Queijo de cabra é menos calórico que o queijo de vaca

Inicio » Agronegócio » Queijo de cabra é menos calórico que o queijo de vaca
17/08/2020 Por
Queijo de cabra é menos calórico que o queijo de vaca

Com a busca crescente por uma alimentação mais saudável, atualmente a busca por hábitos e ingredientes alternativos está aumentando significativamente. Da mesma forma acontece com o queijo de cabra.

A busca por hábitos alimentares mais saudáveis está dando ênfase ao queijo de cabra, visto que esse produto possui propriedades benéficas, como a facilidade de digestão. Isso faz com que a absorção de nutrientes seja mais fácil se comparada com os alimentos de origem bovina.

Queijo de cabra

O que é queijo de cabra?

Queijo de cabra é um tipo de queijo feito com o leite da cabra. Ao contrário da maioria dos queijos que são produzidos com leite de vaca, esse produto possui propriedades específicas que o colocam em uma posição de destaque no mercado nacional.

O leite de cabra é rico em proteínas e gorduras, e é mais facilmente digerido e absorvido pelo organismo do que o leite de vaca. Por consequência, ele também se torna uma alternativa muito mais leve e saudável.

Além disso, no leite da vaca é encontrada a proteína alphaS1-caseína em maior quantidade do que no leite da cabra. Essa proteína pode causar alergias, e por conta disso o leite da cabra se torna mais saudável, sem contar o fato de ser mais facilmente digerido pelo organismo humano.

Por conta disso, o queijo de leite de cabra é indicado para a alimentação de pessoas idosas ou até mesmo de pessoas que estão em processo de recuperação de algum tratamento. Isso faz com que a busca pelo queijo de cabra artesanal ou até mesmo industrializado seja maior.

Para melhor compreender como é esse tipo de queijo, veja alguns dos diferentes tipos de queijo de cabra:

  • Boursin;
  • Cablanca;
  • Chèvre.

Além desses tipos citados anteriormente, também há outros tipos como o queijo de cabra italiano, entre outros, sendo mistos (leite de cabra e vaca) ou puros.

Benefícios do queijo de cabra

Entre os benefícios do queijo de cabra podemos citar, conforme já mencionado, a sua facilidade de digestão. O sistema digestivo consegue absorver e digerir mais facilmente o queijo de cabra do que o queijo de vaca.

Além disso, esse queijo pode ajudar na prevenção do câncer e também auxiliar uma melhor circulação sanguínea. Isso porque possui um índice menor de sódio e é rico em proteínas, vitaminas e minerais.

Da mesma forma, o queijo de cabra possui um volume de lactose mais baixo que o queijo tradicional de vaca, e isso faz com que o intolerante a lactose sofra menos ao ingerir esse produto. O índice biológico e o cálcio são igualmente maiores quando comparados com queijo de vaca.

O nível de potássio também é superior se comparado com o de origem bovina, e por conta disso também beneficia o coração, reduzindo os riscos de hipertensão e também de aterosclerose.

Justamente pelo menor índice de calorias, o queijo de cabra engorda menos em uma comparação com o mesmo produto feito de leite de vaca. Evidentemente, nem por isso, deve ser consumido em excesso, mas certamente ele é mais leve e mais saudável que o bovino.

O queijo de cabra curado normalmente possui maior firmeza e consistência, sendo que perde boa parte da sua umidade forma uma espécie de casca, normal em todo tipo de produto desse tipo que é curado. Do mesmo modo, o queijo curado pode formar algum fungo em sua superfície, o que é natural.

Queijo de cabra

  • Queijo de cabra Boursin

O queijo de cabra boursin é um tipo de queijo originário da Normandia. Esse queijo carrega o nome do seu inventor, o francês François Boursin. Esse é um dos queijos de cabra de maior popularidade em território nacional.

Existem também os queijos boursin produzidos com leite de vaca. No entanto, o originário da cabra possui todas as qualidades que o diferenciam, como maior leveza para digestão, menor índice de gorduras e até mesmo menos sódio.

Esse queijo possui uma textura mole e cremosa de coloração branca. Seu sabor é amanteigado e suave, sendo inconfundível entre os amantes de queijos. Da mesma forma, esse queijo se destaca para uso em recheios diversos que vão desde pizzas até massas.

O preço de mercado desse produto gira em torno de 140 reais por quilo, normalmente encontrado em embalagens de 250 gramas.

  • Queijo de cabra Cablanca

O queijo de cabra cablanca possui origem holandesa e possui igualmente uma posição de destaque no mercado nacional e mundial. Possui um sabor leve e cremoso, se destacando por ser um dos mais suaves queijos de leite de cabra.

Assim sendo, o cablanca pode ser consumido de diferentes formas, seja puro ou como acompanhamento de massas e saladas. Pode ser harmonizado com diferentes vinhos e cervejas, com destaque para o vinho tinto pinot noir.

O quilo desse queijo pode variar em torno dos 220 reais, por se tratar de um queijo importado de altíssima qualidade. Da mesma forma, o cablanca é rico em vitaminas como a vitamina A, B e D, além de ser rica fonte de cálcio e diversos outros minerais.

Queijo de cabra

  • Queijo de cabra Chèvre

O queijo de cabra chèvre é um tipo de queijo de origem francesa que possui uma textura altamente macia e mole, podendo esfarelar-se quando passado em alguma superfície. Assim sendo, possui um sabor levemente salgado e bem marcante.

Pode ser encontrado para venda em uma espécie de conserva, sendo colocado no azeite de oliva com especiarias como pimenta e orégano. Desse modo, possui formato de bolinhas em sua embalagem de vidro, com condimentos que incrementam ainda mais o seu sabor.

Na forma original, o produto é aredondado e possui uma casca branca, assim como o seu interior. É igualmente uma ótima opção saborosa para uma dieta altamente saudável e baseada em alimentos nutritivos e balanceados. O preço em média desse produto é encontrado por 200 reais ao quilo.

Dessa forma, é possível ver que o queijo de cabra possui diversas variedades no mercado e possui também muitos benefícios para a saúde. Para quem busca uma deita mais saudável ou até mesmo para um idoso ou paciente em recuperação de longo tratamento, essa é uma das melhores opções.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo