Pimenta jalapeño é variedade originária do México

Inicio » Agricultura » Pimenta jalapeño é variedade originária do México
08/12/2020 Por
Pimenta jalapeño é variedade originária do México

Pimenta jalapenõ é comum em comida tailandesas.  No entanto, o nome pimenta jalapeño vem de uma cidade no México, perto de onde é cultivada com mais frequência: Xalapa, em Veracruz.

Xalapa tem um “jalapa” de ortografia variante que dá uma pista maior sobre a origem do nome pimenta jalapeño. No México, esta, que é a mais famosa de todas as pimentas, tem alguns apelidos diferentes, incluindo chiles gordos, huachinangos e cuaresmeños.

Pimenta jalapeño

O que é pimenta jalapeño?

A pimenta é uma variedade doce de origem mexicana. De fato, no México, mais de 160 quilômetros quadrados de terra ainda são dedicados ao cultivo de jalapeños.

Tipos de pimenta

Mesmo aqueles relativamente novos em relação aos tipos de pimenta conhecem as pimentas jalapeño. No entanto, o mais interessante é a reputação geral que essa pimenta possui. Muitas pessoas pensam no jalapeño como uma pimenta muito picante, mas em termos da escala de Scoville, o jalapeño é apenas leve a moderado.

De fato, é muito baixo comparado aos tipos de pimenta mais picantes do mundo, algumas das quais superam a marca de 1.000.000 SHU na escala de pimenta. Também é muito mais suave do que a pimenta caiena que muitos têm na sua prateleira de especiarias, com cerca de 30.000 a 50.000 SHU.

Mas a maioria desses tipos de pimentas mais quentes nunca chega às prateleiras normais dos supermercados. Lá, a pimenta jalapeño é rei, e sua especiaria é muito mais do que a maioria das coisas que você encontrará lá. Seu sabor marcante também torna a pimenta jalapeño muito versátil na cozinha. Ou seja, ela é perfeita para tudo, desde saladas a pratos recheados.

Quão picantes são as pimentas jalapeño?

A jalapeño é praticamente a quantidade perfeita de calor para quem gosta de picância adocicada, mas não quer desafiar seu paladar para um duelo ardente.

De fato, essa é uma das grandes pimentas culinárias do mundo, encontrada em receitas tailandesas, comidas espanholas e muito mais. Sem dúvida, uma especiaria que conquista paladares e tem grandes fãs em todo o mundo.

Como é a pimenta jalapenho?

A pimenta jalapenho é normalmente colhida (e comida) enquanto ainda é de cor verde e não totalmente madura. Na sua forma verde, os jalapeños tendem a ter um sabor verde e gramado. Além disso, eles também podem até ter uma ligeira amargura ao seu gosto.

No entanto, existem aqueles que preferem uma pimenta jalapeño vermelha totalmente amadurecida. De fato, quando vermelhas, elas perdem o sabor amargo e verde e ganham doçura (e geralmente o calor médio geral).

Afinal de contas, o calor vem da capsaicina encontrada na pimenta, então, a versão vermelha – com mais tempo na vinha – tende a ser mais quente que a verde.

Pimenta jalapeño

Qual pimenta é uma boa substituta para o jalapeño?

O melhor é uma pimenta serrano. O sabor é semelhante, mas sem o mesmo nível de amargor. No entanto, é mais forte: 10.000 a 23.000 SHU.

Pimenta jalapenho em conserva

Esta pimenta é muito versátil, não apenas por causa de seu calor muito comestível, mas também por causa de seu sabor fresco e brilhante. De fato, também é possível usar pimenta jalapenho em conserva.

Afinal de contas, ela funciona tão bem com uma série de legumes frescos. Portanto, em qualquer lugar em que um pimentão ou pimenta seja usado, uma jalapeño pode ser boa escolha. Experimente em saladas, sanduíches e legumes para adicionar um pouco de sabor à refeição.

Benefícios da pimenta jalapeño

Como a maioria das frutas e legumes, os pimentões jalapeño são uma boa fonte de fibras. Além disso, os jalapeños também contêm muita vitamina C e vitamina B6.

A vitamina C é um antioxidante que combate os danos dos radicais livres e mantém a pele saudável e firme, enquanto a vitamina B6 é um nutriente essencial envolvido em mais de 140 reações corporais.

Um dos compostos mais exclusivos dos jalapeños é a capsaicina, um alcalóide que confere à pimenta sua característica picante e é responsável por muitos de seus benefícios à saúde.

De fato, jalapeños são excelentes para dois benefícios em especial. Falaremos mais sobre eles em seguida.

Pimenta jalapeño

Pode promover a perda de peso

Os jalapeños podem ajudar você a perder peso, aumentando seu metabolismo, acelerando a queima de gordura e também reduzindo o apetite.

Vários estudos descobriram que a capsaicina e outros compostos semelhantes chamados capsaicinóides podem aumentar o metabolismo em 4-5% por dia, facilitando potencialmente a perda de peso.

Além de aumentar o metabolismo, os suplementos de capsaicinóide demonstraram reduzir o apetite e a gordura abdominal, de modo que as pessoas comem 50 a 75 menos calorias por dia.

Todos esses fatores ajudam a explicar por que o consumo regular de pimentas está associado a um risco significativamente reduzido de ficar acima do peso ou obeso ao longo do tempo.

Embora essa pesquisa seja promissora, é importante observar que muitos desses estudos investigaram os efeitos da capsaicina ou da pimenta em geral, não apenas dos jalapeños.

Ou seja, a pesquisa sugere que os jalapeños e outras pimentas picantes podem promover a perda de peso, aumentando o metabolismo, acelerando a queima de gordura e reduzindo o apetite.

Pode combater o câncer

Estudos de laboratório mostraram que a capsaicina possui fortes propriedades anticâncer e é capaz de matar mais de 40 tipos de células cancerígenas sem danificar as células normais. Afinal de contas, a capsaicina combate o câncer parando o crescimento e a divisão de células cancerígenas.

Ela também trabalha retardando a formação de novos vasos sanguíneos ao redor de tumores de câncer. Isto é, impedindo que o câncer se espalhe para outras áreas do corpo.

No entanto, estudos em humanos não replicaram os benefícios anticâncer encontrados em estudos de laboratório. De fato, vários estudos em humanos descobriram que comer regularmente pimentas está associado a um menor risco de câncer.

No entanto, parece também que a dosagem é importante. Enquanto doses altas de capsaicina parecem retardar a propagação do câncer, doses baixas podem incentivar a propagação.

Assim sendo, mais estudos são necessários para determinar como a capsaicina e a pimenta jalapeño influenciam o risco de câncer em humanos. Portanto, vale a pena ficar de olho no assunto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo