Plantel é nome dado a um grupo de animais de boa raça

Inicio » Agronegócio » Plantel é nome dado a um grupo de animais de boa raça
01/11/2020 Por
Plantel é nome dado a um grupo de animais de boa raça

Os animais de plantel são ótimos reprodutores. Vários tipos de animais podem ter um plantel, desde que sejam animais de boa qualidade.

Além disso, normalmente os animais do plantel são os definidos para reprodução, pois são considerados os melhores dentro da raça.

Plantel

O que é plantel?

Plantel é uma espécie de grupo, como se fosse o coletivo para o conjunto de animais de determinada espécie.

No entanto, diferentemente da definição ampla que o coletivo possui, como a definição de matilha que quer dizer o conjunto de lobos, no grupo seleto somente os melhores animais daquela espécie é que fazem parte.

Assim, é preciso fazer essa separação entre os animais da mesma raça.

Ademais, o significado de plantel é muitas vezes relacionado com a qualidade da reprodução do animal, pois todos os animais dentro do plantel são excelentes reprodutores.

Tipos de plantel

Há vários tipos de plantel, pois, como mencionado, esse nome não é dado somente a uma espécie de animal.

Assim, você pode encontrar plantel de aves, plantel bovino, plantel de cavalos e plantel de gado.

Importância do plantel

Uma das grandes importâncias de existir o plantel nas espécies de animais é para garantir que a reprodução ocorra entre animais de excelente qualidade.

Isso evita uma série de problemas com a qualidade das crias e, consequentemente, com a qualidade da criação em geral.

Além disso, quando fazendeiros e criadores de gados, cavalos e outros animais querem comprar animais de qualidade, os planteis de animais selecionados auxilia muito.

Para escolher, o fazendeiro pode identificar os locais onde vendem planteis de gado e ir diretamente ao local. Dessa forma, ele vai conseguir encontrar gados que vão responder todas as expectativas.

Além disso, existem associações e produtores especializados em gado, cavalo e outros animais. E com essa classificação de grupo selecionado, existe uma forma de classificar os melhores criadores.

Inclusive existem competições e classificações nacionais de criadores de animais, onde existe classificação quanto ao tamanho do plantel, tipo e características.

Outrossim, você já sabe que existe esse grupo de vários tipos de animais, mas dentro do tipo do animal ainda existe uma subdivisão para as raças.

Sendo assim, é possível que você encontre um plantel de cavalos da raça quarto de milha, por exemplo.

Isso que dizer que o grupo de animais pode ser bem específico e selecionado, o que é uma característica essencial para que a qualidade dos animais possa ser atestada e de fato causar resultados.

Isto porque, se acabar sendo muito abrangente e diversificar, deixa de lado o intuito do grupo ser tão seleto e restrito que é montar um grupo muito bem selecionado dos melhores animais da espécie e da raça para que produzam os melhores filhotes.

Plantel

Segurança do plantel

Ademais, outra importância do plantel é a segurança que os criadores têm nos animais. Falando em cavalos, os cavalos de grupo restrito são muito mais fortes, robustos e resistentes. Além disso, costumam ser mais dóceis e mansos para permitir a montaria.

Com isso, muitas pessoas acabam tendo preferência por montar esse tipo de animal, pois o risco é muito menor.

Os próprios criadores possuem essa consciência de que os animais de planteis são muito mais domados e mansos, além de não terem como negar que são os melhores dentro da raça.

E isso não quer dizer que os demais são desconsiderados ou esquecidos. Acontece que para muitos tipos de atividades, é preciso a participação dos melhores animais.

Em competições, por exemplo, se o animal não for devidamente preparado para isso e não tiver condições físicas que possibilitem a vitória, não vai adiantar fazer com que ele participe da competição, pois não será o vencedor.

Por isso e muitas outras questões de qualidade da raça é que o plantel faz diferença em muitos aspectos.

Riscos da ausência de plantel

Se o plantel não existisse ou os criadores não tivessem o cuidado de definir esses grupos com cuidado e grande exigência, é possível que a qualidade da raça como um todo fosse prejudicado.

Isso aconteceria pois não existiria divisão entre os melhores animais, de modo que a procriação não fosse seletiva.

Assim, o resultado das crias seria de melhor qualidade, o que poderia comprometer, a longo prazo, a qualidade e pureza da raça como um todo.

Dessa forma, mantê-lo é importante e faz com que os animais sigam em uma crescente de qualidade em todas as características.

Plantel

Diferenciais dos animais de plantel

Um plantel de cavalos, por exemplo, conta com animais diferenciados em todos os sentidos. Desde o tratamento até a forma física dos animais são diferentes em relação aos animais comuns.

Os cavalos de um dos maiores planteis do país recebem atendimento exclusivo, banhos pelo menos duas vezes na semana e cuidados com alimentação, veterinários e tudo o que for preciso para manter os cavalos no mais alto nível

Com isso, os animais são preparados para serem os melhores em uma série de questões. As competições são uma delas, pois os cavalos de plantel têm muito mais chance e capacidade para ganhar competições do que valor de fora do grupo seleto.

Assim, todo o investimento que é realizado em um desses grupos onde só animais selecionados fazem parte, mais cedo ou mais tarde, reverte em benefícios ao criador.

Além disso, dentro do plantem também existem os animais que mais se destacam. Sendo assim, são os escolhidos para as tarefas mais importantes a que a criação se destina.

Como criar um plantel?

Quem deseja começar a criação de um plantel, seja de cavalo, gado ou outro animal, precisa entender que não é necessário que vários animais sejam adquiridos.

Até porque, o investimento feito para adquirir esses animais pode ser bastante alto, mesmo considerando os resultados que eles podem oferecer.

Então, muitos planteis começam por poucas unidades. E o crescimento ocorre gradativamente, sempre cuidando para ter os melhores resultados.

Dessa forma, o plantel é um grupo bem seleto de animais e que para ser formatado pode levar um tempo. No entanto, conforme vai ganhando espaço, se torna um excelente investimento e rende frutos vantajosos.

Tags:

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo