Rastreabilidade é um conceito importante na logística

Inicio » Agronegócio » Rastreabilidade é um conceito importante na logística
02/12/2020 Por
Rastreabilidade é um conceito importante na logística

Rastreabilidade possibilita encontrar a origem exata de um produto. Quando se opera com diversos produtos de diferentes fontes e até lotes diversificados, o controle efetivo pode ser algo difícil de ter em mãos. Por conta disso, a rastreabilidade é um importante recurso na logística dos mais diversos produtos.

Seja no setor alimentício ou em qualquer outro setor industrial, a rastreabilidade pode garantir uma forma de solucionar problemas. Isso porque, sabendo a origem e o lote exatos, pode-se tomar todas as atitudes necessárias de modo a corrigir uma falha da forma mais efetiva possível.

Rastreabilidade

O que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é um método ou forma que uma determinada organização se utiliza para rastrear o histórico completo de um produto, incluindo a localização, aplicação e até o lote específico. Desse modo, possibilita-se ter um controle individual sobre qualquer produto.

Do mesmo modo, os sistemas de controle de qualidade se utilizam amplamente desse recurso, visto que ele é de grande auxílio na hora de rastrear um problema qualitativo. Além disso, também possibilita encontrar os outros produtos do mesmo lote que podem possuir o mesmo problema.

Esse é basicamente o conceito de rastreabilidade, levando em conta que através desse recurso é possível seguir o rastro de qualquer que seja o produto. Da mesma forma, informações como lote, fabricante, insumos utilizados e até o responsável pela produção podem ser identificados.

Para melhor compreender o que é rastreabilidade, é necessário um aprofundamento e exemplificações da aplicação desse método, e também de seus benefícios práticos no dia a dia.

Veja agora algumas vantagens listadas sobre esse importante e valioso recurso:

  • Facilitar a resolução de problemas com o produto;
  • Rastrear o restante do lote com problema;
  • Detectar o produtor do produto em questão;
  • Evitar que mais problemas sejam gerados.

Com essa aplicação é fácil evitar a propagação de um problema em um lote inteiro, visto que ao detectar uma unidade de produto com problema, basta encaminhar todo o lote para análise antes de distribuir aos consumidores e revendedores.

Rastreabilidade

Formas de aplicação da rastreabilidade

Existem diversas possibilidades de aplicação desse método e uma delas é a rastreabilidade de alimentos. Desse modo, é possível tornar mais preciso todo o processo de produção agrícola, de distribuição e de vendas ao consumidor final via supermercados e outros estabelecimentos.

Isso porque aplicar rastreabilidade no processo produtivo irá facilitar encontrar um problema e parar a distribuição desse lote. Além disso, o produtor também poderá saber exatamente qual o lote e como foi produzido, a fim de evitar repetir o mesmo erro e também causar novos prejuízos.

Do mesmo modo, torna-se possível resolver os problemas e não-conformidades com mais efetividade, além de evitar o recall de produtos já distribuídos e também a publicidade negativa, que prejudica uma determinada marca diante do mercado.

Igualmente, a rastreabilidade de hortifruti também pode evitar grandes transtornos ao produtor rural, fazendo com que o problema seja amenizado e atenuado significativamente, possibilitando que ações preventivas sejam tomadas antes das corretivas.

Com métodos simples de gestão da qualidade é possível criar rastreabilidade, levando em conta que basta manter registros de produção, insumos utilizados no processo, os operadores, a data de venda dos produtos e, principalmente, utilizar uma espécie de identificação nos lotes de produtos.

Tais identificações podem ser colocadas com etiquetas, impressões em embalagens ou até carimbos. Dessa forma, pode se utilizar facilmente da rastreabilidade de produtos, e então será possível evitar grandes problemas conforme já foi mencionado.

A rastreabilidade e a qualidade

Sabendo que esse método não garante qualidade, o pequeno produtor pode até descartar o seu uso. No entanto, a rastreabilidade hortifruti garante uma espécie de padrão produtivo, gerando credibilidade de mercado e até passando maior confiança ao comprador.

Quando um distribuidor adquire um produto de um produtor agrícola, ele procura garantia de qualidade a fim de evitar prejuízos. Assim sendo, a rastreabilidade na agricultura pode ser uma ideia muito interessante, visto que facilita a vida do produtor rural.

Dessa forma, torna-se possível ao produtor saber a origem e causa exata de algum problema de sua produção, além de questionar se algum produto encontrado com problema é realmente de origem sua ou se houve alguma confusão por parte dos distribuidores.

A rastreabilidade no Brasil é amplamente usada a fim de evitar tais problemas e ainda assim gerar mais possibilidades de exportação. Possuir uma certificação ISO é indispensável para que o produtor possa vender ao exterior, e para isso é necessário possuir uma efetiva rastreabilidade.

São diversas as vantagens em se aplicar esse método aos processos produtivos. Seja para evitar problemas ou para facilitar o reconhecimento da qualidade, as possibilidades são infinitas. Assim sendo, é importante que o agricultor leve em conta a ideia de manter um controle da rastreabilidade.

Rastreabilidade

Importância da rastreabilidade

Além de ser necessário para uma eventual certificação ISO, esse método gera credibilidade e ainda evita problemas de proporções astronômicas. Em suma, o significado de rastreabilidade é rastrear um determinado produto, possibilitando encontrar o seu local exato na cadeia logística.

Assim sendo, a rastreabilidade gera controle e facilita a tomada de decisões, sejam essas preventivas ou até mesmo corretivas. Vale lembrar também que essa é uma forma de gerar maior garantia de qualidade e padrão produtivo.

Além disso, a rastreabilidade também possibilita o reconhecimento de méritos de um determinado produtor rural que produz o alimento com qualidade para inúmeras famílias. Tal forma de rastrear produtos produzidos com qualidade contribui para que o seu produtor seja valorizado.

Ainda assim, a possibilidade do produto ganhar valor de mercado também é aumentada com a rastreabilidade, visto que a origem repetida de um produto de procedência boa acaba se destacando, e sem identificar a origem torna-se impossível gerar valor.

O produtor poderá ganhar destaque no mercado com isso, gerando assim mais lucros e tornando viável a melhoria contínua da qualidade. Desse modo, a possibilidade de crescimento se torna palpável, ao contrário de produtos impossíveis de serem rastreados.

Ao produtor rural que pretende crescer e ganhar destaque no mercado, a rastreabilidade é uma ideia importantíssima a ser aplicada. Por conta disso, o produtor gera credibilidade, maiores possibilidades de novos negócios e também chances de gerar exportações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo