Frutas cítricas são muito populares nas estações mais quentes

Inicio » Agricultura » Frutas cítricas são muito populares nas estações mais quentes
31/01/2020 Por
Frutas cítricas são muito populares nas estações mais quentes

Importantes no cenário econômico, frutas cítricas estão presentes em todo o país

Por mais que você goste das frutas cítricas, é sempre complicado lembrar de todas elas. Estes elementos são sempre muito procurados principalmente no verão, pois são capazes de produzir refrescos muito saborosos. Mas o que não se sabe é que este tipo de alimento é presença quase que diária na vida do brasileiro, mesmo quando está presente em outras composições.

Na preparação de sucos, chás, saladas, alimentos diversos e até produtos de beleza, as frutas cítricas assumem papel fundamental, dando o toque de acidez necessário para a composição. São frutas conhecidas por terem um sabor levemente mais azedo, mas que é muito importante para compor receitas e também dar uma nova característica para refeições.

Frutas cítricas

O que são frutas cítricas?

Frutas cítricas são componentes de uma categoria de alimentos que reúne uma grande quantidade de ácidos cítricos. Outra característica deste grupo é a forte presença da vitamina C, que é um nutriente fundamental para o fortalecimento do corpo humano. Consumindo estes elementos, será mais fácil produzir energia e reforçar o sistema imunológico de maneira constante.

É importante destacar que as frutas cítricas também trazem altas quantidades de elementos antioxidantes, o que facilita a absorção da vitamina C no corpo.

São frutas importantes para o combate contra uma série de infecções, além de também trazerem para o organismo uma série de fibras. Com isso, o desenvolvimento dos tecidos também é beneficiado.

O sabor mais azedo é uma consequência do ácido cítrico, que é o elemento em maior quantidade nesta categoria. As primeiras frutas foram encontradas nas regiões tropicais presentes na Ásia, mas a expansão do produto já alcançou o mundo inteiro.

Além disso, outros nutrientes muito importantes na composição destes elementos são os flavonoides, o potássio e a vitamina A.

Frutas cítricas movimentam a economia

A prática de trabalhar diretamente com estes tipos de frutas é chamada de citricultura. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo SENAR em 2018, o Brasil conta com mais de 1,44 milhões de produtores rurais que trabalham diretamente com as frutas cítricas.

São quase 3 milhões de hectares destinados apenas para este tipo de prática. A estimativa é de que, no ano, tenham sido produzidas cerca de 15 milhões de toneladas.

A estimativa do órgão é que, em 2019, o faturamento total tenha chegado a aproximadamente R$ 14,8 bilhões apenas com as frutas citrus. Este valor representaria um crescimento de 15% em relação ao que foi angariado durante o ano de 2018.

Com isso, o Brasil consolidaria a liderança econômica neste setor. Ademais, o impacto é direto na economia nacional, gerando empregos na área e aumentos significativos na exportação.

Frutas cítricas

Assim, é importante destacar que os principais estados produtores são Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, sendo o último o de maior destaque.

Com frutas de excelente qualidade, a produção nacional chama a atenção das principais economias do mundo, gerando vendas para os Estados Unidos, o Canadá e a Europa. A renda também é fundamental para rentabilidade econômica destes estados.

Benefícios das frutas cítricas para a saúde

Saber quais são as frutas cítricas é fundamental para uma série de medidas. Entre elas, contar com elementos poderosos na prevenção de vários problemas. É o caso do derrame, da osteoporose, do infarto e dos problemas intestinais. Também há um fortalecimento significativo do organismo contra gripes e resfriados, já que o corpo recebe grandes quantidades de ferro.

Os elementos cítricos também auxiliam na queima de gordura, deixando o organismo mais saudável. Outros fatores que podem ser combatidos são o envelhecimento precoce e os problemas com a pele. Tudo vai depender de um consumo constante, principalmente por meio dos sucos. A capacidade diurética destas frutas também possui desempenho destacável.

Laranja

É hora de começar a descobrir quais são as frutas cítricas. E a principal delas é a laranja, fortemente presente no mercado nacional.

Rica em vitaminas C e A, este elemento também auxilia na saúde dos olhos e retarda a degeneração da pele. O potássio, o ferro e o cálcio presentes na fruta fazem com que ela atue diretamente no organismo, evitando doenças e deixando os ossos mais resistentes.

Ademais, vale destacar que as doenças cardiovasculares também são evitadas em caso de um consumo constante.

Limão

Entre as frutas mais inseridas entre as dietas alimentares, o limão também é uma excelente fonte de vitamina C e de todo o complexo B. Consumir o limão também é investir em uma boa produção hormonal, o que contribui diretamente para uma melhor respiração das células.

A fruta também é excelente para desintoxicar o organismo, fazendo com que o corpo receba nutrientes de forma mais tranquila.

Frutas cítricas

Tangerina

Chamada de “mexerica” em algumas regiões do país, a tangerina se destaca por trazer um aroma mais forte entre as opções citrus.

Extremamente saboroso, o item também promove ação antioxidante no organismo, além de prevenir o corpo de doenças geradas pelo envelhecimento precoce. A renovação das células faz com que as toxinas não se espalhem pelo organismo.

Acerola

Chamando a atenção pelo tamanho menor, a acerola é um dos tipos de frutas que são altamente eficazes para o bem-estar do corpo.

Trazendo excelentes quantidades de cálcio, fósforo e vitamina C, este alimento é capaz de implementar minerais importantes para dentes, músculos e ossos. Consumindo diariamente, é notável a disposição e o aumento dos níveis de energia.

Ameixa

Entre os tipos de frutas que garantem uma excelente digestão, a ameixa se destaca pela quantidade de nutrientes. Com todo o complexo B e vitamina A na composição, a fruta auxilia no desenvolvimento cerebral, além de trazer importante contribuição para o sistema nervoso central.

A facilidade de concentração e o desenvolvimento da memória também estão entre os benefícios.

Abacaxi

Fruta reconhecida como tropical, o abacaxi não fica atrás em termos de benefícios gerados para a saúde. Com forte presença das vitaminas A e C, o alimento também beneficia a digestão e a saúde dos olhos, evitando doenças como a catarata.

Ademais, o abacaxi, que figura entre as frutas cítricas mais consumidas no Brasil, é ótimo para auxiliar no controle da acne, garantindo a saúde da pele durante longos períodos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo