Queijo minas frescal é rico em gorduras e origina do leite bovino

Inicio » Agronegócio » Queijo minas frescal é rico em gorduras e origina do leite bovino
17/08/2020 Por
Queijo minas frescal é rico em gorduras e origina do leite bovino

Sendo um queijo fresco e com alto volume de umidade, o queijo minas frescal é produzido com o leite da vaca e possui uma consistência baixa e mole. Da mesma forma, esse queijo possui coloração branca e sua massa é caracterizada como crua.

O queijo minas frescal é tipicamente brasileiro, muito consumido em território nacional e, conforme o nome diz, é originário do estado de Minas Gerais. Seu sabor é levemente ácido e possui uma suavidade característica, que combina perfeitamente com pães e sanduíches.

Queijo minas frescal

O que é queijo minas frescal?

Queijo minas frescal é o tipo de queijo produzido no sul de Minas Gerais e igualmente na zona da Mata Mineira. Dessa forma, é um dos queijos mais populares em território nacional, sendo amplamente consumido pelos brasileiros.

O consumo é praticamente imediato, visto que ele não possui um período de maturação. Desse modo, o consumo normal desse produto se dá em até 10 dias, sendo que nas embalagens industrializadas esse prazo se estende até 30 dias.

Esse produto possui um método de coagulação enzimática, ou seja, seu processo se inicia com a inclusão de uma enzima que pode ser de origem vegetal, animal ou microbiana. Assim sendo, o processo de coagulação garante certa consistência à massa.

Nesse caso, o queijo não se esfarela na hora do corte, sendo possível cortá-lo em fatias. Por ser frescal, esse tipo de queijo possui um alto nível de umidade, que pode ser cerca de 60% de água em sua composição.

Pelo fato de não passar pelo processo de maturação, o queijo frescal não possui casca. Dessa maneira, existem três diferentes tipos de queijo minas conforme descrito abaixo:

  • Queijo frescal;
  • Minas padrão;
  • Queijo canastra.

É necessário compreender mais detalhes para assimilar bem o que é queijo minas frescal conforme será visto mais adiante.

Detalhes sobre o queijo minas frescal

Sendo o frescal um dos tipos de queijo minas, é possível perceber que ele possui características próprias quando comparado com os outros tipos. Por ser um queijo leve, pode-se afirmar que o minas frescal possui um baixo índice calórico.

As calorias do queijo minas frescal geralmente giram em torno de 66 calorias em uma fatia de 30 gramas. Assim sendo, em comparação ao queijo mussarela, ele possui cerca de 2/3 de suas calorias.

Um ponto importante que deve ser observado sobre esse tipo de queijo é que ele não possui furinhos em sua massa. No caso de serem vistos furinhos, isso significa que houve produção e liberação de gás, e isso é causado por bactérias que não fazem parte do processo.

Desse modo, pode-se afirmar então que há carência de higiene nos processos e equipamentos de produção do produto, ou então houve falha na pasteurização do leite usado como matéria-prima.

Para compreender o processo de como fazer queijo minas frescal é necessário entender que esse é um queijo de produção instantânea. Por conta disso, não há período de maturação e tudo que há são os processos de coagulação, salga e repouso.

Geralmente, esse produto é produzido em um dia, e já pode ser consumido no dia seguinte, visto que não possui maturação. Dessa forma entende-se como é feito o queijo minas frescal de uma forma simples e objetiva.

Queijo minas frescal

O mercado do queijo minas

Em geral, no mercado nacional, o preço do queijo minas frescal é encontrado em uma faixa de 20 reais até 40 reais pelo quilo de produto. Normalmente são vendidos em embalagens de meio quilo (500g) e são facilmente encontrados em qualquer estabelecimento.

É um tipo de queijo que possui grande importância no mercado nacional, visto o seu grande volume de produção e consumo. Assim sendo, em 2011, cerca de 70% do leite produzido em Poços de Caldas foi destinado para a produção do produto em questão.

A diferença entre queijo minas frescal e padrão se dá principalmente pelo período de maturação. Isso porque o queijo minas padrão passa pelo processo de cura, por isso, ele possui coloração amarelada e menor umidade.

Além disso, outro detalhe importante é o índice de gorduras. O queijo minas padrão possui uma quantidade de gorduras maior. Dessa forma, pode-se afirmar que o frescal é mais leve, mais branco e mais úmido.

Essa diferença pode ser demonstrada afirmando que o queijo de minas padrão possui cerca de 40% a mais de gorduras do que o queijo frescal, além de possuir um índice de cálcio inferior.

Queijo minas frescal

Receitas e formas de consumir

Existem diferentes receitas com queijo minas frescal, sendo que as mais comuns são o seu consumo em diferentes tipos de pães e sanduíches. Dessa forma, esse produto é visto como um curinga na cozinha brasileira, podendo ser explorado de múltiplas formas.

Existem receitas de queijo minas trufado, isto é, receitas em que se coloca um recheio doce no queijo. Há uma grande aceitação por parte dessa receita, visto que o sabor suave do queijo contrasta com o doce, similar ao queijo com goiabada.

Esse queijo é igualmente usado para elaborar tortas salgadas, como as tortas de peixe. Nesse tipo de receita o sabor suave do queijo atua como um catalisador do sabor do peixe assado e todos os seus demais ingredientes e temperos.

Além disso, também há receitas de pudins de queijo e nhoques. As possibilidades são infinitas, e os amantes da culinária certamente gostam de contar com esse tipo de produto na hora de cozinhar, visto que esse tipo de queijo possui boa versatilidade na elaboração de receitas.

Basta que se faça uma busca na internet para comprovar como são vastas as opções de aplicação desse produto na hora de cozinhar. Entretanto, é possível usar da criatividade e inventar a própria receita, ou até mesmo utilizar o queijo minas para os clássicos sanduíches.

Da mesma forma, o queijo minas frescal combina perfeitamente com sanduíches feitos com pães integrais, garantindo assim ainda mais leveza na dieta escolhida, sendo uma excelente escolha para complementar dietas dos mais variados tipos. Além do mais, é perfeito para quem pretende começar uma dieta de baixo consumo calórico sem abrir mão do sabor e de uma alimentação diferenciada e rica em nutrientes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo