Tipos de pimenta são muito variados e têm ardências distintas

Inicio » Agricultura » Tipos de pimenta são muito variados e têm ardências distintas
08/12/2020 Por
Tipos de pimenta são muito variados e têm ardências distintas

Tipos de pimenta podem variar em diversos aspectos. Os tipos de pimenta são conhecidos por ter características bem distintas entre si. Até mesmo a questão da ardência pode mudar dependendo da escala em que estão posicionadas. O consumo do alimento é alto e muito popular.

Além disso, os tipos de pimenta são conhecidos por resultarem em ótimos molhos e agregarem um sabor a mais para a receita. Ainda assim, precisam ser consumidas com cuidado para evitar problemas gástricos e digestivos.

Tipos de pimenta

O que são tipos de pimenta?

São muito utilizados em uma série de receitas e possuem características bem distintas entre si. Entre tais características, o grau de ardência também pode mudar, já que as pimentas são classificadas de forma diferente.

Pimenta para perda de peso

A grande maioria dos tipos de pimenta colabora para a perda de peso. Porém, é válido ressaltar que nenhum alimento causa esse efeito sem o devido cuidado da própria pessoa. Dessa forma, o consumo da pimenta, aliado a uma alimentação balanceada e atividades físicas, colaborará para a perda de peso.

Além disso, a pimenta também tem o poder de transformar a temperatura corporal e fazer com que o corpo queime a gordura para compensar o gasto energético.

Tipos de pimenta

Como os tipos são muito variados, é comum encontrar características muito diferentes. Desde o sabor, acidez, tamanho e formato, é possível ressaltar características diferentes de um tipo para outro.

Como muitas pessoas se perguntam quais são os tipos de pimenta, as mais indicadas e utilizadas são:

Bhut jolokia

Considerada uma das mais fortes pimentas do mundo, a pimenta Bhut jolokia causa uma sensação extrema de queimação, fazendo com que o indivíduo sinta uma profunda pressão interna, excesso de calor, dor e, em alguns casos, falta de ar.

Por conta disso, precisa ser consumida com cuidado, já que pode causar algum tipo de reação digestiva. No entanto, quando consumida de maneira adequada e em pouquíssimas quantidades, permite um sabor picante, porém, agradável.

Além disso, a Bhut jolokia amarela está entre os tipos de pimenta amarela com maior sabor e ardência.

Pimenta biquinho

A pimenta biquinho é uma das mais suaves e deliciosas. Muito utilizada como uma forma de decoração, é suave e pode ser ingerida pura, como um aperitivo. Ademais, fica perfeita para acompanhar a carne de panela, saladas ou salada de maionese.

Entre os tipos de pimenta, é a mais adequada para o preparo de geleias e demais doces, já que não tem picância e pode agregar diferencial ao alimento. Entre todos os tipos de pimenta biquinho, é a que mais se destaca.

Dentro do mesmo estilo, há também a pimenta rosa, que é muito utilizada para finalidades semelhantes à pimenta biquinho.

Tipos de pimenta

Pimenta caiena ou cayena

Considerada um dos mais fortes tipos de pimenta, a pimenta caiena é fruto da mistura entre a pimenta malagueta, dedo de moça e chifre de veado. Nela, a ardência também é muito forte, mas menor que a Bhut jolokia.

Por conta do sabor intenso, é uma das pimentas preferidas na cozinha mexicana, sendo conhecida como um dos principais tipos de pimenta mexicana, e também na cozinha tailandesa, além de ser ótima para temperar frangos, principalmente se a intenção for fritá-los. Entre os tipos de pimenta ardida, a caiena ocupa uma ótima posição.

Pimenta calabresa

Em suma, a pimenta calabresa não é uma espécie presente entre os tipos de pimenta. Na verdade, ela é somente uma variação de como é consumida. Por conta disso, se apresenta em versão seca e moída.

Ademais, é muito consumida em território brasileiro, principalmente para feijoadas, tempero de molhos, carnes e demais receitas. Em geral, a pimenta calabresa pode ser feita com qualquer pimenta. No entanto, o resultado pode ser bem mais picante do que o imaginado.

Pimenta de cheiro

A pimenta de cheiro é extremamente conhecida na Bahia. Além disso, é muito conhecida pelo aroma fortíssimo e a picância, que é de leve à moderada. Isso faz com que seja agradável de consumir e muito procurada, também, para a realização de pratos típicos do Nordeste.

É possível encontrar alguns diferentes tipos de pimenta de cheiro, como a amarela e a verde.

Pimenta dedo de moça

Sendo, com certeza, uma das pimentas brasileiras mais conhecidas, seja no Brasil ou no exterior, a pimenta dedo de moça pode ser encontrada em diversas formas, como:

  • Molho;
  • Desidratada;
  • Moída;
  • Em conserva;
  • In natura.

Entre outras formas em que é disponibilizada no mercado, é muito recomendada para o preparo de molhos e carnes, bem como comidas com um teor maior de gordura, como o brodo. A dedo de moça também é a pimenta mais utilizada para o preparo de doces e chocolates.

A dedo de moça tem uma aparência muito semelhante à pimenta malagueta e aos tipos de pimenta cumari. No entanto, a malagueta é um dos tipos de pimenta vermelha mais fortes, já vem diretamente da Angola e lá é cultivada de forma a ser extremamente forte.

Tipos de pimenta

Pimenta do reino

A pimenta do reino é a pimenta mais querida da culinária, tanto nacional quanto internacional. Tanto a pimenta do reino preta quanto a pimenta do reino branca possuem um sabor equilibrado e harmonizado, fazendo com que o sabor da comida fique no ponto.

No entanto, a pimenta branca é mais forte, ainda mais quando apresentada em pó. Por isso, pode ser o ideal para molhos e carnes. De todos os tipos de pimenta preta, a pimenta do reino é uma das mais conhecidas, mas não tão forte quando a Bhut jolokia chocolate.

Pimenta jalapeño

Entre os tipos de pimenta jalapeño, a pimenta jalapeño tradicional é uma das mais fortes. Por conta da sua composição, é muito utilizada em tacos e burritos, ou comidas com acentuação do azeite e sal. Além disso, pode substituir perfeitamente o molho picante quando apresentada em sua versão seca e desidratada.

Demais tipos de pimentas

Por ser um alimento altamente consumido, os tipos de pimenta podem ser encontrados em diversos tipos, como os tipos de pimenta roxa, que são conhecidas por serem pimentas de jardim, ou os tipos de pimenta verde, que muitas vezes são mais fortes que as amarelas. Dessa forma, basta experimentar para encontrar a preferida.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo