Ração para suínos é baseada principalmente em cereais

Inicio » Pecuária » Ração para suínos é baseada principalmente em cereais
01/11/2020 Por
Ração para suínos é baseada principalmente em cereais

A ração para suínos ajuda no processo de engorda dos leitões na suinocultura. A suinocultura é uma atividade agropecuária muito importante no Brasil e no mundo. Dessa forma, o manejo de suínos exige atenção, principalmente com alimentação para o ganho saudável de peso, por isso o uso de ração para suínos.

A ração para suínos normalmente é composta à base de cereais como o milho, sorgo, e trigo, por exemplo.

Ração para suínos

Alimentação de suínos

Por ser um grande produtor de suínos, o Brasil se tornou também um grande produtor de ração para suínos, balanceadas e com alto nível de tecnologia aplicada. Afinal, a formulação de ração para suínos no Brasil bem como a alimentação de aves segue uma tabela de composição de alimentos e exigências nutricionais

Assim, os suínos precisam de uma alimentação saudável, em quantidade e qualidade. Ou seja, eles precisam de nutrientes. A quantidade de ração para engorda de suínos varia de acordo com a idade e fase de produção de cada animal. Por exemplo, as matrizes (fêmeas que vão parir as crias) tem necessidades diferentes de leitões e de suínos já em terminação.

A criação de suínos no Brasil é uma atividade economicamente importante, garantindo o sustento de muitas famílias e o abastecimento interno de carne de porco.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2019, o consumo de carne de porco no Brasil foi de 15,30 kg per capita. Ainda em 2019, cerca de 81% da produção nacional de suínos foi destinada ao mercado interno e 19% para exportação.

Em 2020, o mercado continua aquecido. Em maio de 2020, a ABPA divulgou um balanço de exportações, que somou 102,4 mil toneladas apenas no mês de maio, considerando todos os produtos derivados de suínos, in natura e processados.

Os números representam um aumento de 52,2% do volume exportado no mesmo período de 2019, ocasião na qual foram embarcadas 67,2 mil toneladas.

Como fazer ração para suínos?

A alimentação dos suínos é uma parte importante do manejo que necessita de uma ração diferente em cada fase da vida.

Mesmo nas pequenas propriedades, onde muitas vezes o produtor busca alternativas para reduzir custos, é preciso ter cuidado com a alimentação dos animais. Assim, uma boa alimentação consiste em componentes como proteínas, vitaminas e minerais, além de água em abundância.

Ração para suínos

Afinal, produzir a ração na propriedade pode ser mais barato, porém, se for mal feito, pode virar prejuízo. Além dos ingredientes, são necessários alguns aparelhos, como um moedor de milho.

Assim, a dieta para a suinocultura é baseada principalmente em insumos como milho, sorgo, trigo, cevada, dentre outros, que são boas fontes de energia. Os ingredientes da ração devem suprir as necessidades nutricionais do porco, que também precisam de minerais como cálcio e fósforo.

Porém, para facilitar a alimentação dos animais, existe a ração pronta para suínos, específicas para cada fase do animal. Portanto, quando o produtor não tiver os itens necessários para produzir a ração para suínos em sua propriedade, é aconselhável que compre o alimento pronto. Assim, se evita possíveis prejuízos nesse processo essencial para o sucesso da atividade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo