A produção de diferentes tipos de milho superou 90 milhões de toneladas no Brasil, na temporada 2018/2019
É muito comum no Brasil o consumo de vários tipos de milho, mas sem dúvida se destacam o milho cozido e o milho de pipoca. O cozido certamente tem seu pico de alta durante as festividades de meio de ano onde seu consumo é muito popular. Já o milho de pipoca virou um hábito enraizado, não só no Brasil, principalmente durante a transmissão de espetáculos.
Os diferentes tipos de milho apresentam diferenças não só no aspecto dos grãos, mas também nas propriedades. Alguns milhos são indicados para a alimentação animal, enquanto outros para consumo in natura.
O que é milho?
Milho é um cereal proveniente da espécie de planta chamada Zeamays. Os grãos do cereal são do tamanho de uma ervilha e ficam dispostos em fileiras de espigas. Acredita-se que tenha se originado na América Central e que é cultivado desde os tempos pré-colombianos.
É a segunda maior cultura do mundo e com certeza um dos alimentos mais consumidos do planeta. Isso se explica porque não é consumido apenas por humanos, mas é um cereal muito utilizado para a alimentação de animais.
Tipos de milho
Há diferentes tipos de milho e cada um apresenta aspectos e qualidades nutricionais únicas. Abaixo você confere os principais tipos de milhos e suas propriedades.
1. Milho de pipoca
Sem dúvida, um dos tipos de milho mais populares. O seu grão é duro, miúdo e em forma de gota. O aspecto do milho de pipoca é de cor laranja, pendendo para o amarelo. Pode ser preparado como pipoca doce ou salgada.
É rico em vitaminas, principalmente do complexo B, manganês e fibras. Essa composição faz desse tipo de milho um dos mais ricos em antioxidantes, mais ainda do que muitas frutas e vegetais.
2. Milho doce
Outros dos tipos de milho populares. O milho doce, como o próprio nome já deixa dica, é um grão adocicado e de fácil digestão. Seu formato é arredondado e chato, e a cor do grão é amarela.
É rico em aminoácidos, vitaminas A, E e B e também sais minerais.
3. Milho verde
O grão do milho verde é dentado e amarelo, além de ser uniforme. As espigas são longas e cilíndricas e o sabugo é fino e claro.
Dentre os tipos de milho, o milho verde é o que contém mais vitaminas, principalmente ácido fólico, vitamina B6 e niacina.
4. Milho branco
O milho branco é o milho usado para se fazer canjica. É comumente misturado com outros ingredientes como leite, coco, leite condensado, leite de coco e açúcar.
Esse tipo de milho é rico em ácido fólico, carboidratos, fibras e proteínas. Também é rico em vitaminas do complexo B.
5. Milho dentado
O milho dentado tem grãos firmes e com bordas duras. É o mais produzido do mundo e usado para alimentação animal, principalmente de gado. Costuma-se usá-lo para o preparo de xaropes e álcool.
Integra o grupo de tipos de milho cujo grão é de forma de dente e sua cor é de amarelo pendendo para o alaranjado.