Uva Itália é uma das mais produzidas e apreciadas no Brasil

Inicio » Agricultura » Uva Itália é uma das mais produzidas e apreciadas no Brasil
15/01/2021 Por
Uva Itália é uma das mais produzidas e apreciadas no Brasil

No mundo todo, existem mais de 8 mil tipos de uvas. Dessas, cerca de 60% são destinadas à produção de vinho. As demais, são aquelas que consumimos in natura e as mais finas, chamadas de uvas de mesa, como a uva Itália.

A uva Itália é uma das mais conhecidas no Brasil. Apesar de ser uma uva de mesa, contém sementes, tem polpa crocante e é muito saborosa.

uva italia

O que é uva Itália?

A uva Itália é uma variedade de uva de mesa, considerada inclusive como uva fina de sabor moscatel. Como o nome sugere, é de origem italiana, mas aclimatada no Brasil. Ademais, essa cultivar é resultado de cruzamento entre as variedades Bicane e Moscatel de Hamburgo. Com casca verde clara, os cachos contém bagos grandes e carnudos com sementes, apresentando diferentes colorações de acordo com suas variedades.

Em território brasileiro, a essa uva foi produzida pela primeira vez na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo. Entretanto, essa uva chegou ao Brasil de navio na década de 1930, trazida pelo engenheiro agrônomo Luciano Poletti. Porém, o mesmo não obteve sucesso no cultivo da uva.

Somente após alguns anos, um ex-funcionário do agrônomo, chamado Sussumo Ussui, conseguiu sucesso no plantio da uva Itália. Assim, ele foi o responsável pela primeira plantação comercial desta fruta no Brasil.

Hoje, o principal polo produtor dessa variedade no país é o polo Petrolina-Juazeiro, situado no Baixo Médio São Francisco. Ademais, a região se destaca pela produção de fruticultura irrigada, com ênfase no cultivo de manga e uva.

Benefícios da uva Itália

Num geral, as uvas verdes como a Itália trazem alguns benefícios para a saúde, dentre os quais podemos destacar:

  • ajudam a melhorar a circulação, sendo rica em mineiras como potássio e ferro;
  • ajuda na prevenção de câncer, pois é rica em antioxidantes e vitamina C;
  • contribui para o controle da glicemia, contendo menos açúcar que as uvas roxas. Além disso, contém vitamina B1, que auxilia no processamento de carboidratos no organismo.
  • com relação às calorias da uva Itália, são cerca de 68 calorias a cada 100 gramas da fruta;
  • rica em vitaminas K e B1, auxilia na saúde dos ossos, ajudando a fixar o cálcio.

uva italia

Contudo, além dos benefícios para a saúde, também pode ser uma boa opção para os produtores, sendo de cultivo mais fácil do que as uvas escuras. Com boa aceitação no mercado consumidor, é uma cultivar com boa produtividade e resistente ao transporte e armazenamento.

Porém, o cultivo de uvas também pode ocasionar problemas ao longo do ano. Os principais problemas enfrentados pelos produtores da uva Itália é a sensibilidade da fruta à doenças como míldio e oídio.

Uva Itália rosada

A uva Itália deu origem a outros tipos de uva, através de mutações somáticas espontâneas. É o caso da rubi, que apresenta as mesmas características da Itália, porém, sua cor é rosada. Outra mutação deu origem à uva benitaka, que também é rosada, porém é uma cor rosa mais intensa.

Assim, a uva itália, bem como suas “descendentes”, são ótimas opções para se consumir de forma natural ou em preparos como sucos e geleias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo