas e balanceadas, variadas e sem a presença de alimentos processados. Nesse sentido, a presença dessa planta pode ser servida sem moderação em dietas.

Peixinho da horta

Como cultivar peixinhos da horta?

Se você já tem o hábito de comprar alimentos orgânicos, vai ficar mais fácil acostumar-se com o consumo de peixinho da horta. Até porque sua presença é rara em locais como mercadinhos, feiras, hortifrútis e supermercados.

Contudo, é possível cultivar a planta em casa a partir de mudas em vasos ou qualquer outro canto com terra. Prova disso é que seus arbustos são pequenos e apresentam folhas resistentes a pragas e insetos. Com isso, não precisa ser produtor rural para ter suas mudas em casa.

Em linhas gerais, peixinhos da horta costumam ser fáceis de cultivar, até mesmo na sua casa. No entanto, para que esse cultivo seja produtivo e saudável, saiba que o peixinho da horta requer climas amenos para um ótimo desenvolvimento. Por isso que sua ocorrência é mais comum nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Afinal, essa planta tem pouca tolerância a altas temperaturas. Por isso, quando plantada em  ambiente de temperatura acima dos trinta graus, seu crescimento pode ficar comprometido. Em relação ao solo, seu cultivo merece atenção à presença de muita matéria orgânica e estar bem drenado.

Sendo assim, em épocas mais chuvosas e quentes, indicamos a você fazer o enraizamento de mudas de peixinho da horta em locais que apresentem muita sombra. Enfim, para garantir uma propagação eficiente das mudas, invista em canteiros similares aos empregados para hortaliças.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo