Uva passa é fruto seco e nutritivo de destaque na agricultura

Inicio » Agricultura » Uva passa é fruto seco e nutritivo de destaque na agricultura
24/04/2019 Por
Uva passa é fruto seco e nutritivo de destaque na agricultura

O consumo da uva passa pode trazer diferentes benefícios para o corpo

A uva passa é um tipo de fruto muito comum em toda a agricultura brasileira. Derivado da uva, ele é um fonte rica em propriedades nutritivas e também é consumido com objetivos medicinais; já que pode ajudar na prevenção e na cura de doenças.

A uva passa é feita manualmente e pode ser de auxilio para a agricultura de subsistência, abastecendo feiras e mercados das pequenas regiões em que é produzida.

uva passa sobre uma estrutura branca, em forma de coração

O que é uva passa?

A uva passa é um tipo de fruto seco, pequeno e muito benéfico para a saúde. Considerado um alimento extravagante, as primeiras passas de uva surgiram da ideia de conservá-las por meio da longa exposição ao sol. Com isso, notaram que a sua textura e, principalmente, sabor foram alterados positivamente – fazendo com que fosse produzida com cada vez mais frequência.

O processo de desidratação da uva passa causa a preservação do alimento, que fica protegido contra os micro-organismos responsáveis pela deterioração dos frutos. Além disso, em função da ausência do líquido, o manuseio e a locomoção do alimento se tornam mais simples.

Benefícios da uva passa

Os benefícios da uva passa são muitos, e eles acontecem por conta de propriedades importantes que compõe o fruto, entre elas a vitamina A e B, zinco e potássio. Portanto, ela pode ser muito benéfica para a qualidade de vida, trazendo melhorias como as seguintes:

  • Regulação intestinal: o fruto é um ótimo aliado para pessoas que tem o intestino preso. Por meio da ingestão da uva passa, é possível evitar esse tipo de situação, pois ela é capaz de eliminar toxinas negativas ao corpo. Por conta das fibras presentes, o intestino é regulado, e ocorre um efeito laxante no organismo.
  • Fortalece a imunidade: a vitamina B, que é presente no alimento, é uma propriedade que ajuda no controle de doenças como a anemia. Além disso, o consumo regular do fruto é um ótimo método para prevenir doenças como gripes e resfriados.
  • Estimulante sexual: por conta da propriedades como a arginina, a libido do corpo é aumentada.
  • Geração de energia: pessoas que praticam atividade física podem incluir a uva passa na alimentação e ter vantagens, visto que ela contém potássio; uma ótima fonte de energia corporal.
  • Fortalece os ossos: o consumo do alimento também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose, fortalecendo os ossos do corpo.

Produção da uva passa

A produção da uva passa escura é totalmente manual. Após a colheita da uva, o indivíduo responsável pelo trabalho faz a separação dos frutos que estão bons para consumo dos que estão aparentemente degradados; seja em função da cor diferente ou até mesmo do tamanho. Com isso, os que estão danificados são expostas ao sol por cerca de duas semanas, até que fiquem completamente ressecados. Com o passar dos dias, é importante que ele seja remexido, para que seque adequadamente por todos os lados.

Todavia, para atingir o resultado da uva passa branca, o processo é um pouco diferente. Nesse caso, a secagem é feita em uma espécie de forno, o que não agride o fruto com a mesma intensidade do sol. Além disso, quando chega até as empresas que fazem esse tipo de trabalho, ela é lavada para a liberação da oleosidade, tornando o trabalho mais simples.

O anidrido sulfuroso – substância química – é utilizado durante o processo de produção da uva passa clara; fixando a cor no fruto e impedindo que ele venha a escurecer no futuro. Quando finalizada, as uvas passa são selecionadas de acordo cor a e o tamanho. Então, são encaixotadas para que possam ser enviadas aos mercados responsáveis pela sua comercialização.

uva passa misturado com cereal

Alimentos com uva passa

A passa é um fruto muito requisitada durante o período do Natal, principalmente, por conta da popularidade na composição de receitas típicas como as de arroz e a farofa para a ceia. No entanto, seu consumo também é popular e recomendado outros pratos e épocas do ano; e algumas das receitas em que o fruto é mais encontrado ao longo do ano todo são:

  • Salada de maionese
  • Salpicão
  • Bolos
  • Tortas

Além desses alimentos, a uva passa também pode estar presente no sorvete de passas ao rum, muito conhecido por seu sabor típico com um toque da bebida.

Uva passa e agricultura de subsistência

A produção da passa pode ser feita em pequenas ou grandes proporções. Por isso, pode ser um ótimo investimento para a agricultura de subsistência. Nesse caso, o fruto fabricado manualmente seria redirecionado para a própria região do agricultor, garantindo o abastecimento de feiras e mercados locais.

Agricultores de subsistência que já trabalham com a produção de uva passa têm uma vantagem; já que precisam, apenas, expor os frutos ao sol e depois vendê-los. Novas produções podem ser importantes para a agricultura de subsistência, visto que podem ajudar diretamente na renda das família produtoras, permitindo que possam desenvolver melhor suas áreas de trabalho.

Tipos de frutos secos

Além da uva passa, é possível encontrar outros frutos secos no mercado, incluindo os seguintes:

  • Ameixa preta
  • Figo
  • Damasco
  • Goji Berry
  • Tâmara

Todos esses frutos são ricos em diferentes nutrientes, e a importância de cada um pode variar de acordo com a dieta mais recomendada para cada indivíduo. No entanto, vale lembrar que o consumo dos frutos secos deve ser feito com cautela.

uva passa escura sobre uma mesa

Isso porque, mesmo trazendo diferentes benefícios para a saúde, eles destacam com um alto valor calórico. Levando em consideração o faro de que a uva passa engorda, quando consumida em grandes quantidades; fica clara a importância de que o consumo desse tipo de fruto seja feito de maneira controlada.

Alimentar-se de produtos nutritivos no café da manhã é de suma importância, visto que o corpo está mais aberto para absorver nutrientes importantes. Por ser a primeira refeição do dia, é ela mais propensa a garantir a disposição para a rotina do dia.

Recomendada por nutricionistas, a uva passa melhora e equilibra pontos importantes da saúde do corpo; ajudando, inclusive, a reduzir os níveis de hipertensão. Além disso, o fruto é uma ótima opção de renda para os agricultores de todo o país.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo