Receitas mineiras levam sabor e variedade ao país inteiro

Inicio » Agronegócio » Receitas mineiras levam sabor e variedade ao país inteiro
13/10/2020 Por
Receitas mineiras levam sabor e variedade ao país inteiro

Receitas mineiras fazem sucesso entre brasileiros e já se tornaram das mais apreciadas no Brasil, devido ao seu sabor marcante e variedade.

Se você quiser conhecer mais sobre as receitas mineiras mais populares, pegue a caneta e o bloquinho e anote esses ingredientes!

Receitas mineiras

O que são receitas mineiras?

Receitas mineiras são receitas típicas do estado Minas Gerais. Confira algumas das mais incríveis ao longo desse artigo.

Exemplos de receitas mineiras

Angu

Angu é uma receita típica da culinária do Brasil. As receitas mineiras de angu são preparadas com um pouco de sal, água e fubá, geralmente sendo temperadas com alho frito no azeite.

Nas regiões onde a influência da imigração é mais expressiva, por exemplo, o angu passou a levar o nome de “polenta”, uma receita italiana adaptada aos sabores brasileiros.

Além do prato tradicional mineiro utilizar da farinha de milho, o angu pode também ser composto por alternativas como farinha de arroz e farinha de mandioca.

Vaca atolada

Vaca atolada é uma das receitas mineiras mais populares, embora também apareça na culinária do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas regiões, a vaca atolada é comumente chamada de costela e verduras ou cozidão.

O prato normalmente é preparado com ingredientes como cenoura, batata, batata doce e abóbora, além da característica mandioca e carne.

Além disso, a vaca atolada também pode ser conhecida pelo nome popular de “escondidinho de carne de sol“.

Receitas mineiras

Doce de abóbora

De fato, a origem do doce de abóbora é incerta, embora seja principalmente atribuída às receitas mineiras, sendo também popular no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Apesar do nome, o doce leva outros ingredientes além de abobora em sua composição. Por exemplo, no preparo, podem ser utilizados canela em pau, cravo da índia, água, açúcar e coco.

Doce de leite

Para fazer um delicioso doce de leite mineiro, tudo o que você precisa é de uma lata de leite condensado.

Coloque a lata fechada de leite condensado na panela e encha com água suficiente para submergir completamente a lata (ela deve estar completamente submersa na água, caso contrário, pode explodir).

Em seguida, ligue o fogo em potência média a alta. Quando a água começar a ferver, deixe-a por duas horas e meia. Quando o tempo acabar, remova a lata e deixe que esfrie completamente antes de tentar abri-la.

Feijão tropeiro

Se você gosta de receitas mineiras, o feijão tropeiro não pode ficar de fora. Sem dúvida, ele é um dos mais tradicionais pratos mineiros. Seus ingredientes levam feijão, bacon, linguiça, couve, ovos e farinha de mandioca.

À medida que o prato se tornou popular em todo o país, muitos cozinheiros criaram suas próprias interpretações. Assim, passaram a usar diferentes tipos de feijão ou carne e adicionaram outros ingredientes.

Receitas mineiras

Pão de queijo

Existem dezenas de receitas diferentes de pão de queijo, onde os tipos de queijo, bem como os ingredientes, muito variam. Em algumas receitas, usa-se amido doce, enquanto em outras o ingrediente não aparece.

Um dos principais atributos do pão de queijo, um de seus carros-chefe (além do queijo) é a mandioca de amido.

Quanto ao queijo, seu tipo varia dependendo do paladar de quem está preparando. Os mais tradicionais, no entanto, são a muçarela e o parmesão.

O queijo é o principal elemento dessas receitas mineiras, sendo o ingrediente que dá o sabor característico do pão de queijo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo