Pluvial é o nome dado à água proveniente das chuvas

Inicio » Meio Ambiente » Pluvial é o nome dado à água proveniente das chuvas
12/10/2020 Por
Pluvial é o nome dado à água proveniente das chuvas

O cuidado indevido com a água pluvial pode resultar em transtornos desnecessários e de difícil correção. É muito importante entender de onde vem e qual a finalidade da água pluvial, afinal, o bom condicionamento e cuidado com a mesma garante uma melhora significativa do convívio alheio para com a água.

Além disso, pluvial também é muito confundido com fluvial e é importante que a diferença entre as duas seja entendida de forma clara, a fim de saber diferenciar cada uma delas e também o seu significado. Justamente por isso, nesse artigo explicaremos a diferença entre ambas e, dessa forma, será possível saber como manusear cada uma delas da melhor maneira.

Pluvial

O que é pluvial?

Pluvial é a água que provém diretamente das chuvas. A pluvial é sempre coletada por todos os sistemas de saneamento básico, que são conhecidos também como as galerias de águas pluviais, de esgotos pluviais ou galeria pluvial, para um melhor entendimento.

Além disso, para entender o que é pluvial e seu significado, basta lembrar do céu e das chuvas e perceber que elas não são as mesmas que as águas que são derivadas de rios, mas sim de fenômenos naturais e, somente após isso, vão para o saneamento básico para que sejam tratadas de forma correta.

Diferença entre pluvial e fluvial

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é nem um pouco difícil entender a diferença entre pluvial e fluvial.

Água pluvial: a água pluvial é toda água que vem das chuvas, ou seja, provinda das chuvas. Com isso, toda água pluvial sempre será coletada por sistemas urbanos de saneamento básico, as tão conhecidas galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais.

Esses, por sua vez, podem ter tubulações próprias e que precisam de manutenção e cuidado constante para que não ocorra entupimento e demais problemas que podem acarretar sérias consequências para a sociedade.

Água fluvial: o termo de águas fluviais é muito comum e muito lembrado por conta das bacias hidrográficas e de todos os transportes que são realizados nos rios. Logo, o fluvial sempre será algo que se refere aos rios, que é próprio dos rios ou que vive nos rios.

Da mesma forma que a água pluvial, sempre há profissionais de olho no nivelamento das águas, o quanto elas sobem em épocas de chuva, como está sua acidez, etc. Afinal, é importante manter o nível sempre em um padrão considerado “normal”, a fim de evitar acidentes e demais transtornos.

Os dois tipos de água devem ser sempre monitorados, pois o desleixo para com os mesmos pode resultar em disseminação de doenças, entupimento, mau cheiro, ratos e diversos outros problemas que, com os profissionais corretos e capacitados, podem ser facilmente evitados.

Pluvial

Drenagem pluvial

A drenagem pluvial deve ocorrer de maneira profissional e muito bem monitorada, a fim de garantir que exista todo um sistema em bom funcionamento para receber a água decorrente das chuvas. Afinal, a partir do momento em que há excesso de água, pode ocorrer uma debilidade no sistema de escoamento pluvial e esgoto.

Isso, logicamente, significa um estado preocupante. Afinal, pode ocorrer a disseminação de doenças e muitas residências podem ser afetadas gravemente com todo o problema derivado da drenagem. Quando isso ocorre, é necessário buscar a ajuda de um profissional capacitado para que o problema seja solucionado e resolvido de forma definitiva.

Com relação à fluvial, que é a água que corresponde ao volume dos rios durante o ano, também é necessário ter extrema atenção por parte dos profissionais. Afinal, podem ocorrer sérios alagamentos e, da mesma forma que a pluvial, essa água pode afetar e causar danos às moradias, bocas de lobo, entre outras coisas.

Problemas de águas pluviais

Não é de hoje que as tecnologias surgem de forma avassaladora e imensamente rápida, além disso, com ela vem uma grande globalização e urbanização, beirando um índice de 80%. Isso significa que há um altíssimo nível de pessoas vivendo em cidades e trazendo consigo diversos problemas que devem ser corrigidos.

A urbanização trouxe uma grande resolução para os problemas relacionados à água pluvial. Afinal, a mesma diminui de forma considerável a infiltração desse tipo de água no solo. Isso ocorre pois os asfaltos, o concreto, lajota, pisos em geral, calçadas, casas, edifícios, etc, contribuem para que a terra sugue a água enquanto as construções, que possuem alto índice de modernidade, se tornam impermeáveis.

Porém, ainda há certas características que devem ser altamente cuidadas para que não ocorram novamente inundações e transmissões de doenças. O aumento do lixo ainda é um grande problema na sociedade humana. Muitas vezes, por pura preguiça, uma pessoa resolve jogar o lixo onde não deveria, somente por achar “difícil” ou “trabalhoso demais” se deslocar até a lixeira.

Isso, sem dúvidas, agrega uma série de problemas que são extremamente prejudiciais. Tanto para as redes destinadas às águas pluviais, quanto para as pessoas em si. Assim fica muito mais fácil disseminar sujeira, doença, entupimento e outros problemas.

Pluvial

Desmatamento x pluvial

O aumento da temperatura causado pelo desmatamento e falta de cuidado do ser humano também pode alterar no bom funcionamento. Todas essas características geram uma série de problemas que podem ser considerados extremamente perigosos. Isto, é claro, tanto para as grandes cidades quanto para a sociedade que habita em cada uma delas.

Por isso, é sempre importante que cada um faça sua parte de modo consciente, a fim de evitar que problemas maiores possam surgir. Porém, em caso de algo ocorrer, é importante remediar da forma mais ágil possível, entrando em contato com profissionais qualificados. É sempre importante observar se há ruídos excessivos, ralos e pias entupidos, vasos sanitários entupidos e outras coisas.

Nesses momentos, ao menor sinal de qualquer um desses indícios, é importante tomar as medidas necessárias. Dessa forma, pode-se evitar que algo de pior possa acontecer. Dessa forma, é possível realizar limpezas gerais, desentupimentos, hidro jateamento, entre outros.

É muito importante que todas as pessoas estejam atentas à questão pluvial, mesmo que não morem no local. Afinal, muitas vezes, um problema em determinada região pode refletir em outras e causar um transtorno geral em uma cidade inteira.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo