Planta moreia, da família das herbáceas, tem pequeno porte

Inicio » Agricultura » Planta moreia, da família das herbáceas, tem pequeno porte
30/10/2020 Por
Planta moreia, da família das herbáceas, tem pequeno porte

A planta moreia tem origem na África do Sul. Também conhecida por moreia bicolor, dietes bicolor ou dietes, a planta moreia é muito escolhida para paisagismo, pois pode ser colocada em vários locais e tem folhas muito ornamentais.

Ademais, a planta moreia também dá flores, o que deixa o ambiente ainda mais enfeitados e bonitos com a presença dessa planta.

moreia

O que é planta moreia?

Planta moreia é uma planta de estatura pequena que tem a África do Sul como origem. Por ter uma estatura que não passe de 50 centímetros, ela é muito utilizada em apartamentos e locais menores, além de ambientes externos.

Além disso, essa planta não tem um cultivo muito difícil, o que é mais um grande ponto positivo dela.

Para que a moreia tenha um pleno desenvolvimento os cuidados no cultivo se referem ao solo. O recomendado é a utilização de materiais que sejam orgânicos, pois assim o crescimento da planta é potencializado.

Cores de planta moreia

A dietes pode ser encontrada em várias cores, o que torna fácil combinar cores e criar ambientes coloridos.

A planta moreia branca é uma das mais utilizadas, pois é fácil de ornar com diferentes outras plantas e colorações.

Além disso, também existe a moreia azul e a moreia amarela. Dessa forma, a dietes bicolor é uma excelente opção para criar combinações e explorar a imaginação na hora de compor um paisagismo com essa planta.

Características da planta moreia

As inflorações da planta moreia branca, moreia azul ou moreia amarela crescem eretas, ramificadas e curtas. Ademais, esse tipo de planta tem várias informações durante o ano e quando florescem é possível ver a cor com manchas conformo a coloração de cada tipo.

Ademais, uma dica importante para que a moreia possa florescer em abundância é receber sol. Por isso, o indicado é que ela fique em contato direto com a luz solar.

Além disso, as folhas oferecem uma ótima capacidade de ornamentação, pois são verde-escuras, planas e rijas. O conjunto forma uma touceira e são bem volumosas, o que auxilia ainda mais na composição do ambiente.

Se preferir colocar a planta em um local com meio sol, é possível. No entanto, nesse caso ela vai florescer menos do que se estiver em no sol todo o tempo.

Outra característica da planta moreia azul, moreia branca ou da planta moreia amarela é a resistência mesmo em temperaturas baixas do inverno.

Com isso, é possível ter a planta em praticamente todas as regiões do país e em todas as épocas do ano, sem que ela seja prejudicada.

moreia

Cuidados com a planta moreia

Além da terra precisar ser composta por componentes orgânicos, a drenagem precisa ser boa para que ela se desenvolva em plena capacidade.

Além disso, a irrigação desse tipo de planta é feita periodicamente. Portanto, é preciso prestar atenção na planta e fornecer água com frequência.

Ademais, em relação à poda da moreia branca ou de qualquer outra cor, é preciso ter um cuidado.

Muitas vezes as pessoas podam de forma errada, o que prejudica a planta. A forma correta de podar é na base das folhas, na parte onde nascem. Não se poda a moreia no meio.

Além disso, quando podada errada, além de prejudicar a planta, o visual fica comprometido e perde a grandiosidade da beleza da moreia.

Na parte de adubação, o ideal é você adubar a planta 3 vezes no ano e utilizar adubação para folhagem caso ela seja cultivada podada. Caso contrário, o ideal é utilizar adubação específica para que seja estimulada a floração quando estiver começando a primavera e o verão.

Ademais, se você quer multiplicar essa planta, não é difícil. Para isso, basta que você divida a touceira. Mas sempre é preciso ter cuidado para que os rizomas permaneçam intactos. Fazendo isso, você vai ver que a planta pega muito fácil.

Além disso, outro cuidado que a planta necessita é de renovação. Esse processo pode ocorrer a cada 2 ou 3 anos e consiste na plantação de mudas novas no canteiro. Com isso, as plantas estarão sempre bonitas e bem florescidas.

Moreia branca

A planta moreia branca precisa de um cuidado um pouco diferente em relação à amarela e planta moreia azul. A moreia branca requer maiores quantidades de compostos orgânicos no solo. Assim ela consegue se desenvolver melhor.

Além disso, com esse detalhe, a planta adquire capacidade de maior proteção contra insetos e até em condições climáticas diversas.

moreia

Planta moreia no paisagismo

Conforme todas as características mencionadas até aqui, esse tipo de planta é muito fácil de compor uma boa ornamentação e conta com ótima versatilidade.

Ademais, como os cuidados necessários que são complicados e com o fato de que a planta é bem resistente, ela é uma das principais opções utilizadas em projetos de paisagismo por todos os locais do país e em projetos de diferentes conceitos.

Dentro disso, uma das dicas de utilização em paisagismo é plantar em espaços maciços grandes, até mesmo em jardineiras. Nesse caso, é preciso que haja boa profundidade, em torno de 40cm, e uma boa largura para que ocorra pleno desenvolvimento.

Além disso, com bordadura essa planta também fica excelente.

Essa planta é considerada sempre uma ótima opção para uma grande variedade de locais, desde ornamentação ao redor de casas, até canteiros em condomínios.

E isso é graças ao formato cheio de suas folhas e da característica do crescimento vertical ser limitado em torno de 50cm. Com isso, ela não atrapalha o local mesmo que já esteja em fase adulta.

Ademais, a coloração das folhas, por si só, já fornece um charme e uma elegância diferencia ao local em que ocorre a plantação.

No entanto, quando as flores aparecem, a planta ainda oferece um diferenciado ainda maior, proporcionando coloração e mais vida ao jardim.

Dessa forma, a planta moreia é uma ótima escolha independentemente de onde você deseja plantar ou do espaço que há disponível. Ela pode se adaptar em qualquer local, de preferência ensolarado para que ela oferece a beleza de suas flores em abundância, que é uma das características mais bonitas e apreciadas que essa planta possui.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo