Pif Paf Alimentos é uma tradicional empresa do ramo de carnes e massas

Inicio » Agronegócio » Pif Paf Alimentos é uma tradicional empresa do ramo de carnes e massas
05/11/2020 Por
Pif Paf Alimentos é uma tradicional empresa do ramo de carnes e massas

Surgida no Rio de Janeiro, Pif Paf Alimentos atua com processamento de aves, suínos e massas. Tradicional empresa brasileira no ramo alimentício, a Pif Paf Alimentos teve seu início no Rio de Janeiro em meados de 1968.

A Pif Paf Alimentos é uma das maiores empresas brasileiras que atua no segmento de processamento de aves e suínos, além de massas e vegetais.

Pif Paf Alimentos

Empresa Pif Paf Alimentos

Com mais de 50 anos de atuação no mercado nacional, a Pif Paf Alimentos foi idealizada pelo português naturalizado brasileiro, Avelino Costa, quando ele adquiriu o então abatedouro Pif Paf, no Rio de Janeiro. Até então, era um grande atacadista de frango vivo, porém, percebendo mudanças na sociedade, o empreendedor resolveu mudar o negócio e trazer mais praticidade para o setor. Assim, o frango vivo deu lugar ao frango congelado.

Em 1972, devido ao crescimento da empresa e parceria com uma cooperativa de Viçosa, em Minas Gerais, a empresa foi transferida para o município da Zona da Mata Mineira, em Visconde do Rio Branco. Nesta mesma cidade, a empresa inaugurou uma fábrica de rações em 1974, além de uma incubadora em Pará de Minas.

Dessa forma, a atividade consistia no modelo de produção onde os avicultores recebiam os pintinhos e ração para criação do frango. Com isso, entregavam posteriormente a ave pronta para o abate no frigorífico.

Ainda na década de 1970, a Pif Paf foi uma das primeiras empresas a comercializar carne congelada para o Oriente Médio. Até que, em 1980, a maior parte da produção de alimentos da empresa tinha como destino o exterior.

No mesmo ano, começou a produção do frango em cortes e, em 1990, houve a inauguração de uma unidade para abate de suínos em Patrocínio, com granjas e fábricas de rações.

Produtos Pif Paf Alimentos

A empresa então resolveu ampliar seu portfólio nos anos 2000, entrando no segmento de massas congeladas de pizza, lasanha e pão de queijo, com fábrica em Leopoldina.

Hoje, o portfólio da empresa concentra mais de 350 produtos, entre preparados de carnes e as massas, além dos embutidos.

São produtos como alcatra suína, almôndegas, anéis de cebola, cenoura baby, apresuntado, asinha de frango, aves temperadas, bacalhau, bacon, batata frita congelada. Além disso, também há bebidas de frutas e águas de coco, dentre outros tantos produtos como vários tipos de cortes de carne e massas congeladas.

Pif Paf Alimentos

Ademais, em 2019, a Pif Paf Alimentos anunciou a compra da Fricasa Alimentos, especializada em carne suína e localizada em Santa Catarina. A compra da Fricasa visa justamente o aumento do processamento de suínos.

A sede corporativa da Pif Paf está localizada em Belo Horizonte, com 10 unidades industriais e outras 12 unidades de produção. O trabalho dessas unidades resultam em cerca de 22 mil toneladas de alimentos por mês.

Em Minas Gerais, as unidades ficam nos municípios de Visconde do Rio Branco, Viçosa, Leopoldina, Patrocínio, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha, Paula Cândido e Igaratinga. Já em Goiás, a empresa está em Palmeiras de Goiás e Paraúna.

E, por fim, os centros de distribuição da Pif Paf Alimentos, que estão em Contagem e Araguari (MG), Jandira (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES).

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo