Periquito verde, espécie endêmica do Brasil, vive em casais

Inicio » Meio Ambiente » Periquito verde, espécie endêmica do Brasil, vive em casais
04/11/2020 Por
Periquito verde, espécie endêmica do Brasil, vive em casais

O periquito verde é muito conhecido pela plumagem verde que possui e bastante popular no Brasil. Com belo canto, vocaliza de forma clara, por isso é tão desejado para ambientes residenciais, já que deixa o local muito mais vivo, alegre e colorido.

Muito comum em território brasileiro, o periquito verde é, de fato, endêmico do país, por isso é tão cultuado e representado em programas de TV, gibis, histórias, etc.

Periquito verde

O que é periquito verde?

Periquito verde é um periquito brasileiro pertencente à família Psittacidae. É comumente visto em Alagoas, Bahia e no Rio Grande do Sul. Em geral, habita florestas e adora locais abertos, como parques, jardins, pomares, etc.

Além deste nome, ele também é muito conhecido como periquito rico. Além disso, o nome científico da ave, Brotogeris tirica, significa “aquele que produz som humano de tilintar”.

Características do periquito verde

Além da coloração verde, o periquito verde não chega a um tamanho grande, já que 21 centímetros é o máximo que atinge, além de pesar em torno de 70 a 80 gramas. Para se alimentar, possui bico alto e curvado, o que garante mais facilidade na hora de comer frutas.

No entanto, é um pássaro que geralmente apresenta dimorfismo sexual, já que o macho mostra-se bem mais robusto, com bico maior e cabeça quadrada. Além disso, é um pássaro muito falante e que vocaliza constantemente.

Assim como o papagaio, o periquito verde é muito divertido, já que consegue imitar qualquer som humano quando é ensinado desde filhote. Uma das características mais marcantes é que sua expectativa de vida é de 20 anos, incluindo alguns casos de periquitos que chegaram a 22 anos.

Reprodução do periquito verde

Assim como outras espécies, o periquito verde é uma ave monogâmica e que dificilmente troca de parceiros. Com isso, tudo indica que, ao encontrar o cônjuge ideal, fica com ele o resto da vida.

Além disso, é um pássaro muito romântico, já que está sempre oferecendo presentes, arrumando o ninho e mexendo nas plumas do parceiro.

Em relação aos ninhos, eles são construídos geralmente em árvores. No entanto, como se trata de uma ave um tanto quanto assustada, ao menor ruído suspeito que ouve, inspeciona o local e foge junto ao parceiro, sem emitir nenhum tipo de som.

Como possuem um tempo de vida muito longo, a sua maturação sexual ocorre quando atingem entre 1 e 2 anos. Após o acasalamento, a fêmea coloca em torno de 4 ovos, os quais incuba por aproximadamente 26 dias. O ninho é abandonado 5 semanas após o nascimento do filhote de periquito verde.

Periquito verde

Canto do periquito verde

O canto do periquito verde é simples, mas muito belo. Ele costuma vocalizar curtos sons, como se estivesse tentando chamar atenção ou conversar sobre algo. Além disso, como dito anteriormente, o periquito verde fala assim como o papagaio, desde que ensinado desde filhote.

Quando se apega ao dono e sente-se feliz, é muito comum ver o periquito verde cantando e vocalizando alegremente.

Como cuidar de periquito verde?

Saber como cuidar deste periquito é essencial para garantir uma qualidade de vida adequada ao animal. Quando o assunto é sobre o periquito verde filhote, isso significa que a ave precisa de atenção redobrada.

Mesmo que tenha uma certa independência, é preciso que a ave se acostume com a presença de seu dono, já que se trata de um animal selvagem e não domesticado.

Além disso, como geralmente é criado em criadouros, este  periquito é independente e já acostumado com o local que ele foi criado. Logo, é preciso paciência e entender que ele pode demorar um pouco mais para se adaptar ao ambiente.

A boa notícia é que, com o tempo, o pássaro pode se tornar extremamente amoroso e muito próximo ao dono, gostando de conversar com ele e dando demonstrações de afeto e carinho.

Para chegar a esse nível, é preciso saber como cuidar da ave. Analisar os seguintes tópicos, sem dúvida, pode ajudar na hora de cuidar do animal:

  • Tempo;
  • Personalidade;
  • Ambiente.

Mesmo que não seja tão necessitado de atenção como um cão ou um gato, o periquito verde é carinhoso e gosta de sentir a presença do dono. Portanto, conversar com ele e dedicar um tempo de atenção só para ele, é fundamental para garantir a boa convivência.

Em seguida, a personalidade do animal também influencia muito. Mesmo que a espécie seja, em sua grande maioria, dócil e falante, alguns podem ser mais acuados e fechados. A partir desse momento, a paciência do tutor é tudo.

Além disso, o ambiente também é muito importante, já que o local deve ser limpo e não apresentar riscos, como objetos cortantes a vista, por exemplo. Como se trata de uma ave um tanto quanto curiosa, objetos afiados podem ser arriscados.

Periquito verde

Alimentação do periquito verde

O periquito verde não exige muitos cuidados em relação à alimentação, mas isso não significa que ele pode comer qualquer coisa. Em geral, essa ave adora se alimentar de banana, coco verde e seco, pera, melancia, manga, mamão e goiaba.

Além disso, as sementes de girassol também são ótimas para a ave. Em geral, ele consegue alimentar a si próprio e não depende tanto do dono para isso.

Higiene do periquito verde

O periquito verde, de todos os tipos de periquito, é um animal higiênico, mas muito bagunceiro. Por conta disso, é muito comum ver a sua gaiola suja e bagunçada de um dia para outro.

Como é uma ave que não gosta de sujeira, é preciso limpar a sua moradia diariamente, eliminando as fezes, alimentos e lavando o fundo em dias intercalados.

Além disso, o animal precisa ser retirado da gaiola ao menos uma vez por mês para que seja desinfetado. É um pássaro que não exige banhos, mas adora água. Portanto, é muito importante deixar uma pequena banheira de água para que ele possa se molhar sempre que quiser.

Outro fator importante é que tanto a água presente na banheira, quanto a vasilha de água para tomar, precisam ser trocadas diariamente. É também importante nunca esquecer de, após limpar a vasilha, enchê-la novamente com água ou sempre que notar que está esvaziando.

O motivo é que o periquito verde adora água e pode se desidratar com grande facilidade. Um periquito verde saudável e higienizado é caracterizado por ser muito sociável, alerta, possui nariz seco e plumas brilhantes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo