Pera maçã, também chamada de pera Nashi, tem origem japonesa

Inicio » Agricultura » Pera maçã, também chamada de pera Nashi, tem origem japonesa
03/10/2020 Por
Pera maçã, também chamada de pera Nashi, tem origem japonesa

Pera maçã é fruta de origem asiática e conta com diversos benefícios em seu consumo. A pera maçã é muito apreciada e cultivada por possuir gosto doce. Por conta disso, se torna extremamente agradável para o consumo.

Infelizmente, a pera maçã é um pouco diferente da outra fruta e não é indicada para fazer doces. Isso se deve ao fato de que possui uma taxa muito alta de água e a sua textura também é rígida e com pequenos grãos.

Pera maçã

O que é pera maçã?

Pera maçã é uma espécie da fruta pera. Seu nome também pode ser pera nashi ou pera asiática.

Pera nashi

Originada da China, a pera maçã é nativa também de outras regiões da Ásia Oriental, como Coreia e o Japão. As flores da pera maçã são encontradas no início da primavera, no Leste Asiático.

Nessa região, estão sendo cultivadas há mais de 2000 anos. Porém, em outros lugares como o Japão, essa fruta é cultivada há mais de 3000 anos. Outrossim, há lugares, como na América, que a fruta é cultivada há mais ou menos 200 anos.

Em Nova York, a fruta chegou em 1820. No oeste, a fruta só chegou em 1850 por conta dos chineses e japoneses que a trouxeram. Oregon e Califórnia são, até então, os maiores produtores e possuem diversas espécies e variedades.

Benefícios da pera

Além de ser extremamente agradável de comer, ainda possui propriedades que favorecem todo o sistema humano. Atuam muito bem em aspectos como:

  • Combate à febre;
  • Redução de gota, artrite e reumatismo;
  • Trata prisão de ventre;
  • Melhora o sistema respiratório;
  • Evita problemas de garganta.

Pera maçã

Ela também é uma fruta extremamente benéfica para mulheres grávidas, pois defende o feto contra defeitos de nascimento. Ademais, é ótima para oferecer energia instantânea para quando a pessoa está se sentindo desmotivada e fraca.

A pera maçã também é muito boa para pessoas diabéticas, pois não produz grande aumento de açúcar no sangue. Mesmo que seja uma fruta doce, um dos benefícios da pera é que possui um baixo índice glicêmico. Além disso, é rica em potássio e previne AVC, trombose e doenças vasculares em geral.

Tipos de pera

Existem mais de mil tipos de pera ao redor de todo o mundo. Porém, o cultivo é limitado a regiões que possuem o clima temperado. Alguns dos principais tipos de pera são:

  • Pera Williams: muito indicada para cozimento. Quando madura, pode ser consumida naturalmente ou adicionada em doces;
  • Pera D’água: mais comum no Sul do Brasil. É extremamente saborosa e delicada. Pode ser usada em saladas;
  • Pera Red: rariação da Pera Williams, possui a casca realmente vermelha e é consumida com queijos de sabor acentuado, como gorgonzola ou de cabra.

Pera maçã

A árvore pereira

Cultivar a árvore pereira de forma profissional, ultimamente, tem sido uma crescente forma de fonte de renda. Para cultivar a pereira, é preferível que não haja inverno junto a verões frios. Assim, a luz do sol em abundância também é extremamente importante, pois atua diretamente na cor da fruta.

Um agricultor deve fazer uma extensa pesquisa para saber a variedade e o tipo de pera maçã que mais se adequará à região de plantio, evitando, assim, perdas e prejuízos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo