Porangaba é uma planta sul-americana famosa por atuar como diurético

Inicio » Agricultura » Porangaba é uma planta sul-americana famosa por atuar como diurético
29/05/2020 Por
Porangaba é uma planta sul-americana famosa por atuar como diurético

A porangaba é uma planta típica do Brasil e pode ser encontrada na Bahia, no Acre, em Goiás e em Minas Gerais

Chamada por muitos nomes, porém, mais conhecida como porangaba, essa planta é motivo de grande procura pelo consumidor interno, pois tem fama de ajudar na perda de peso. Não é raro encontrar suplementos e medicações em cápsulas que destaquem conter em suas fórmulas o uso de porangaba.

Mas além de auxiliar em dietas para perda de peso, a porangaba também é requisitada para ser posta à mesa junto de pães, bolos e bolachas. Isto se deve por seus frutos vermelhos conterem cafeína. Por esse motivo, é conhecida também como café do mato ou cafezinho do mato, pois pode substituir o café tradicional.

porangaba

O que é porangaba?

Porangaba é uma planta nativa do Brasil, de nome científico Cordia salicifolia, e é da família botânica Boraginaceae.

Além de café do mato e cafezinho do mato, é conhecida por outros nomes:

  • chá de bugre;
  • chá de frade;
  • e chá de negra mina.

É uma pequena árvore que chega a medir de 8 a 12 metros de altura e 30 a 40 cm de diâmetro de tronco. É nativa de terras brasileiras, sendo usada pelos povos indígenas que aqui habitavam antes do período colonial. Por esse motivo, um dos nomes pelo qual a porangaba é conhecida é “chá de bugre”.

A variedade de nomes está relacionada às condições de seu cultivo.

É adaptável em diferentes tipos de solo e é resistente a altas temperaturas. Por isso, se espalhou e se reproduziu facilmente ao longo do território nacional, principalmente no Nordeste brasileiro.

Tamanha diversidade de lugares que se encontra a tornou passível de diferentes nomeações conforme a cultura local.

Essa amplitude é um dos motivos de sua popularidade, mas claro que não explica inteiramente a sua fama. Afinal, não basta apenas estar presente em vários lugares, é preciso apresentar atrativos. E atrativos não faltam na porangaba.

Para que serve a porangaba?

Para responder à pergunta “para que serve a porangaba?”, devemos inicialmente recorrer à sua maior fama: o auxílio à perda de peso.

Esse é motivo de seu chá ser muito requisitado, assim como os remédios, suplementos e produtos que apresentam traços da erva na fórmula.

Mas será que essa fama tem fundamento? Será que a porangaba realmente ajuda a emagrecer? Trataremos desse assunto com mais detalhes daqui a pouco.

Antes, vale destacar o que é líquido e certo: a porangaba é diurética, energética, cardiotônica e há indícios que serve para tratar uma infecção bem incômoda.

Essas informações não foram tão esclarecedoras como gostaria? Não se preocupe, pois esmiuçaremos esses benefícios abaixo.

Está curioso sobre a questão do emagrecimento? Veja a resposta a seguir.

porangaba

Porangaba emagrece?

Essa planta nativa do Brasil faz jus à sua fama de ser emagrecedora? Porangaba emagrece?

Pelo que já se estudou sobre os componentes que formam a erva e seus efeitos no organismo humano, é possível afirmar que a porangaba exerce um papel relevante no processo de emagrecimento. Contudo, é preciso ter pés no chão, pois nenhuma planta faz milagre.

Por ser uma erva diurética, age diretamente nos rins, estimulando maior perda de urina e, consequentemente, de impurezas no corpo.

Acredita-se que a porangaba seja capaz, com essa ação, de evitar ou reduzir depósitos de gorduras nas artérias.

Mas um efeito que não se coloca em dúvida ao consumir porangaba é o da erva ser capaz de estimular a sensação de saciedade. Essa sensação é a de sentir o corpo bem nutrido, mesmo consumindo carga menor do que a habitual de calorias.

Isso é possível porque a infusão de folhas da planta, ao ter contato com o suco gástrico, forma uma espécie de gel que acaba se dilatando. Essa dilatação provoca a sensação de estufamento, de estômago cheio, inibindo a ingestão de mais calorias durante período prolongado.

Ou seja, a planta auxilia, mas não resolve o problema por si só.

Dieta, exercícios e um chá da erva porangaba

A erva porangaba só será útil para perda de peso se for usada como um complemento à dieta e rotina de exercícios físicos, pois somente a combinação dessas atividades rende resultados práticos quanto ao peso na balança.

Como exposto mais cedo, existem várias formas de consumo dessa erva para a finalidade de emagrecer: suplementos, medicações, misturas com guaraná e chá-verde. Contudo, a forma mais difundida, natural e prática de seu consumo é via infusão de suas folhas, ou seja, o chá.

Apresentaremos a receita para fazer o chá logo após detalharmos os benefícios da porangaba.

Benefícios da porangaba

A planta porangaba é constituída por potássio, alantoína e cafeína.

Essas propriedades costumam agir no organismo humano de modo a proporcionar benefícios à saúde. Vamos conhecer quais são esses benefícios.

Efeito diurético

As substâncias listadas como presentes na porangaba têm efeito direto nos rins, estimulando o trato urinário para expelir mais urina. Essa ação tem como consequência maior descarte de toxinas nocivas ao corpo.

É ótimo para evitar a concentração de ácido úrico, uma das causas para o desenvolvimento de cálculo renal, por exemplo, bem como aliviar os sintomas de infecção urinária e inchaço no corpo devido à retenção de líquido.

porangaba

Efeito cardiotônico

A porangaba tem efeito cardiotônico. Sim, esse palavrão tem relação com o coração, com o sistema cardíaco. O termo significa que a erva é um estimulante da circulação sanguínea, capaz de melhorar funções cardiovasculares.

Combate o herpes

Pesquisas já foram realizadas usando o chá de porangaba para tratar de alguns vírus como o Herpes. Descobriu-se que as propriedades da erva reduzem em até 33% a ocorrência do tipo mais fraco de Herpes, a Herpes Tipo I.

O chá de porangaba

Para fazer o chá de porangaba, siga essas instruções:

  1. Pique as folhas da planta;
  2. Aqueça um litro de água;
  3. Aguarde ferver para desligar o fogão;
  4. Coloque três colheres das folhas picadas;
  5. Tampe a panela;
  6. Deixe a mistura descansar por 15 minutos;
  7. Passado o período, coe o chá e depois sirva.

Recomendações

Depois de feito, o chá pode ser consumido tanto frio como quente.

É contra indicado para pessoas que sofram com os efeitos da cafeína, pois o mesmo chega a substituir o café por ser rico nessa substância.

Pessoas com problema de pressão arterial não devem apostar no consumo, pois a bebida é um forte estimulante.

Hidrate-se bem durante o consumo, pois o efeito diurético do chá de porangaba pode prejudicar o equilíbrio do organismo se não houver esse cuidado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo