Sumagre é fruto de sabor marcante e ácido utilizado como tempero

Inicio » Agricultura » Sumagre é fruto de sabor marcante e ácido utilizado como tempero
08/02/2021 Por
Sumagre é fruto de sabor marcante e ácido utilizado como tempero

Por acaso você já ouviu falar sobre o sumagre? Calma, apesar do nome um pouco estranho, este ingrediente é largamente utilizado na culinária do Oriente Médio, com o objetivo de trazer uma maior acidez para os pratos.

Trata-se de uma iguaria bastante polêmica, uma vez que existem outras variedades de sumagre que apresentam substâncias tóxicas em sua composição, servindo apenas para a ornamentação.

  1. O que é sumagre?
  2. Como o sumagre é preparado?
  3. Sumagre na gastronomia
  4. Onde comprar sumagre?
  5. Como é o sabor do sumagre?
  6. Rhus coriaria
  7. Sumagre como substituto do limão
  8. Qual a diferença engtre sumagre e zaatar?
  9. Onde usar sumagre?
  10. Receitas com sumagre
  11. Benefícios do sumagre

sumagre

O que é sumagre?

Sumagre – também conhecido como sumac – é um fruto proveniente de uma planta arbustiva. Sua coloração é avermelhada, bem semelhante a cor dos tijolos. Entretanto, existem algumas variedades que apresentam uma cor mais forte, chegando ao roxo escuro. Geralmente estes frutos são secos, moídos e utilizados como tempero.

Como o sumagre é preparado?

Geralmente, após serem colhidos, os frutos do sumagre são deixados no sol para que possam secar. Geralmente este processo dura entre dois e quatro dias, e depois eles são processados para serem vendidos inteiros ou em pó. A seguir, confira as principais formas como a especiaria é comercializada no mercado.

  • Sumagre inteiro

Quando você comprar o fruto inteiro, o ideal é amassá-lo e deixá-lo de molho em um recipiente cheio de água. Depois de algumas horas, você deve retirá-los e espremê-los para extrair todo o seu suco. Então, você pode utilizá-lo em marinadas, ensopados e até mesmo para determinados tipos de molho.

  • Sumagre em pó

Quando o fruto é obtido em pó, o ideal é adicionar uma certa quantidade de sal para conservá-lo e realçar o seu sabor. Entretanto, não adianta exagerar pois assim ele pode perder a sua qualidade e durabilidade. Em alguns casos, o fabricante adiciona óleo de algodão para deixar a mistura mais escura e com uma textura úmida.

Sumagre na gastronomia

O sumagre chegou ao território brasileiro principalmente devido a culinária Síria, onde ele é empregado em diversos pratos. Além de conferir uma acidez saborosa aos pratos, ele ainda acrescenta uma charmosa coloração avermelhada ao prato, deixando-o mais chamativo.

Sua versão em pó pode ser pincelada em carnes antes delas serem grelhadas ou assadas. O mesmo pode ser feito em kebabs, um prato tradicional Sírio. Além disso, ele vai bem com frango, peixe e marisco, borrego ou ovelha, berinjela, grão-de-bico e lentilhas.

Além disso, sabe-se que ele pode atuar como substituto de outros temperos, como o limão e o vinagre por exemplo. Muitas vezes não queremos utilizar temperos líquidos em nossos alimentos, ainda mais quando falamos do limão, que pode desnaturar as proteínas das carnes, frangos e peixes. Assim, o sumagre tempero surge como uma excelente alternativa para dar um sabor especial ao prato.

sumagre

Onde comprar sumagre?

Se você ficou curioso com esta iguaria e deseja experimentá-la, o melhor local para comprar o sumagre são empórios árabes ou feiras a céu aberto. Nessas localidades ele pode ser encontrado a granel ou em sacos. Além disso, diversos sites também realizam a venda do produto online. Ele ainda pode ser achado até mesmo em restaurantes com especialidade na culinária árabe.

Como é o sabor do sumagre?

Costuma-se usar o sumagre para temperar saladas e molhos. Tal aplicação ocorre há muito tempo, desde quando foi descoberto pelos povos do mediterrâneo. A tradição se seguiu quando chegou no Oriente Médio e se manteve ao ganhar a Europa.

Contudo, qual o sabor desse fruto? Qual tempero adiciona às saladas, molhos e carnes? Em suma, qual é o tempero sumagre?

Considerando que um de seus apelidos na Alemanha seja “arbusto de vinagre” e se costuma usar sumagre no lugar de vinagre, certamente se trata de um produto ácido. Tem um gosto toleravelmente ácido, portanto, seu gosto está mais próximo ao azedo na escala de sabores.

Não surpreende o uso no lugar dos ingredientes citados, portanto. E seu uso certamente é mais frequente do que se possa imaginar em alguns países.

Culinárias de todos os cantos do planeta costumam ter algum ingrediente ácido para temperar os alimentos. Isso ocorre principalmente na Ásia e no Oriente. Nesses lugares, usa-se o sumagre da mesma forma que se usa o limão ou o suco de romã para interagir com outros alimentos. Em especial, os neutros e salgados.

Uma curiosidade é que, nessas regiões, também se usa o sumagre para fechar poros após limpeza de pele.

Rhus coriaria

Rhus coriaria é o nome científico da planta da qual se extrai o fruto sumagre. Ela pertence à família Anacardiaceae, o que significa que é uma espécie frutífera. É dessa família de plantas, por exemplo, que se originam a manga e o caju.

Essa espécie costuma exalar odor característico quando afligida por algum atrito. Além disso, tem madeira de boa qualidade. São plantas lenhosas com ramos glabros ou pilosos, folhas geralmente simples, pinadas ou compostas.

Suas flores estão divididas em 5 categorias:

  • Unissexuais;
  • Bissexuais;
  • Poligâmicas;
  • Diclamídeas;
  • Actinomorfas.

Muitas de suas substâncias, sem dúvida, têm utilidade industrial, principalmente para a indústria farmacêutica. Igualmente, conta com propriedades medicinais significativas.

Há, na Rhus coriaria, uma grande concentração de tanino, um pó extraído da planta com uso medicinal. As pessoas costumam aplicá-lo, principalmente, para reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular. Também se usa na tinturaria e curtumes.

A família botânica da Rhus coriaria tem 800 espécies distribuídas em 80 gêneros. No Brasil, há 57 espécies distribuídas em 14 gêneros.

A planta do sumagre costuma ser uma espécie muito presente em Portugal, principalmente na região de Portugal Continental. Também marca forte presença no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira.

Contudo, se encontra em maior quantidade na Ásia, além de continuar a ser muito popular no Oriente Médio.

Sumagre como substituto do limão

Como informado anteriormente, o tempero sumagre pode substituir o limão em alguns pratos.

No entanto, basta fazer uma simples substituição de limão por sumagre? Isto é, tolera-se a adição da mesma quantidade, por exemplo?

Naturalmente, todas as frutas, por mais parecidas que sejam, têm suas particularidades e por isso devem receber tratamento diferente em determinadas ocasiões. Com o sumagre, não é diferente.

Tempero parecido com limão, tem suas próprias características. Se não forem respeitadas, proporciona uma má experiência.

Por isso, antes de simplesmente adicionar o sumagre no lugar do limão, sempre tenha em mãos uma receita para evitar contratempos.

Veja abaixo, na prática, como usar o sumagre no lugar do limão em uma sala com iogurte.

Os ingredientes para essa receita são:

  • Duas (02) folhas de alface-crespa;
  • Duas (02) folhas de alface-roxa;
  • Oito (08) folhas de miniagrião;
  • Uma (01) colher de sopa de amêndoas descascadas;
  • Uma (01) colher de sopa de castanha-do-pará;
  • Duas (02) colheres de sopa de uvas-passas pretas;
  • Uma (01) colher de sopa de castanha-de-caju;
  • Uma (01) colher de sopa de cebolinha;
  • Meio (½) pepino japonês;
  • Uma (01) colher de sopa de hortelã;
  • Uma (01) colher de sopa de sumagre.

Para o molho:

  • Uma (01) colher de sopa de azeite;
  • Duas (02) colheres de iogurte desnatado.

Corte o pepino na metade e depois fatie em meia lua. Tempere usando o iogurte e o sal.

Após, misture o pepino com as castanhas, uvas-passas, amêndoas e hortelã. Misture também a cebola picada e o molho de iogurte.

Com as alfaces, monte uma cama de folhas. Ponha a mistura sobre ela. Por fim, ponha as folhas de miniagrião e salpique o sumagre no prato.

sumagre

Qual a diferença entre sumagre e zaatar?

Uma “pegadinha” com sumagre, sem dúvida, tem a ver com zaatar. Muita gente pensa que se tratam da mesma coisa, ou seja, que são sinônimos para um mesmo tempero. Contudo, a banda não toca bem assim.

Em primeiro lugar, para explicar a questão, o que é zaatar?

Afinal, já sabemos o que é sumagre, mas vamos relembrar para entender as diferenças entre os temperos.

Sumagre é um fruto cítrico, vermelho, com gosto azedo.

Mas e zaatar?

Zaatar, também conhecido como zátar, é uma mistura de condimentos de origem árabe. Os condimentos usados para o seu preparo normalmente contam com orégano, tomilho, manjerona, gergelim torrado, coentro, sal e… sumagre.

Certamente, essa é uma informação capital para entendermos a tal da pegadinha.

Sumare é usado como tempero e também muito popular na cultura árabe. Zaatar também se trata de um tempero e tem gosto parecido com sumagre, principalmente por ter o fruto na sua mistura.

Portanto, apesar das semelhanças, sumagre e zaatar não são a mesma coisa. No zaatar, há mais ingredientes. Já o fruto azedo se usa como principal e único ingrediente.

Em resumo:

  • Sumagre é um tempero derivado de um único fruto;
  • Zaatar é uma mistura de vários temperos, incluindo o sumagre.

Onde usar sumagre?

Sim, já adiantamos em parte. Usa-se sumagre para temperar saladas, molhos, etc. Mas, o que seria exatamente o “etc”?

Certamente, seu uso não se restringe a apenas molhos e saladas. Assim como o limão, está presente em muitos pratos para acrescentar um sabor especial.

Por exemplo, usa-se sumagre para temperar acelga recheada. Tabule é outro dos pratos onde se costuma aplicar esse fruto azedo.

Também se usa sumagre combinado com outros ingredientes. Uma mistura comum envolve iogurte e ervas. Essa mistura proporciona um sabor leve e refrescante.

Frango assado é também uma das opções de prato que podem receber tempero de sumagre. A receita tradicional faz uso de pimenta, sal e sumagre misturado com iogurte por cima do frango.

Além de ir bem com frango, o tempero também se harmoniza com peixe, marisco, berinjela, borrego, lentilhas e grão-de-bico.

Nos peixes, o sumagre ainda gera uma vantagem que o limão e o vinagre não conseguem fornecer.

O ácido do limão, em algumas receitas de peixe, desnatura ou pré-cozinha as proteínas da carne. Fato que, certamente, não ocorre ao se usar o sumagre como alternativa de tempero cítrico.

Receitas com sumagre

Como pudemos observar até o momento, o sumagre é um tempero realmente versátil. Seu sabor ácido/azedo permite emprestar nuances diferenciadas e interessantes para uma série de pratos.

Sendo assim, há realmente uma infinidade de receitas com sumagre. Caso você esteja interessado em provar o seu sabor, alguns pratos podem servir de inspiração para a sua empreitada.

Algumas das receitas mais populares com sumagre são:

  • Salada de berinjela;
  • Peixe cozido com tomate;
  • Frango assado no forno;
  • Molho de tahine: preparado com alho, sal, salsa picada e suco de limão;
  • Kebab: carne moída ou cortada, frutos do mar com frutas e legumes assados na grelha ou na brasa;
  • Homus: pasta árabe de grão de bico;
  • Musakhan: prato que mistura frango assado com pimenta Jamaica, cebola e pinhole servidos em pão pita – sem dúvida, um dos pratos mais populares da Palestina;
  • Lahmajoun: pedaço de massa fino e redondo que recebe recheio de carne de vaca picada. Também inclui legumes picados e ervas como tomates, cebolas e salsinhas. Além disso, tem canela, páprica e cominho.

sumagre

Benefícios do sumagre

O sumagre tem várias aplicações úteis na sociedade atual, mas, sem dúvida, a que mais se destaca é o uso medicinal.

Os benefícios que suas propriedades geram ao bem-estar humano são numerosos. Aliás, motivo mais do que suficiente para merecer investimentos e produções em larga escala de medicamentos baseados em seu princípio ativo.

Da proteção ao fígado à prevenção de infecções, veja a lista de benefícios que o consumo do fruto azedo pode trazer:

  • Previne infecções: sabe-se que há, no fruto, substâncias ricas que causam efeito preventivo em infecções no corpo. Por isso, se trata de um fruto indicado para tratar de várias doenças inflamatórias, além de febre e bronquite;
  • Protege a pele: além de substâncias anti-inflamatórias, o sumagre também tem propriedades antimicrobianas. Consequentemente, é um ótimo recurso para lidar com problemas de pele e para acelerar cicatrização de ferimentos;
  • Protege o coração: por garantir proteção ao fígado, naturalmente se coloca entre os frutos que ajudam a proteger o coração. No entanto, seu benefício ao músculo cardíaco não se limitam a isso. Ele também ajuda a prevenir a obesidade e diabetes, consequentemente, evitando mais sobrecarga ao coração;
  • Protege o fígado: sem dúvida, o fígado é a principal causa de doenças hepáticas e cardíacas. Dentre essas doenças, certamente se destaca a hepatite e o colesterol alto. O consumo do fruto é um ótimo aliado para combater esses problemas. Mais detalhes sobre esse benefício serão apresentados a seguir.

Sumagre é bom para o fígado

Como informado, o fruto de sabor azedo tem propriedades que colaboram para a proteção do fígado. O órgão é fonte de doenças graves, como as hepáticas e cardíacas.

No entanto, o que faz do fruto um importante aliado para prevenir tais tipos de doenças?

Uma das principais causas de seus benefícios ao fígado, sem dúvida, se trata do fato de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Foi essa a conclusão de alguns estudos sobre os efeitos do extrato de sumagre no organismo humano.

Aliás, notou-se que, nesse sentido de proteção ao fígado, uma combinação interessante e poderosa envolve a mistura de salada de cebola com sumagre.

O tempero, além de ficar apetitoso, também provoca efeito antipirético extremamente benéfico para o fígado.

Conta ainda que, por ajudar a reduzir a obesidade, o alto nível de açúcar no sangue, também conhecido como hiperglicemia e diabetes, acaba aliviando a carga do fígado. Afinal, quanto menos gordura, açúcar e outros elementos potencialmente nocivos o órgão precisar lidar, menores serão os riscos de vir a desenvolver transtornos sérios.

Sumagre é bom para a saúde do cérebro

Outro benefício causado pelo fruto da Rhus coriaria são os efeitos positivos à saúde do cérebro. Isto porque o sumagre contém ômega-3 – aliás, em boa quantidade.

O cérebro humano é composto em grande parte por ômega-3. A ausência desse nutriente fundamental, portanto, certamente não gera boas consequências.

Alimentos que contenham ômega-3 em boa quantidade, sem dúvida, acabam beneficiando o desenvolvimento e proteção do órgão tão fundamental para a sobrevivência humana.

Outra característica que colabora para a saúde do cérebro é a capacidade de regeneração e desenvolvimento celular. O poder cicatrizante e anti-inflamatório ajuda a acelerar tanto a regeneração de tecidos como a evolução celular.

sumagre

Sumagre tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater inflamações

Anteriormente, demos uma prévia a respeito desse benefício, ou seja, o combate à inflamações. Agora, daremos mais detalhes explicando os fatores, os elementos capazes de propiciar esse bem.

Sem dúvida, o principal elemento para o combate às inflamações são os chamados anti-inflamatórios. São substâncias analgésicas que combatem a inflamação de tecidos. Sempre lembrando que menos inflamação é o mesmo que menos dor.

Portanto, para lidar com dores no corpo, alimentos como sumagre são os mais indicados.

Um novo aspecto a se ressaltar sobre o fruto trata de seus efeitos antioxidantes. O principal benefício dos efeitos antioxidantes está no combate aos radicais livres.

Classificam-se como radicais livres células mal formadas no organismo. Essas células, no esforço de tentar fazer as funções para as quais são programadas, acabam se conectando às células normais para se completarem.

No entanto, tal junção não é viável e impede as células padrão (saudáveis) de desempenharem corretamente as suas funções. E os radicais livres também não conseguem fazer com êxito as tarefas que se propõem.

Consequentemente, o resultado é a geração de distúrbios que provocam envelhecimento precoce de pele e até eclosão de cânceres. Portanto, sem dúvida, o consumo de sumagre ajuda a reduzir bastante os riscos de transtornos dessa ordem.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo