Rosa pode ser cultivada tanto no solo como em canteiros

Inicio » Agricultura » Rosa pode ser cultivada tanto no solo como em canteiros
12/06/2020 Por
Rosa pode ser cultivada tanto no solo como em canteiros

A rosa, além de ser objeto decorativo, é muito benéfica para a saúde

A rosa é, sem dúvida, a “rainha” das flores. Amada por seu perfume, sua beleza e suas cores inimitáveis, é cultivada desde os tempos antigos. Não é à toa que conquistou pintores e poetas de todas as idades.

Nativa da Europa e Ásia, a rosa pertence à família Rosaceae e possui mais de 2.000 variedades muito diferentes umas das outras. Existem tantos tamanhos, cores e formas que é realmente impossível não encontrar uma que encante aos olhos.

rosa

O que é rosa?

Rosa é uma flor pertencente à família Rosaceae, que tem grande popularidade em todo o mundo. Embora a planta receba o nome de “rosal”, a denominação “rosa” tornou-se comum para todas as flores dessa família.

Com mais de 30 mil variedades, as rosas geralmente crescem em arbustos que se expandem muito. Sendo assim, são ideais para quem deseja criar um jardim. Entretanto, se não houver espaço para tal, podem ser cultivadas em vasos.

A rosa do deserto

A rosa do deserto – ou Adenium obesum (nome científico) – é uma planta suculenta que vem de países do lado leste do continente africano.

Suas flores, principalmente rosas ou brancas, são muito marcantes, contrastando com grossos troncos e o verde intenso de suas folhas. Embora seu crescimento seja lento, é uma planta muito fácil de manter, pois não requer cuidados extensivos.

É interessante saber que, em alguns desertos, existe um tipo de formação rochosa que também é chamada de rosa do deserto. Estas são pequenas formações criadas na areia com a evaporação da água. Como resultado, pequenas lajes cristalinas parecem lembram uma rosa aberta. Essas formações não têm nada a ver com a planta.

A rosa do deserto precisa estar em pleno sol. Apesar de poder crescer em ambientes fechados, é melhor permanecer em uma área onde é muito ensolarada. No verão, recomenda-se colocá-la onde possa estar em contato com o dia, assim, ela crescerá corretamente. No inverno, deve-se evitar colocá-la em áreas com sombra.

Como este arbusto não tolera muito bem a irrigação, é necessário regá-lo com moderação, principalmente durante o crescimento. Portanto, regar a cada 10 ou 15 dias será mais que suficiente.

No inverno, a rega terá que ser reduzida, pois o fato de não ter muita luz solar não exigirá muita água. Em geral, é melhor o solo secar do que permanecer úmido e alagado.

rosa

A beleza e o simbolismo da rosa vermelha

O cultivo dessas lindas flores data de cerca de cinco mil anos atrás, provavelmente na China. Ainda assim, sua origem até hoje permaneça um mistério.

A rosa vermelha é uma flor que tem sido utilizada de várias maneiras. Pode ser vista como presente, ou usada por suas propriedades medicinais. Ah, sem esquecer-se do uso para elaboração de perfumes, graças ao seu aroma agradável!

Anteriormente, somente a nobreza enchia seus jardins de rosas vermelhas. No entanto, hoje em dia, todos podemos ter acesso a essas flores, uma vez que se tornou uma das mais populares do mundo.

Além disso, a rosa vermelha foi objeto de vários estudos genéticos para obter cores mais marcantes. No entanto, o vermelho mais comum é ainda a tonalidade mais popular, símbolo de amor e beleza.

Outros significados da rosa vermelha podem ser:

  • amor e paixão: a rosa vermelha é geralmente uma promessa de amor incondicional, que continuará a crescer dia a dia. Seu simbolismo tende a ser o alcance da felicidade, mas, além disso, o fogo e a intensidade que a paixão traz. Portanto, essa é uma rosa que é dada especialmente quando se quer transmitir sentimentos de profundo amor;
  • amor à primeira vista: nesse caso, é quando você deseja dar uma rosa vermelha no primeiro encontro. Isso significa que há uma forte atração pela pessoa com quem você está se encontrando e que deseja ir mais longe no relacionamento, sendo um detalhe muito romântico;
  • amor que perdura: para as pessoas que já encontraram seu parceiro ideal, dar rosas vermelhas tem um significado muito especial. Elas simbolizam que a pessoa a quem você está dando é amada com a mesma intensidade de antes.

A rosa branca

A rosa branca não é o produto de nenhum tipo de experimentação genética. É possível encontrar rosas brancas naturalmente, sendo uma cor bastante comum e que atrai muita atenção.

Como a maioria das tonalidades naturais, seus diversos usos datam de muito tempo. Suas propriedades curativas e perfume sutil fazem desse tipo de rosa a ideal para se ter no jardim de casa.

As rosas brancas não servem apenas para presente, mas para qualquer tipo de decoração que vier à mente. Quem deseja ter um espaço agradável, cheio de harmonia e paz, comumente usa a cor branca da rosa para ornamentar.

rosa

Propriedades contidas na rosa

Pesquisas afirmam que as rosas possuem propriedades medicinais. Elas agem contra alguns tipos de bactérias, como:

  • Escherichia coli;
  • Staphylococcus aureus.

Além disso, os estudiosos concluíram que essa flor também possui ação fungicida em desfavor à Candida albicans.

O composto flavonoide encontrado nas pétalas traz consigo boas atividades anti-inflamatórias. Sem contar que o óleo essencial auxilia no controle e equilíbrio da oleosidade da pele.

Uma vantagem de uso é que este óleo se adequa para os dois tipos de pele: seca e oleosa. Ele restaura o pH e fecha os poros, promovendo hidratação. Há também indícios de que possui propriedades antibacterianas e é utilizado para o tratamento de acne, olheiras ​​e conjuntivite.

Ainda como benefício, traz a ajuda na redução da tensão e relaxamento do corpo. É amplamente utilizado para o tratamento de vários tipos de tensões mentais e depressão. Ele é um poderoso estimulador do sistema imunológico, o que regenera as células.

Chá de rosas

chá de rosas pode ser tomado ou usado como ingrediente dos banhos de assento. Para sua preparação, siga as instruções abaixo.

Ingredientes:

  • 5 pétalas da rosa branca;
  • 500 ml de água.

Lave bem as pétalas, fervendo-as por aproximadamente cinco minutos. Por conseguinte, deixe a panela tampada para que fique em infusão por cerca de 10 minutos.

Como agora você já sabe que a rosa, além de linda, é também extremamente benéfica, que tal começar a cultivar em casa?

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo