Sumagre é fruto de sabor marcante e ácido utilizada como tempero

Inicio » Agricultura » Sumagre é fruto de sabor marcante e ácido utilizada como tempero
06/09/2019 Por
Sumagre é fruto de sabor marcante e ácido utilizada como tempero

Sumagre é um excelente tempero de variações que podem ser tóxicas e exigem cuidado

Por acaso você já ouviu falar sobre o sumagre? Calma, apesar do nome um pouco estranho, este ingrediente é largamente utilizado na culinária do Oriente Médio, com o objetivo de trazer uma maior acidez para os pratos.

Trata-se de uma iguaria bastante polêmica, uma vez que existem outras variedades de sumagre que apresentam substâncias tóxicas em sua composição, servindo apenas para a ornamentação.

Sumagre

O que é sumagre?

Sumagre – também conhecido como sumac – é um fruto proveniente de uma planta arbustiva. Sua coloração é avermelhada, bem semelhante a cor dos tijolos. Entretanto, existem algumas variedades que apresentam uma cor mais forte, chegando ao roxo escuro. Geralmente estes frutos são secos, moídos e utilizados como tempero.

Como o sumagre é preparado?

Geralmente, após serem colhidas, as frutas do sumagre são deixadas no sol para que possam secar. Geralmente este processo dura entre dois e quatro dias, e depois elas são processadas para serem vendidas inteiras ou em pó. A seguir, confira as principais formas como a especiaria é comercializada no mercado.

  • Sumagre inteiro

Quando a fruta é comprada inteira, o ideal é amassá-la em um deixá-la de molho em um recipiente cheio de água. Depois de algumas horas, elas devem ser retiradas e espremidas para que todo o seu suco possa ser extraído. Este pode ser utilizado em marinadas, ensopados e até mesmo para determinados tipos de molho.

  • Sumagre em pó

Quando o fruto é obtido em pó, o ideal é adicionar uma certa quantidade de sal para conservá-lo e realçar o seu sabor. Entretanto, não adianta exagerar pois assim ele pode perder a sua qualidade e durabilidade. Em alguns casos, o fabricante adiciona óleo de algodão para deixar a mistura mais escura e com uma textura úmida.

Sumagre na gastronomia

O sumagre chegou ao território brasileiro principalmente devido a culinária Síria, onde ele é empregado em diversos pratos. Além de conferir uma acidez saborosa aos pratos, ele ainda acrescenta uma charmosa coloração avermelhada ao prato, deixando-o mais chamativo.

Sumagre

Sua versão em pó pode ser pincelada em carnes antes delas serem grelhadas ou assadas. O mesmo pode ser feito em kebabs, um prato tradicional Sírio. Além disso, ele vai bem com frango, peixe e marisco, borrego ou ovelha, berinjela, grão-de-bico e lentilhas.

Além disso, sabe-se que ele pode atuar como substituto de outros temperos, como o limão e o vinagre por exemplo. Muitas vezes não queremos utilizar temperos líquidos em nossos alimentos, ainda mais quando falamos do limão, que pode desnaturar as proteínas das carnes, frangos e peixes. Assim, o sumagre tempero surge como uma excelente alternativa para dar um sabor especial ao prato.

Onde comprar sumagre?

Se você ficou curioso com esta iguaria e deseja experimentá-la, o melhor local para comprar o sumagre são empórios árabes ou feiras a céu aberto. Nessas localidades ele pode ser encontrado a granel ou em sacos. Além disso, diversos sites também realizam a venda do produto online. Ele ainda pode ser achado até mesmo em restaurantes com especialidade na culinária árabe.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo