Usina hidrelétrica produz cerca de 20% da energia mundial

Inicio » Agronegócio » Usina hidrelétrica produz cerca de 20% da energia mundial
08/12/2020 Por
Usina hidrelétrica produz cerca de 20% da energia mundial

Usina hidrelétrica transforma a força da água em energia elétrica. Um projeto composto de diversos tipos de engenharia, a usina hidrelétrica se utiliza da energia potencial das correntes aquáticas para transformá-la em energia cinética. Dessa forma, a atividade cinética movimenta o engenho gerador de eletricidade.

A usina hidrelétrica é constituída de diversos processos intrincados, que através do movimento das águas gera a energia cinética, e essa segunda é a força que alimenta o gerador, para que esse então possa criar a eletricidade que é distribuída amplamente para consumo.

Usina hidrelétrica

O que é usina hidrelétrica?

Usina hidrelétrica é um projeto de engenharia que transforma a força das águas em energia elétrica. Assim sendo, também é chamada de central hidrelétrica, e se utiliza do movimento natural das águas de um rio para produzir energia.

Por conta disso, é considerada uma forma de energia renovável, apesar de não se enquadrar no formato de sustentabilidade. Isso porque é necessário alterar o curso natural do rio, fazendo com que o ecossistema sofra com essas alterações.

A hidrelétrica ainda é uma das fontes de energia menos prejudiciais usadas no planeta, apesar de não ser tão benéfica quanto a geração através da energia eólica ou solar. No entanto, não gera gases tóxicos e nem mesmo lixo nuclear.

A viabilidade técnica para a construção de uma nova usina hidrelétrica deve ser avaliada muito bem, visto que essas são obras de grande magnitude e complexidade. Ou seja, além de altos custos com a construção, também se altera o curso natural do rio.

A energia hidráulica possui uso na sociedade desde os tempos mais remotos e era inicialmente utilizada em locais de queda d’água. Da mesma forma, os moinhos já usavam a força das águas para beneficiar alimentos desde antes de Cristo, no século I a.C.

Vejamos agora quais são as principais usinas hidrelétricas do Brasil, conforme listado a seguir:

  • Usina hidrelétrica de Itaipú;
  • Hidrelétrica de Belo Monte;
  • Usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós;
  • Hidrelétrica de Tucuruí.

Além dessas, existem outras grandes usinas em território nacional. Desse modo, abordaremos a seguir mais detalhes sobre usina hidrelétrica no Brasil, analisando pontos como o funcionamento, as vantagens e desvantagens desse processo de gerar energia.

Usina hidrelétrica

Usina hidrelétrica de Belo Monte e Itaipú

Existem diversas grandes usinas em nosso país, sendo que duas das maiores são a de Belo Monte e Itaipú. Além disso, cada uma delas possui uma capacidade de geração e também são responsáveis por alimentar uma determinada área com energia elétrica.

A usina hidrelétrica de Belo Monte está localizada no estado do Pará, mais precisamente no rio Xingú, e possui uma capacidade de 11.233 MW. Por conta disso, é a segunda maior usina do Brasil, ficando atrás somente de Itaipú.

Em nosso país, cerca de 90% da energia elétrica é produzida através desse método. Desse modo, podemos compreender facilmente as vantagens da usina hidrelétrica, visto que não geramos lixo nuclear e nem mesmo gases poluentes.

Já a usina hidrelétrica de Itaipú é a maior usina em território nacional. Ela está localizada no estado do Paraná, exatamente no rio homônimo, e possui uma capacidade de geração de 14.000 MW. Essa usina possui propriedade binacional, ou seja, pertence ao Brasil e ao Paraguai.

Da mesma forma, podemos compreender para que serve a usina hidrelétrica, visto que a alimentação gerada pela Itaipú abastece tanto o Paraguai quanto o Brasil. Cada país tem direito a exatamente 50% da energia produzida pela usina.

No caso de não consumir em sua totalidade, o país que não consumiu deve vender o excedente ao outro país, a preço de custo. Dessa forma, garante-se o uso adequado e justo para ambas as partes, conforme foi acordado no Tratado de Itaipú, no ano de 1973.

As vantagens e desvantagens

Visando compreender bem o que é usina hidrelétrica, vamos conhecer todos os pontos positivos e negativos em empregar esse método na geração da eletricidade. Dessa forma, vale lembrar que a construção de uma usina necessita alterar o fluxo natural do rio.

Essa é uma das desvantagens da usina hidrelétrica, já que, mexendo na estrutura do rio, prejudica-se o ecossistema ali presente. Por conta disso, diversas espécies de peixes e animais aquáticos são prejudicados, além dos animais terrestres afetados pelo desmatamento.

A mudança do clima também ocorre por conta da grande quantidade de água represada, alterando a transpiração natural e afetando o clima e temperatura da região. Da mesma forma, as comunidades locais também sofrem, visto que para a construção da usina, é necessário a remoção populacional.

Como vantagens, podemos considerar o uso de uma fonte renovável, que é a água. Além disso, esse modo de gerar energia não polui o ar, viabiliza a geração a partir da energia eólica e solar, contribui para o desenvolvimento local e ainda oferece a possibilidade de reutilização da água.

Por ser uma energia limpa, a água permanece potável e pode ser reutilizada tanto na agricultura quanto para o consumo humano. Desse modo, é fácil compreender o que é uma usina hidrelétrica e quais as vantagens e desvantagens desse recurso.

Usina hidrelétrica

Como funciona a usina hidrelétrica?

Para compreender como funciona a usina hidrelétrica, basta entender que o princípio de geração da energia está no movimento natural das correntes do rio. Assim sendo, a correnteza é a energia potencial renovável que torna possível todo o processo.

Para que a geração torne-se possível, é construída uma barragem que interrompe o fluxo do rio e faz com que o mesmo se acumule e represe. Dessa maneira, em um certo nível abaixo da barragem, é construído o canal ou duto por onde a água irá passar com grande pressão.

É essa pressão causada pela água represada que aumenta a força do fluxo no duto e faz com que a turbina seja movimentada. Em suma, é essa energia cinética da turbina que é transformada a partir do gerador em energia elétrica.

Entendendo como funciona uma usina elétrica, é simples entender a importância desse método de geração de eletricidade. Dessa forma, pode-se afirmar que produzimos uma energia limpa, de fonte renovável e que impacta menos o meio ambiente em relação a outras formas usadas no mundo.

Por conta disso, a usina hidrelétrica é tão amplamente utilizada em nosso país, visto o grande volume de águas que temos, além de todas as vantagens que ela oferece.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo