Rosa branca tem origem desconhecida e pode ser plantada com facilidade

Inicio » Agricultura » Rosa branca tem origem desconhecida e pode ser plantada com facilidade
12/06/2020 Por
Rosa branca tem origem desconhecida e pode ser plantada com facilidade

Além de linda nas decorações, a rosa branca possui muitos outros usos

Rosa branca, na era romana, era associada à deusa Afrodite. Acredita-se que foi somente depois que ela se furou e seu sangue escorreu pelas rosas, que ficaram vermelhas. No cristianismo, rosas dessa cor são atribuídas à Virgem Maria, uma vez que também é chamada de Rosa Mística do Céu.

Além de ser uma parte importante da Guerra das Rosas, travada no século XV da Inglaterra, também era usada para jurar segredo. A tendência da rosa branca para noivas foi iniciada quando a rainha Victoria caminhou pelo corredor, em 1840, com um buquê dessas flores na mão.

Rosa branca

O que é rosa branca?

Rosa branca é o nome popular para uma espécie de flor que tem o nome científico de Rosa alba L. Ela é muito encontrada nas regiões do centro-oeste de Goiás.

As rosas brancas são usadas culturalmente para o tratamento de candidíase vaginal, problemas oculares, bem como laxante. Pesquisas concluíram que essa flor tem atividade antimicrobiana, assim, justifica o uso na medicina popular.

A análise realizada com algumas moléculas do DNA da rosa branca concluiu que ela existe há aproximadamente 200 milhões de anos. Dessa forma, é uma dos tipos de flores mais antigas que se tem notícia no mundo.

Diz-se que o primeiro cultivo foi feito pelos romanos e gregos. Acredita-se que essa planta é o resultado do cruzamento de rosas selvagens da Europa e a rosa damascena.

No Brasil, a introdução da rosa branca foi feita pelos jesuítas lá em meados dos anos de 1560 e também 1570. Ela foi usada a como flor ornamental e também como ingrediente culinário para:

  • Corantes;
  • Conservas;
  • Confeitos;
  • Chás;
  • Óleos essenciais;
  • Entre outros.

E foi por causa dos chineses que a rosa branca passou a ser usada com fins medicinais.

Tipos de rosa

Primeiro, é necessário esclarecer que a rosa é a planta mais “trabalhada” que existe, em termos de seleção e hibridizações. Mais de 30.000 variedades são conhecidas no mundo, e centenas de novos tipos de rosas aparecem todos os anos. Entretanto, apenas entre 2.000 e 3.000 deles estão à venda.

A classificação das rosas é feita em 3 grupos:

  • As espécies selvagens (aquelas que existem na natureza);
  • As antigas (variedades de rosas anteriores a 1867);
  • As modernas (variedades de rosas após 1867).

Rosa branca

Diferentes tipos de rosas têm características distintas. Algumas delas são:

  • Híbridas: as híbridas são as rosas mais cultivadas. Suas características incluem flores grandes e únicas, geralmente em caules longos. Se você recebeu uma rosa do Dia dos Namorados, provavelmente é uma híbrida;
  • Floribundas: as floribundas são derivadas das rosas híbridas. Elas são um pouco menores, bem como agrupadas no caule;
  • Miniatura: como o nome indica, as miniaturas são pequenas réplicas de rosas maiores. Suas pequenas flores, assim como folhagens, além de seu tamanho compacto, tornam-nas excelentes plantas de vasos para ambientes internos ou externos.

Como plantar rosa branca?

Para saber como plantar rosa branca, algumas dicas podem ser consideradas. Elas ajudarão a cultivar as flores mais saudáveis e bonitas.

  • Local: rosas brancas anseiam pelo sol. Pelo menos seis horas por dia é o ideal;
  • Solo: plante rosas brancas em solo rico e bem drenado. Ao plantar, misture matéria orgânica, como composto ou casca moída;
  • Adubo: adicione uma camada de 10 a 30 cm de cobertura orgânica grossa em torno das rosas brancas. A cobertura grossa ajuda a reduzir as doenças da folhagem, pois diminui a quantidade de água que espirra nela;
  • Água: irrigue as rosas brancas com profundidade, mas com pouca frequência, aplicando água diretamente no solo usando mangueiras de imersão ou irrigação por gotejamento;
  • Poda: deve ser feita ao menos uma vez durante o ano, preferencialmente entre os meses de junho e julho, quando é mais quente. Já nas regiões frias, o melhor mês é agosto.

Como plantar semente de rosa branca

Para plantar sementes de rosa branca, é necessário germiná-las. Os passos são os seguintes:

  1. Colocar a semente de molho em uma mistura de água e água oxigenada. O tempo é de mais ou menos uma hora;
  2. Manter a semente em papel toalha um tanto úmida, com o ambiente frio. Se for o caso, pode ser deixada dentro de um compartimento da geladeira, mas somente por alguns dias;
  3. A semente pode demorar até 4 meses para germinar;
  4. As mudas de rosa branca podem ser plantadas em copinhos. Assim que chegarem a 10 cm, podem ser transplantadas.

Flor rosa

A flor rosa apareceu em numerosas pinturas, gravuras e outras obras de arte, mesmo como títulos. Rosas, com motivos ornamentais, são cultivadas há pelo menos 500 a.C.

Na Roma antiga, as flores rosa eram cultivadas por seu perfume. Suas pétalas eram úteis para decorar quartos e ocasiões especiais, como casamentos e banquetes.

Os gregos, mas também persas antigos, apreciavam as rosas e, com elas, tratavam uma grande variedade de distúrbios de saúde. Os romanos corpulentos adornavam seu pescoço com a flor rosa amarrada. Diz-se que a famosa Cleópatra colocou muitas rosas em uma sala antes da chegada de Marco Antonio.

É verdade que as flores rosa são altamente chamativas, assim, seu aroma tende a ser bastante intenso e suas pétalas são comestíveis. Com elas se faz:

  • Compotas;
  • Geleias;
  • Pães;
  • Sopas;
  • Xaropes;
  • Bebidas.

Infusões são preparadas e contêm um alto nível de vitamina C. As flores rosa têm sido usadas ​​como complemento nutricional e no tratamento de problemas estomacais. Seu óleo possui propriedades utilizadas na indústria cosmética.

O óleo de rosa contém agentes anti-reumáticos. É isso o que fornece o aroma perfumado que é isolado, bem como adicionado a sabonetes, perfumes, mas também a muitos produtos cosméticos. Hoje, cerca de 96% dos perfumes femininos e 42% dos perfumes masculinos contêm óleo de flor rosa.

Rosa branca

Muda de rosa branca

A muda de rosa branca pode ser comprada com ou sem flores. Alguns locais onde é possível encontra-la são:

  • Mercados especializados;
  • Floriculturas;
  • Lojas na internet.

Primordialmente, o tamanho mediano das plantas é de cerca de 0,80 cm. Mas preste bastante atenção! A muda de rosa branca não tolera muito bem os invernos rigorosos.

Para fazer o plantio dessas mudas, é preciso escolher um lugar apropriado onde o sol permaneça ativo por aproximadamente 5 horas, mas somente no período da manhã. Lugares onde as mudinhas serão protegidas pelo vento são bem-vindos.

Em suma, a rosa branca não é apenas um ornamento. Ela é sinônimo de pureza, benéfica para a saúde e extremamente importante para a produção e o comércio brasileiro. Assim, vale a pena conhecer suas particularidades e encantos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo