Receitas nordestinas são saborosas e amplamente versáteis

Inicio » Agronegócio » Receitas nordestinas são saborosas e amplamente versáteis
14/10/2020 Por
Receitas nordestinas são saborosas e amplamente versáteis

Sem dúvida, as receitas nordestinas são tradicionais e cheias de história. Receitas nordestinas consistem em pratos tradicionais repletos de sabores, aromas, história e cultura. Sem dúvida, o Nordeste possui uma das culinárias brasileiras mais versáteis do Brasil.

A seguir, você conhece mais das receitas nordestinas e seus principais ingredientes!

Receitas nordestinas

O que são receitas nordestinas?

Receitas nordestinas são receitas típicas do Nordeste brasileiro. Para saber mais, confira algumas das mais populares ao longo desse artigo.

Exemplos de receitas nordestinas

Moqueca

Poqueca, muqueca ou moqueta é uma das receitas nordestinas mais populares. Em suma, o prato consiste em um cozido, sobretudo de peixe. No Brasil, o prato é típico dos estados do Ceará, Pernambuco, Pará, Bahia e Espírito Santo.

Mesmo sendo uma receita nordestina, apresenta diversas e significativas variações regionais. Normalmente, as receitas nordestinas levam no preparo ovos, galinha, crustáceos, mariscos ou peixe. Recentemente, variações vegetarianas foram criadas.

Nessa nova mania culinária, o peixe é substituído por ingredientes como, por exemplo, couve-flor, berinjela, tofu, cogumelos, palmito, jaca, banana-da-terra ou caju verde.

Acarajé

O acarajé é uma especialidade do estado da Bahia. É conhecido como um alimento popular de rua e lanche na praia.

O feijão-fradinho, temperado com camarão seco e cebola, é modelado em bolinho e frito em óleo de palma (dendê), depois dividido e preenchido com vários recheios como vatapá, ou, neste caso, uma mistura de camarão e cebola picante.

Embora o camarão seco seja um ingrediente tradicional do acarajé, o artrópode tende a conferir um sabor muito forte ao prato. Nesta versão mais suave, o bolinho cozido é dividido e depois recheado com camarão fresco e cebola caramelizada.

Receitas nordestinas

Baião de dois

O baião de dois requer a dupla essencial da dieta brasileira: arroz e feijão, cozidos juntos e aprimorados com alguns ou vários ingredientes deliciosos como bacon, queijo, linguiça, ovos mexidos, coentro fresco e carne de sol (existem muitas variações em todo o Brasil).

Os feijões escolhidos para esta receita são os feijões-fradinho. Pode-se usar enlatados em vez de frescos. No entanto, a diferença é que, quando você usa o líquido de cozimento do feijão para preparar o arroz, o sabor do prato acabado é superior (e aquela coisa pegajosa ao redor do feijão enlatado não serve).

Canjica

Canjica é um prato doce tipicamente brasileiro, associado às festas juninas. Em suma, o prato é uma espécie de mingau feito com grãos de milho inteiros cozidos com leite, açúcar e canela até ficarem macios.

Além disso, são adicionados coco e leite de coco, além de alguns cravos da índia, principalmente na variedade nordestina. Outros ingredientes podem ser adicionados, como amendoim e leite condensado.

Receitas nordestinas

Cuscuz

No Brasil, o cuscuz é uma das receitas nordestinas mais famosas. O prato pode ser preparado à base de polvilho ou farinha, seja de mandioca, arroz ou milho. Levemente umedecida e salgada, a massa do cuscuz é colocada para marinar, incorporando o tempero.

Além disso, essas receitas nordestinas podem ser incrementadas com demais ingredientes, como ocorre no Sudeste. De outro modo, como é tradicional no Nordeste, o prato pode ser acompanhado apenas de carne de charque, manteiga, ovos ou leite.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo