Pimentão amarelo tem grande quantidade de vitamina A

Inicio » Agricultura » Pimentão amarelo tem grande quantidade de vitamina A
01/11/2020 Por
Pimentão amarelo tem grande quantidade de vitamina A

O pimentão amarelo possui sabor levemente adocicado. Muito utilizado em diversos tipos de culinárias, o pimentão amarelo é plantado de março a maio e pode ser produzido por até 12 meses.

Além disso, o pimentão amarelo pode ser utilizado na culinária como prato principal, bem como pode ser utilizado para saladas, molhos e uma diversidade de acompanhamentos. Por isso possui uma enorme quantidade de fãs.

Pimentão amarelo

O que é pimentão amarelo?

Pimentão amarelo é uma hortaliça-fruto, sendo muito rico em vitamina A e C. Por isso, um dos grandes benefícios ao organismo é a redução de chances de anemia quando a pessoa faz uso regulamente desse alimento. O consumo dele também oferece muitos outros benefícios, por isso é sempre bom incluir o pimentão no preparo de várias refeições.

Ademais, o pimentão amarelo possui um sabor que um pouco mais adocicado que os outros tipos de pimentão, o que pode resultar em um sabor diferenciado e muito característico do fruto.

Além disso, o pimentão é rico em fibras, o que faz muito bem ao sistema digestório. E isso não é só vantagem do pimentão amarelo, pois todos os outros também possuem essa característica.

Outros nutrientes que esse alimento possui são o cálcio, fósforo e ferro. Dessa forma, previne osteoporose, ajuda a metabolizar carboidrato e evita anemia.

Outrossim, por ser um grande possuidor de vitamina C, o pimentão amarelo é um poderoso antioxidante e auxilia na capacidade que o organismo tem de absorver ferro.

Dessa forma, a utilização de pimentão é muito benéfica à saúde e causa diversos efeitos positivos ao organismo. Porém, não só o amarelo, como todos os tipos possuem suas vantagens.

Tipos de pimentão

O pimentão possui algumas espécies e colorações diferentes, sendo que cada um possui propriedades típicas da espécie e suas características.

Veja os tipos de pimentão:

  • Pimentão amarelo;
  • Vermelho;
  • Pimentão verde;
  • Roxo;
  • Pimentão branco.

Além da coloração que muda, os formatos também podem variar, sendo mais comum encontrar os pimentões em formato retangular, quadrado e cônico.

Os tipos mais fáceis de serem encontrados são o pimentão amarelo, verde e vermelho. E uma grande curiosidade é que as demais colorações não são outras espécies de pimentão.

O que acontece é que esses pimentões de cor laranja, roxo e branco foram colhidos em épocas diferentes dos demais, por isso apresentam essa diferença de coloração.

Ademais, não é muito fácil encontrar pimentões nessas colorações, pois a maioria dos produtores colhe a hortaliça-fruto mais ou menos no mesmo período.

Pimentão amarelo

Receitas com pimentão amarelo

Há várias receitas com pimentão amarelo, inclusive você pode escolher se quer que o pimentão seja a atração principal do prato ou se prefere que ele seja utilizado somente para temperar.

Panelinha de pimentão

Uma das receitas mais fáceis e saborosas com utilização de pimentão amarelo é a panelinha de pimentão. Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 1 pimentão amarelo, 1 vermelho e 1 verde;
  • 1 xícara de chá de arroz;
  • 6 ovos;
  • 1 cenoura;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite;
  • Meia cebola;
  • Tempero e sol a gosto.

Preparo

Para o preparo, antes de mais nada, aqueça o forno em uma temperatura de aproximadamente 200 °C.

Pique a cebola e a cenoura em cubinhos e depois coloque duas xícaras de água para esquentar em fogo baixo.

Além disso, aqueça o azeite ou óleo em uma panela de tamanho médio e deixe a cebola refogar por cerca de 2 minutos até murchar, preferencialmente em fogo baixo. Tempere a gosto e misture a cenoura.

Ademais, acrescente o arroz e pegue a água que já aqueceu na panela anterior, regando o arroz com 2 xícaras dessa água. Acerte o sal e deixe cozinhar.

Para a preparação dos pimentões, lave e corte ao meio, obedecendo o sentido de comprimento.

É importante retirar as sementes e a película branca que há em cada uma das metades. Não retire o cabinho, pois ele oferece um diferencial no momento da apresentação do prato.

Além disso, coloco os pimentões em uma assadeira, tempere a gosto e coloque no forno já aquecido, deixando assar por cerca de 10 mim ou até amolecer.

Depois de assado e do arroz cozido, basta rechear os pimentões com o arroz. Depois de recheado, pegue uma colher de sopa e com as costas da colher crie um pequeno espaço no centro do arroz, será onde você ir colocar o ovo.

Agora, no espaço que você criou, quebre o ovo e volte ao forno para assar por volta de 15 minutos. Pronto, agora é só saborear.

Pimentão amarelo refogado

Outra opção em que o pimentão é o grande astro da receita é o refogado. Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 3 pimentões amarelos;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite;
  • Sal e salsa a gosto.

Pimentão amarelo

Preparo

Retire as sementes dos pimentões e corte em tiras estreitas. Depois, coloque para dourar o alho e a cebola no azeite.

Depois que dourar, acrescente o pimentão, sal e mexa. Além disso, o cozimento é ideal de ser feito em fogo baixo e você vai observar que o pimentão vai soltando um pouco de caldo.

No entanto, se precisar, acrescente um pouco de água para evitar que queime. Ademais, deixe a panela tampada para cozinhar por igual e só mexa às vezes.

Ademais, o tempo de cozimento depende da textura que você deseja, por isso pode ir experimentando até que o ponto esteja em seu gosto.

Versatilidade do pimentão amarelo

O pimentão amarelo pode ser utilizado em uma série de opções de receitas, também como forma de tempero. Ademais, para isso, você pode utilizar ele picado em refogados de carne, sopas e todos os tipos de receitas.

Dessa forma, ele pode ser um grande aliado em sua cozinha, sendo que o preço do pimentão amarelo varia de local para local, mas pode ser encontrado na faixa de R$16,00 o kg.

Assim, o pimentão amarelo e os demais tipos, além de trazer cor ao seu prato, oferece um sabor característico e textura diferenciada nas receitas em que faz parte, sendo ótima opção desde entradas, até o prato principal e como condimento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo