7 tipos de abóbora populares, nutritivos e cheios de benefícios

Inicio » Agricultura » 7 tipos de abóbora populares, nutritivos e cheios de benefícios
03/12/2019 Por
7 tipos de abóbora populares, nutritivos e cheios de benefícios

Os tipos de abóbora garantem alimentação nutritiva e benefícios para a economia

Conhecido por ser um alimento extremamente nutritivo, a abóbora não reúne muitas calorias e apresenta diversas vitaminas e minerais em sua composição. E para atender uma série de receitas diferentes, existem muitos tipos de abóbora.

Este fruto pode ser aplicado na preparação de muitos pratos, como é o caso das sopas, das sobremesas e dos pratos principais. Conheça os tipos de abóbora para saber qual mais se encaixa com o que você precisa!

tipos de abóbora

O que é abóbora?

Abóbora é um fruto que faz parte da família dos cucurbitáceos. É este grupo de alimentos que também reúne o pepino, a melancia e o melão.

Dentro da sua composição, há uma série de carboidratos fundamentais para o bom funcionamento do corpo, assim como elementos que deixam o organismo saciado por um longo período.

Outros elementos também merecem ser destacado na composição dos benefícios da abóbora, como é o caso do magnésio, das proteínas, da vitamina C, do cálcio, do manganês, do zinco e do ferro. As fibras também aparecem como protagonistas, principalmente para regular o sistema digestivo.

São diversos os tipos de abóbora, que se separam por espécies. Mas por conta da grande quantidade de nomes populares, as identificações se confundem e muitas vezes atrapalham na busca por uma abóbora específica. Apesar das similaridades, é importante escolher o tipo certo para cada receita.

tipos de abóbora

Abóbora na economia

Em plantações que contam com solo fértil e excelentes condições climáticas, o cultivo da abóbora traz resultados extremamente positivos. Assim, por haver uma demanda intensa no mercado, a rentabilidade é alta e a possibilidade de exportação também é sempre constante.

Segundo pesquisas realizadas pelo Distrito Federal, é possível manter uma produção de abóbora japonesa com aproximadamente R$ 10 mil, contando com todos os serviços e insumos. É possível triplicar este valor na sequência, independente do repasse ser ao mercado interno ou externo.

Tipos de abóbora

Entre os tipos de abóbora, vamos destacar em seguida os mais conhecidos.

A espécie Cucurbita maxima conta com polpa alaranjada ou amarelada, contendo uma textura granulosa e ligeiramente mais firme.

A abóbora cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, conta com tamanho médio e uma casca mais áspera, chegando próximo ao tom verde-escuro.

A hokkaido é um pouco mais adocicada, contando com um formato mais arredondado e uma casca predominantemente laranja e vermelha.

A Curcubita moschada, por sua vez, traz uma polpa mais alaranjada e amarelada, textura fibrosa e levemente granulosa.

tipos de abóbora

Tipicamente brasileira, a chamada abóbora seca (também conhecida como abóbora de pescoço) é um dos tipos de abóbora de tamanho maior, possuindo uma casca verde mais escura com listras laranjas. Mas, por dentro, esta espécie também apresenta o laranja predominante.

Com casca verde e listras de tom creme, a abóbora paulista também faz sucesso no Brasil. O sabor é mais doce e a cor interna também é alaranjada, semelhante ao que acontece com a espécie seca.

Por fim, a abóbora “bolota” têm uma casca dura em gomos, com coloração que varia entre verde, amarelo e branco. Gostou de saber mais sobre os tipos de abóbora? Agora é descobrir o seu favorito para buscar pelas receitas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo