Saúde animal precisa ser tratada com seriedade e respeito

Inicio » Veterinária » Saúde animal precisa ser tratada com seriedade e respeito
16/11/2020 Por
Saúde animal precisa ser tratada com seriedade e respeito

Saúde animal ainda sofre negligências. Assim como os seres humanos, os animais também necessitam de atenção total em relação a diversos fatores, principalmente saúde física e emocional. A saúde animal ainda é algo muito ignorado, já que grande parte das pessoas não tratam esse aspecto com tanta seriedade.

Dessa forma, é comum que a saúde animal ainda seja considerado um tabu, seja em relação aos animais domésticos ou criados em fazendas para determinadas finalidades. Independente do motivo, é necessário falar sobre o assunto e ter extrema atenção sobre o tópico.

Saúde animal

O que é saúde animal?

Saúde animal é uma qualidade de vida que é direito de qualquer animal. Infelizmente, ainda é comum presenciar pessoas ignorando de forma consciente a necessidade de uma rotina de exames e acompanhamento com médicos veterinários.

No entanto, algumas atitudes sempre podem ajudar a mudar essa situação. Sem dúvidas, o primeiro comportamento a ser mudado é deixar de esperar o animal adoecer para somente então levá-lo a um veterinário.

Bem como os seres humanos, os animais precisam de um acompanhamento adequado e frequente, dependendo do caso, em médicos especializados. Tudo isso faz com que sua vida seja muito mais longa e tranquila, evitando sofrimento de todas as formas.

Vacinação

Um dos maiores erros de quem possui animais, é sempre deixar as vacinas de lado. Os cuidados com animais vão muito além de banho e tosa, já que a vacinação de animais é extremamente necessário para aumentar a imunidade e evitar possíveis e sérias doenças.

Afinal, uma das maiores causas de proliferação de doenças, incluindo as tão temidas viroses, é justamente a ausência de vacinar o animal em dia e com um profissional que tenha o conhecimento necessário sobre o assunto.

As vacinas para animais também são uma forma de demonstrar amor e cuidado com o animal, além de mostrar estar atento com a sua saúde. É preciso, inclusive, sempre consultar um veterinário e obter informações importantes, já que indicado é iniciar a vacinação desde a infância do animal.

Alimentação animal adequada

Para colaborar com a saúde animal, uma alimentação adequada também é importante. Um dos maiores erros de donos de animais, é oferecer comida humana, comida estragada, com alto teor de sódio, etc.

Lembrando que não somente os pets, como gato e cachorro, entram na lista. Tudo isso é válido para todos os animais que possuem tutores e dependem de cuidado médico, seja de forma permanente ou somente como acompanhamentos de rotina.

No entanto, mesmo quando o animal está com a saúde em dia, o ato de comer rapidamente pode oferecer sérios problemas digestivos. Por conta disso, para garantir maior saúde animal, é indicado utilizar pratos ou demais comedouros, que oferecem uma alimentação mais lenta.

Também é importante lembrar que animais que dormem fora de ambientes cobertos, como residências, precisam ter uma alimentação maior para gerar um nível de gordura que seja suficiente para aguentar as mudanças climáticas.

Para saber como proceder nesses casos, o mais indicado é entrar em contato com clínicas veterinárias e obter informações corretas e seguras.

Saúde animal

Roupas para animais

Muitas pessoas têm o costume de colocar roupas nos pets. Isso ocorre com muita frequência em temperaturas mais frias e que podem causar certo desconforto físico para o cão. Independente do tamanho do animal, as roupas devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas, sujas ou molhadas.

Até mesmo animais de porte grande, como vacas, cavalos, ovelhas, entre outros, devem receber plena atenção no que diz respeito às capas que geralmente utilizam em estações mais frias. Além disso, animais como cachorros, têm usado frequentemente sapatilhas específicas para cães.

Tais acessórios são de grande utilidade, principalmente para os animais que dormem fora de casa. No entanto, é preciso verificar, da mesma forma que as roupas, se o sapato do animal está úmido ou molhado.

Banhos

Os banhos são ótimos e colaboram de grande forma para a saúde animal. Afinal, um animal sujo e se o devido cuidado, pode desenvolver uma série de problemas de pele, bem como carrapatos, bernes, sangramentos, coceiras frequentes, etc.

Dessa maneira, os banhos devem ocorrer na frequência indicada pelo veterinário da família. Importante ressaltar também, que todos os produtos utilizados devem ser específicos para o tipo de pelo, porte e tipo do animal.

Shampoos para gatos, por exemplo, devem ser preferencialmente utilizados somente em gatos. O motivo é que, dependendo do animal e do seu tipo de pele, é grande a possibilidade de que ele desenvolva algum tipo de alergia, por exemplo.

O motivo disso é que os animais possuem estruturas diferentes entre si em todos os sentidos. Logo, a textura da pele e resistência também são características diferentes de um animal para outro. Por conta disso, um shampoo para cavalos, por exemplo, pode ser forte demais para ser usado em um cachorro.

Saúde animal

Cuidados com a saúde bucal

Um hábito que muitas pessoas ignoram, é o de sempre analisar como está a saúde bucal do animal. O motivo é que, como as pessoas ainda não possuem o hábito de escovar os dentes do pet, é muito comum que ele desenvolva tártaros severos e halitose.

Todos esses problemas podem até ser fáceis de resolver, mas também podem evoluir para doenças muito maiores. Por isso, consulte sempre um veterinário e peça informações sobre como prosseguir com a saúde bucal do animal.

Saúde animal é assunto sério

Para manter a qualidade na saúde dos animais, é preciso estar sempre em dia com consultas veterinários, procedimentos, vacinas, etc. Mesmo quando se trata de animais de fazenda e que possuem alguma finalidade comercial, é preciso ter grande atenção com essa questão.

Afinal, o bem-estar animal pode influenciar diretamente na sua qualidade de vida, do produto que oferece, entre outras características. Ademais, deixar o animal adoecer e somente depois tratá-lo, pode ser caracterizado como maus tratos.

Dessa forma, é preciso estar sempre um passo a frente e colaborar para a qualidade de vida e bem-estar do pet. Realizar ao menos um check-up veterinário completo por ano, com certeza será uma ótima forma de iniciar.

Além disso, qualquer comportamento estranho, pode ser um sinal de que a saúde animal pode estar comprometida e precisa urgentemente de atenção.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo