Sabonete de aroeira traz uma série de benefícios para a pele

Inicio » Agronegócio » Sabonete de aroeira traz uma série de benefícios para a pele
20/08/2020 Por
Sabonete de aroeira traz uma série de benefícios para a pele

Seu nome oficialmente é Schinus terebinthifolius Raddi. O sabonete de aroeira é feito de uma planta de uso medicinal, servindo para fabricar um produto com várias utilidades.

A aroeira tem seu emprego nos tratamentos de diversas doenças, inclusive determinadas doenças sexualmente transmissíveis. A propriedade do sabonete de aroeira inclui as ações anti-inflamatória, diurética, cicatrizante, entre muitas outras.

Sabonete de aroeira

O que é sabonete de aroeira?

Sabonete de aroeira é um produto originado da aroeira. Este é um tipo de planta advinda da flora nacional que é possuidora de grande quantidade de tanino.

A substância base age como um adstringente da mucosa e da pele, fechando seus poros. Isso combate as espinhas, manchas e cravos, contraindo superficialmente a pele.

O sabonete de aroeira tem como indicação:

  • O auxílio para o combate a ferimentos e inflamações que são difíceis de cicatrizar, inclusive a psoríase;
  • Como tem ação regeneradora de tecidos, também é bem útil nas queimaduras, escaras e problemas na pele.

Como fazer sabonete de aroeira em casa?

Sabendo dos benefícios inúmeros desse produto, tem como fazer sabonete de aroeira e… em casa! É possível utilizar nos banhos diários, lavando a pele todo dia pela manhã. Este é um tipo mais simples, pois são utilizados ingredientes bem fáceis para se encontrar.

Ingredientes:

  • 100 gramas de folhas de aroeira frescas;
  • Álcool de cereais: o que for necessário para que as folhas fiquem limpas;
  • 10 barras de sabão de coco próprio para peles;
  • 250 ml de água.

Modo de preparação:

  1. A primeira coisa a se fazer é utilizar uma bola de algodão embebida em álcool de cereais e passar por todas as folhas da aroeira. Deve-se escolher as folhas que são mais bonitas;
  2. Em seguida, coloque-as dentro do liquidificador junto à água, batendo bem até ficarem bem trituradas;
  3. Leve esta mistura para o fogo dentro de uma panela que não seja metálica. Assim que ferver, coloque as barras de sabão de coco. Mas não se deve usar esse tipo de sabão para roupas, uma vez que possui soda cáustica, assim como outros produtos químicos bem perigosos para o organismo e a pele;
  4. Vá mexendo até o sabão derreter completamente, mas sem ferver;
  5. Posteriormente, basta colocar a mistura dentro dos moldes, o que pode ser feito com caixas de leite bem lavadas e cortadas. Deixe descansando até o sabão repousar. Em seguida, desenforme, faça o corte, guardando bem acondicionado por cerca de 7 dias antes de dar início ao seu uso.

Sabonete de aroeira

Para que serve sabonete de aroeira?

Há muitas maneiras de responder para que serve sabonete de aroeira. Ele é utilizado nos tratamentos de diversas doenças. A propriedade da aroeira inclui:

  • Anti-inflamatória;
  • Diurética;
  • Ginecológica;
  • Adstringente;
  • Antifúngica;
  • Balsâmica;
  • Antibacteriana;
  • Tônica.

Várias mulheres utilizam sabonete de aroeira na higiene íntima, até mesmo para o combate de doenças, tal como a candidíase.

O uso contínuo da aroeira na limpeza em banhos, para o corpo e rosto, tem mostrado resultados interessantes. Ocorre melhoria nas condições de doenças dermatológicas. Para muitos, esse produto higiênico é um “sabão sagrado”.

Juntamente ao aloe vera, esse sabonete pode solucionar naturalmente o bem-estar e a aparência da pele. Os preços são muito acessíveis em comparação com outros sabonetes do gênero.

Outra vantagem é que ele é facilmente adquirido em farmácias e estabelecimentos que vendem produtos naturais.

Benefícios da aroeira

Entre os benefícios da aroeira, é possível destacar:

  • Efeitos bactericidas: as propriedades microbianas dessas árvores ajudam na manutenção da saúde da cútis e na eliminação das bactérias que causam doenças. É possível usar em forma de infusão para lavar rosto e mãos;
  • Saúde celular: os efeitos antioxidantes podem ser obtidos internamente por meio do chá, bem como externamente, usando o sabonete. Isso ajudará na eliminação das células mortas, o que permite que células novas façam com que a pele tenha uma aparência bem mais saudável;
  • Antisséptico e adstringente: contra os fungos, bem como no tratamento das feridas, a aroeira pode ser útil, combinada com uma maneira adequada para cada um dos tipos de problema;
  • Melhora a circulação: no banho quente, a aroeira em forma de sabonete pode ser passada nas pernas, da parte de baixo para a parte de cima. Isso ajudará na ativação da circulação e na dilatação dos vasos sanguíneos. Consequentemente, evitará as obstruções das artérias causadoras das veias com varizes;
  • Ação repelente contra insetos: depois do banho, passar a infusão com aroeira na pele a deixará mais protegida das picadas, devido ao efeito repelente. Isso evita possíveis alergias.

Sabonete de aroeira

Aroeira para higiene íntima e candidíase

O banho de assento é bastante recomendado para uma higiene íntima. Sua propriedade bactericida contribui para uma melhor saúde das regiões genitais, podendo auxiliar nos tratamentos de sífilis, bem como de outras doenças que são sexualmente transmissíveis, mas menos graves.

Sem contar que, ainda por causa dos agentes antibacterianos, a planta ajuda nos tratamentos e na prevenção de candidíase, infecção vaginal comum entre as mulheres;

Aroeira para caspa e queda do cabelo

A infusão de aroeira é bastante usada como adição ao shampoo.

Após lavar os cabelos normalmente com o produto de sua escolha, espalhe a infusão sobre a cabeça e massageie o couro cabeludo.

Isso irá combater as quedas de cabelo e a caspa, devido à sua propriedade adstringente, que ajuda a limpar bastante a região, assim como remover o excesso de oleosidade.

Sabonete de aroeira para acne

O sabonete de aroeira para acne é enriquecido em propriedades:

  • Adstringentes;
  • Cicatrizantes;
  • Antibacterianas;
  • Antioxidantes;
  • Anti-inflamatórias.

Isso significa que esse sabonete carrega consigo um “combo nutritivo” perfeito para a manutenção da pele livre da acne. Certamente, este produto é um ótimo substituto para vários cosméticos.

Por conta de tantas propriedades, o sabonete auxilia na remoção da oleosidade em excesso do rosto. Além do mais, não deixa ressecamento na pele, combatendo fungos e bactérias. O resultado do uso contínuo é uma derme totalmente livre de cravos e espinhas, bem como muito limpa.

Pessoas que utilizaram o produto no tratamento da acne conseguiram obter resultados em somente uma semana com o uso diário. Ademais, até aqueles que sofrem com a rosácea são contribuídos pelos efeitos.

No entanto, é sempre bom ressaltar a importância de se procurar um dermatologista. Antes de dar início a qualquer tipo de tratamento com sabonete de aroeira, verifique a possibilidade com um especialista.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo