Pomelo é fruta de tamanho imponente que ajuda o sistema imunológico

Inicio » Agricultura » Pomelo é fruta de tamanho imponente que ajuda o sistema imunológico
19/06/2019 Por
Pomelo é fruta de tamanho imponente que ajuda o sistema imunológico

O pomelo é uma fruta que surpreende pelo tamanho. Para se ter uma ideia, uma unidade pode pesar até 2 quilos! Também conhecida como laranja natal ou cimboa, a fruta, assim como a laranja e o limão, é uma variedade cítrica. No entanto, tem sabor menos doce que o da laranja e mais amargo e menos ácido que do limão.

O pomelo é uma planta originária da Ásia, que só chegou ao Brasil bem recentemente, em 2011, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Essa fruta, embora tenha sido introduzida por aqui há pouco tempo, se adaptou bem ao país. Isso porque a espécie se adequa a diferentes temperaturas e pode, inclusive, ser plantada no quintal de casa.

  1. O que é pomelo?
  2. Como plantar pomelo?
  3. Curiosidades sobre o pomelo
  4. Receitas com pomelo
  5. Benefícios do pomelo
  6. Tipos de pomelo
  7. Doce de pomelo
  8. Propriedades do pomelo
  9. Contraindicações do consumo de pomelo
  10. Como se come pomelo?
  11. Onde comprar pomelo?
  12. Cultivo de pomelo
  13. Produtividade do pomelo
  14. Para que serve o pomelo?
  15. Versatilidade da fruta pomelo

Pomelo

O que é o pomelo?

O pomelo é a maior fruta cítrica que existe. Parecida com a laranja e a toranja, essa variedade possui algumas características que a tornam única, além do seu tamanho imponente, é claro. Devido a presença de um elemento chamado carotenóide em sua composição, a polpa desta fruta pode apresentar diversas cores.

O carotenóide, em suma, é um antioxidante que combate os radicais livres que causam doenças. Quanto maior a concentração do nutriente, mais escura é a polpa da futa. Suas tonalidades podem variar entre roxo, vermelho, amarelo e laranja.

Além disso, outra diferença é quanto a presença de sementes. O pomelo é ainda conhecido por apresentar certa acidez e um aroma característico muito agradável.

Entre as variedades da fruta se destacam, entre outras, a Marsh Seedless, de polpa branca e sem sementes, a Ducan, que apresenta polpa esbranquiçada e com sementes, e a Ruby Red, variedade de polpa avermelhada.

África do Sul, Argentina, Estados Unidos e Israel se encontram entre os maiores produtores deste fruto. No Brasil, contudo, o estado de São Paulo é o maior produtor. Embora a fruta se desenvolva em qualquer clima, a produção, em geral, é concentrada entre os meses de maio e agosto.

Como plantar pomelo?

O pomelo é um fruto fácil de cultivar, no entanto, caso pretenda cultivar essa variedade, algumas condições são necessárias para o seu bom desenvolvimento.

Essa planta se desenvolve bem em climas tropicais, em locais com boas luminosidade e irrigação constante, principalmente na seca. Em relação ao solo, o ideal são os mais arenosos e de pH neutro.

A época ideal para iniciar o plantio é durante a estação chuvosa, sendo que o cultivo pode ser feito por meio da propagação de semente ou da plantação de mudas de pomelo.

Uma curiosidade sobre esta árvore é que ela demora de 6 a 8 anos para começar a produzir. Então, se for investir neste cultivo, é preciso ter bastante paciência! Variar a criação com outras culturas de produção mais acelerada, portanto, é recomendável.

Curiosidades sobre o pomelo

O pomelo pode ser facilmente confundido com a toranja ou grapefruit com o nome em inglês. Mas o que poucos sabem, é que o cruzamento entre a fruta e a laranja deu origem ao fruto híbrido conhecido como toranja.

Confira outras curiosidades:

  • Suas flores podem ser utilizadas na criação de novos aromas da indústria da perfumaria;
  • Quando descoberto pelo capitão Shaddock foi apelidado com este nome;
  • As folhas e a casca dessa fruta são cozidas e utilizadas na China para limpeza do corpo e proteção contra maus espíritos;
  • Sua casca grossa, espessa e esponjosa é facilmente descascada;
  • Sua casca pode ainda ser cristalizada para produzir marmeladas ou ainda para consumir com chocolate.

Receitas com pomelo

Confira uma deliciosa receita de bolinho de pomelo. Esta receita é um pouco demorada, vale alertar. No entanto, tem um sabor único e delicioso.

Pomelo

Bolinho de pomelo com alecrim

Para esta receita de três etapas, utilize:

Bolinhos:

  • 2 ovos caipira
  • 110g de manteiga
  • ½ pomelo descascado
  • ½ laranja descascada
  • 1 xíc. de farinha de trigo
  • ½ xíc. de açúcar
  • Ramo de alecrim
  • 1 colher (sopa) de cointreau
  • 1 colher (sopa) de fermento

Calda 1

  • Suco de um pomelo e suco de uma laranja
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Calda 2

  • Suco de 1 pomelo
  • 1 xíc. de açúcar confeiteiro

O preparo também será realizado em três etapas. Primeiramente, bata os ovos, açúcar e manteiga na batedeira por 10 min. Em seguida, coloque o cointreau. No liquidificador, bata as polpa da fruta e a de laranja com o alecrim. Junte com a primeira mistura, continue batendo em velocidade baixa e aos poucos, coloque farinha e fermento. Leve ao forno a 180 graus e asse por uns 45 minutos e distribua em pequenas formas.

A segunda etapa é preparar a calda. Para isso, misture suco de pomelo com o de laranja e as colheres de açúcar e deixe ferver por uns 15 min. Enquanto isso, faça furinhos no bolo para que possa jogar a calda.

Para a segunda calda, mexa o que sobrou do suco com o açúcar confeiteiro e derrame sobre os bolinhos. Mas, deixe um pouco desta deliciosa calda guardada para servir como acompanhamento. Leve o bolo a geladeira por uma hora e depois sirva.

Benefícios do pomelo

Devido a riqueza de nutrientes presentes na fruta, o pomelo é indicado para diversos fins que podem ser conferidos na lista a seguir:

  • Assim como a laranja, colabora com o sistema imunológico, graças a presença significativa de vitamina C em sua composição;
  • Devido a presença de vitamina C, essa fruta é também um excelente antioxidante;
  • Diminui as ações de radicais livres que causam o envelhecimento da pele;
  • Auxilia no sistema digestivo e trato intestinal, devido a presença de fibras;
  • Graças a presença da enzima carnitina palmitoyltransferase, auxilia na queima de gordura;
  • Rico em potássio, ajuda a prevenir dores e mal estares que atinjam os músculos, além de fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose;
  • Auxilia no combate as doenças que afetam a pele e ao câncer de próstata devido a presença do licopeno;
  • Ajuda a reduzir os índices de colesterol devido a presença de pectina. Esta substância protege e auxilia o trabalho do intestino e ajuda a prevenir o câncer de cólon e a reduzir os índices de colesterol no sangue.

Além de todos os benefícios listados, o pomelo alivia ainda as cólicas menstruais e auxilia na perda de peso, pois acelera o metabolismo. Fora isso, é um aliado no combate a anemia, ajuda a fortalecer os dentes e regularizar tantos os índices de hipertensão quanto a pressão baixa.

Pomelo

Tipos de pomelo

Os tipos dessa fruta variam e possuem a coloração como a principal diferença. O pomelo rosa e o pomelo rosado são os mais parecidos com a toranja, o que muitas vezes faz com que as pessoas chamem a fruta de pomelo grapefruit.

No entanto, como mencionado anteriormente, a toranja e o pomelo são frutas diferentes, apesar de serem parecidas.

Além disso, essa variação de rosa, rosado ou alaranjado indica a quantidade de carotenóides presente na fruta. Ou seja, se você deseja consumir maior quantidade dessa substância que faz tão bem à saúde, o ideal é procurar tipos de pomelo que tenham coloração mais puxada para o arroxeado.

Doce de pomelo

A fruta pomelo pode fazer uma série de doces, além do bolinho mencionado mais acima. O doce de pomelo é uma alternativa muito saborosa para o consumo dessa fruta, porém uma das melhores receitas precisa de uma preparação mais detalhada.

Primeiro de tudo, é preciso um pomelo, água, açúcar, canela e cravo em pau a gosto. Para começar a preparar, você raspa toda a casca da fruta até que fique somente a parte branca aparecendo.

Depois disso, é hora de retirar todos os gomos. Nesse doce de pomelo, a casca da fruta é a parte utilizada. Por isso, para não colocar fora os gomos, você pode comer ou utilizar para alguma outra receita.

Com somente a casca em mãos, você precisar cortar em pedaços e colocar em uma panela com água. Use a quantidade de água que seja suficiente para que as cascas fiquem completamente cobertas.

Mas, não é só isso. Veja, em seguida, mais detalhes sobre como fazer doce de pomelo.

  • Como fazer doce de pomelo?

As cascas precisam ficar em água por 9 dias, de forma que todos os dias você precisa trocar a água. Depois que os dias passarem, chegou a hora de coar e descartar a água.

Agora você precisa medir a quantidade de pomelo. Mas pode medir a olho mesmo, de forma que 1/3 da quantidade da fruta você precisa separar de água para poder fazer a calda.

Além da água, 2/3 da quantidade de pomelo que você mediu, reserve de açúcar. Essas quantidades serão suficientes para que você faça uma calda com o açúcar, canela, cravo e água. Após a calda se formar, acrescente a fruta até que o doce fique bem apurado e pronto.

A receita em si não é difícil nem muito demorada, a única questão que demora um pouco é ter que esperar 9 dias enquanto as cascas ficam de molho. Mas essa preparação não é difícil, basta que todos os dias você troque a água e pronto.

Para servir, você pode colocar um cravo em pau para enfeitar o prato e terá um doce de pomelo maravilhoso para servir às visitar e para quando você quiser comer.

Além disso, uma ideia para aproveitar a parte do fruto que você não vai utilizar para esse doce é fazer um delicioso suco e saborear com o doce. Ademais, outra forma de consumir os gomos do pomelo é colocando açúcar para que fiquem mais docinhos. Dessa forma, você pode consumir in natura.

Outra opção para aproveitar os gomos é misturando no doce depois de pronto, o que vai dar uma textura diferenciada e quebrar um pouco o gosto doce final da receita.

O importante é você usar a criatividade para poder aproveitar todas as partes da fruta e evitar qualquer tipo de desperdício.

Propriedades do pomelo

Você já sabe os benefícios do pomelo, já sabe algumas receitas e diversas curiosidades. Mas, é importante que você saiba também o valor nutricional que essa fruta possui.

Em relação à quantidade de calorias que um pomelo tem, depende muito do tamanho de cada fruta, assim como todas as outras informações nutricionais dependem. Mas, em média, essa fruta tem entre 33 e 44 calorias.

Além disso, a quantidade encontrada de carboidratos em cada 100 gramas de pomelo é de 7,69 a 8,42. Em relação à gordura, a taxa é quase inexistente, sendo em torno de 0,1 a cada 100 gramas.

Ademais, a porcentagem de acidez varia entre 1,5 e 2 e a quantidade de proteína em uma porção de 100 gramas é de 0,55. Além disso, as fibras totais constantes em 100 gramas de pomelo são aproximadamente de 1,37 e sólidos solúveis totais de 6,0 a 9,0.

A fruta tem boas quantidades de ácidos e aminoácidos como arginina, asparagina e prolina. Com isso, a fruta é muito utilizada em dietas de emagrecimento, pois oferece um ótimo valor nutricional.

Ainda dentro da nutrição, é importante mencionar que a cada 100g de pomelo são encontrados vários minerais, sendo entre 11 a 22mg de cálcio e 22mg de fósforo. Além disso, 0,4mg de ferro e 141mg de potássio.

Outrossim, vitaminas também estão em ótima quantidade nessa fruta, sendo 0,02mg de vitamina A, 0,02 de vitamina B2 e 0,04mg de vitamina B1. 100g de pomelo ainda possuem 44mg de vitamina C e 0,3mg de vitamina B3.

Ou seja, o valor nutricional do pomelo é muito favorável ao organismo humano e pode ser uma fruta aliada em várias dietas alimentares.

Pomelo

Contraindicações do consumo de pomelo

Muitos tipos de alimentos possuem contraindicação e o pomelo é um deles. Apesar de fazer muito bem à saúde de um modo geral, em alguns casos, o consumo da fruta não é recomendado.

Esses casos são quanto a pessoa precisa ingerir algum tipo de remédio que não pode ser combinado com frutas cítricas. Isso porque as frutas cítricas têm o podem de comprometer a eficácia de alguns tipos de remédios, pois impedem que o corpo absorva as propriedades do medicamento.

Além disso, os altos índices de vitamina C e potássio que o pomelo oferece podem ser prejudiciais em alguns casos. Doenças que atinjam órgãos como fígado e rins podem ser agravadas com o excesso dessas vitaminas.

Por isso, o ideal é que um nutricionista e um médico possam orientar o consumo e alertar acerca de qualquer tipo de restrição alimentar que a pessoa possa ter. E em caso de dúvida, é sempre bom consultar um médico para evitar qualquer tipo de problema.

Como se come pomelo?

Se você não possui restrições de consumo, pode ficar tranquilo pois existem diversas formas de aproveitar essa fruta.

Além do consumo in natura, você pode preparar as receitas mencionadas aqui e muitas outras. Outra forma de utilizar o pomelo é em sucos ou até mesmo para extração de óleos essenciais.

Os óleos essenciais da fruta são extraídos das sementes, sendo uma prática que rende óleos incríveis e que são comercializados com muitos benefícios.

O óleo essencial de pomelo pode ser utilizado para muitos benefícios, pois a fruta contém antioxidantes que previnem o envelhecimento das células do organismo. Porém, é importante não abusar da dose e evitar exposição ao sol após consumi-la, pois a fruta é cítrica.

Onde comprar pomelo?

Atualmente, está cada vez mais fácil encontrar pomelo fruta, pois muitos supermercados já vendem essa delícia. Além disso, em feiras, também é possível encontrar a fruta, uma vez que o plantio pode se adaptar em diversas regiões, o que faz com que ela possa ser comercializada em muitos locais do país.

Mas, se você está tendo dificuldades em encontrar essa fruta na região onde mora, pode ser que encontre em mercados ou frutarias que são especializadas em frutas importadas.

Nesses locais, é mais fácil que você consiga encontrar o pomelo, ainda mais nas diferentes espécies existentes da fruta. Assim, você consegue provar todas os tipos de pomelo e decidir qual gosta mais.

Cultivo de pomelo

Você já sabe o que é pomelo e como plantar suas mudas, mas, é importante que você saiba também algumas especificações técnicas para o plantio.

A melhor época do ano para realizar o plantio é nas chuvas. Se quiser plantar fora do período chuvoso, também pode. Mas, nesse caso, é preciso manter uma boa irrigação.

Além disso, é preciso cuidar a quantidade de mudas por hectare, pois o ideal é que seja de até 185 mudas por hectare.

Outra questão importante é a irrigação. O ideal é que ocorra irrigação até que as mudas peguem. Depois disso, é bom ter irrigação suplementar quando for possível.

O controle de pragas é outra questão que precisa de atenção no plantio de pomelos. E como pode ser uma tarefa um tanto quando complicada, é importante utilizar produtos que estão recomendados no boletim 165 do Estado de São Paulo.

Além disso, quanto à colheita, no Brasil, a época de colher o pomelo é entre os meses de julho a setembro.

Produtividade do pomelo

Se você está pensando em plantar pomelo em maior escala, é importante saber qual o nível de produtividade que a fruta oferece. Em geral, é possível obter em torno de 120kg a 200kg de frutos por planta.

Isso é uma boa produtividade e pode ser um ótimo negócio investir em pomelo, até porque ainda existem lugares que não possuem essa fruta. Sendo assim, a comercialização pode ser bem-sucedida.

Quanto mais pomelo produzido, melhor é. Isso porque a maior parte da produção nacional é destinada à extração de suco para exportação. Para a extração de grandes quantidades de suco, é necessário ter uma boa quantidade da fruta in natura.

Pomelo

Para que serve o pomelo?

Dentre as inúmeras vantagens que a fruta oferece, uma delas é a grande concentração de vitamina C que possui. A quantidade de vitamina C do fruto é tão grande que corresponde a mais da metade da quantidade diária recomendada para consumo.

Ou seja, consumir uma unidade média de pomelo corresponde a 52% da quantidade necessária de ingestão de vitamina C por dia. Isso quer dizer que a fruta é uma ótima aliada para deixar a saúde sempre em dia e com os níveis de vitamina C adequados.

Além disso, a maioria do pomelo produzido do Brasil é para exportação. Ou seja, não é destinada ao consumo dos brasileiros. A maior parte da produção vai para a produção de suco fora do país.

Outra informação muito interessante a respeito do pomelo é que, dependendo do local, a fruta possui outros nomes. A fruta é muito conhecida como toranja em alguns países de língua espanhola. Isso costuma causar confusão, pois a toranja de verdade é diferente de pomelo, como já vimos, de forma que é preciso ficar atento para saber de qual fruta estão falando.

Ademais, o aspecto do pomelo tem outras informação interessantes.

Quando a fruta é da espécie de casca alaranjada, muitas pessoas acabam comprando a fruta achando que estão adquirindo laranja. Quando vão cortar para consumir, se deparam com coloração diferente da laranja.

Isso porque não prestaram atenção no tamanho da fruta que costuma ser bem maior que uma laranja. Mas, em geral, a reação das pessoas é engraçada. Isso porque em muitos locais não se tem conhecimento sobre essa fruta cítrica parente da laranja.

Versatilidade da fruta pomelo

De um modo geral, a fruta pomelo é muito vantajosa. Isso tanto para o consumo, quanto para o cultivo da planta em todos os locais do Brasil.

Por ser uma planta de origem estrangeira, tem muitas pessoas que ainda não conhecem e nunca provaram o pomelo. Dessa forma, é sempre bom falar sobre a fruta para trazer mais conhecimento às pessoas e tornar o consumo de pomelo cada vez mais comum no país.

Além disso, como mencionado acima, a grande parte de produção nacional dessa fruta acaba sendo exportada. Isso quer dizer que o mercado interno pode estar carente de pomelo. Por isso, pode ser uma ótima opção se você deseja investir na produção da fruta.

Ademais, mesmo que seja para consumo próprio, plantar um pé de pomelo é sempre uma boa opção pela quantidade de benefícios que a fruta oferece. Além disso, as possibilidades de consumo elevam ainda mais as vantagens de plantar a fruta, mesmo que no quintal de casa.

Outros países consomem a fruta de forma mais usual, como é o caso do Uruguai. Inclusive, existem refrigerantes com sabor da fruta. Mas isso ainda não ocorre com as indústrias de sucos e refrigerantes no Brasil. Aqui temos refrigerante de pomelo, mas não é um produto criado aqui no país.

Assim, o pomelo é uma excelente opção de fruta e você não vai se arrepender de conhecer cada vez mais sobre essa espécie cítrica tão saborosa e nutritiva.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo