Soro de leite, subproduto do leite, pode ter várias utilidades

Inicio » Agronegócio » Soro de leite, subproduto do leite, pode ter várias utilidades
10/11/2020 Por
Soro de leite, subproduto do leite, pode ter várias utilidades

Soro de leite pode ser aproveitado de várias formas e em diversas receitas deliciosas. Rico em aminoácidos, o soro de leite tem vantajosas características para a saúde, muitas das quais a grande maioria dos consumidores ainda não sabe. De fabricação fácil, pode ser preparado em casa e ser utilizado em uma grande quantidade de receitas.

Além disso, o soro de leite também é uma forma eficaz de garantir o aproveitamento do alimento e utilizá-lo de forma inteligente. Logo, é um produto que garante altos níveis de satisfação para quem o consome e produz. Confira!

Soro de leite

O que é soro de leite?

Soro do leite é conhecido também como lacto-soro e se caracteriza por ser um ótimo subproduto. Trata-se de um líquido obtido a partir do processo de fabricação do queijo e também da caseína. Com uma colocação esverdeada ou amarelada, o soro possui aparência turva e sabor doce ou ácido.

Ademais, uma das maiores vantagens desse produto, é justamente a quantidade de aplicações que oferece. Ou seja, o soro pode ser utilizado para uma série de finalidades, indo desde o sorvete e bebida láctea, até o bolo.

Por conta da grande quantidade de benefícios que oferece, o seu valor nutritivo é altíssimo. Dessa forma, a proteína do soro do leite ser isolada e utilizada como uma forma de melhorar a energia do corpo humano, rendimento esportivo em atletas, sejam amadores ou profissionais.

É justamente por isso que é tão comum presenciar uma grande quantidade de pessoas que frequentam academias, fazendo a utilização de suplementos que possuam o soro do leite e todas as suas vitaminas na composição.

Os principais benefícios do soro do leite

Após entender melhor do que se trata e se descobrir a grande quantidade de utilizações que o produto oferece, os benefícios do soro do leite se tornam muito mais latentes e interessantes para que sejam consumidos. Grandes exemplos de tais benefícios, são:

  • Ganho de massa muscular;
  • Recuperação muscular;
  • Perda de peso;
  • Fortificação óssea;
  • Melhora do humor; entre outros.

Além disso, uma vantagem que é extremamente importante, é o aumento da imunidade. Isso, também, o soro do leite oferece de forma eficaz e rápida, desde que, logicamente, consumido de forma correta e consciente.

Por conta disso, produtos como o Whey Protein, que são ricos neste soro, devem ser consumidos somente com o acompanhamento nutricional de um profissional da área. Mesmo que seja indicado por instrutores de academia, é sempre indicado realizar uma consulta com um médico.

Soro de leite

Qual é a composição do soro do leite?

A composição do soro do leite sempre é muito questionada. Afinal, como possui diversos benefícios, as pessoas possuem grande interesse em saber de onde eles vêm. Dessa forma, o soro do leite possui a seguinte composição:

  • Proteína;
  • Lactose;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Zinco.

Como é possível notar, o soro do leite tem lactose. Infelizmente, isso pode ser altamente prejudicial para pessoas que apresentam certa intolerância. Por conta disso, não deve ser consumido por quem possui sensibilidade.

De qualquer forma, os nutrientes do soro do leite são altamente benéficos para as pessoas que possuem boa resistência à lactose, já que não causarão nenhum problema alérgico ao ponto de necessitar suspender o uso.

Para que serve o soro do leite?

Em diversas receitas, é possível realizar o aproveitamento do soro do leite. O motivo é que, descobrir para que serve o soro do leite, pode evitar uma grande quantidade de desperdícios, além de agregar uma série de benefícios que farão ótima diferença na saúde.

Ótimo para ser utilizado em receitas extremamente saborosas, como é o caso dos pães caseiros que são feitos a partir do soro. Essa é uma ótima forma de diminuir o desperdício do soro, que infelizmente ainda é extremamente alto, além de ser uma ótima possibilidade de evitar gastos frequentes com pães.

Algumas das receitas com soro do leite, também podem servir como uma ótima fonte de renda extra, já que o soro colabora para agregar diferencial no produto e deixá-lo com um sabor mais agradável.

Além do pão, também é ótimo para fazer a ricota cremosa, muito presente em dietas nutricionais e uma forma de substituir a margarina. No entanto, a bebida láctea feita com o soro do leite também é uma ótima ideia, já que imita muito bem a textura do iogurte.

É excelente para ser cozido e pode substituir o arroz, além de ser uma ótima alternativa para deixar grãos de molho, como feijão, lentilha, grão-de-bico, etc. No entanto, uma das mais criativas e melhores opções, é justamente adicionar um pouco de soro em batidas, justamente para oferecer maior fonte de vitaminas.

Soro de leite

Receita de pão de soro de leite

O pão sempre faz muito sucesso e é uma receita fácil de seguir. Para isso, é necessário:

  • 3 xícaras de soro;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 1 colher de sal a gosto;
  • ½ xícara de óleo;
  • 30 g de fermento;
  • 900g de farinha.

Para o preparo, basta bater todos os ingredientes em um liquidificador, com exceção da farinha. Em seguida, em uma tigela, coloque a massa e mistura com a farinha até que fique tudo homogêneo. Caso julgue necessário, pode-se separar a massa em duas formas.

Uma dica é colocar um pequeno pedaço da massa em um copo com água. Se a massa subir, significa que está pronto para assar. Logo, leve ao fogo médio por até 1 hora ou assim que perceber que o pão está assado. E muito importante cuidar o tempo que a receita vai ao fogo, pois isso influencia diretamente no resultado de sua aparência e sabor.

Essa é uma ótima receita para surpreender a todos, principalmente em um café da tarde em família. Além disso, também é uma forma surpreendentemente fácil de poupar uma grande quantidade de ingredientes, já que se utiliza do soro que possui uma quantidade considerável de vitaminas.

A vantagem é que, quanto mais soro tiver, maior será a quantidade de receitas que poderão ser feitas. Assim, o soro de leite é uma alternativa muito interessante e saborosa para quem procura aliar saúde e sabor em um só produto, além de também diminuir o desperdício alimentar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo