De fato, a depressão é a doença do século. Mas e se ela puder ser evitada, ou até aliviada, com a ajuda da alimentação? Felizmente, isso é possível graças à ação da vitamina B12, que está presente somente em alimentos de origem animal e é responsável pela saúde do nosso sistema nervoso e circulatório.
Nesse post, vamos falar sobre a importância da vitamina B12 para o nosso sistema nervoso e cardiovascular, e quais os benefícios dela para o nosso organismo. Confira!
O que é vitamina B12?
Vitamina B12 é a vitamina mais complexa e com cadeia mais longa do complexo B. Também conhecida como Cobalamina, ela é a única entre os diversos tipos de vitaminas que tem cobalto e cianeto na sua composição. Além disso, a Cobalamina também age como coenzima.
Assim como outras vitaminas do complexo B, a Cobalamina é importante para manutenção das funções biológicas do organismo, como o sistema circulatório e nervoso. Porém, diferente das outras do mesmo grupo, a vitamina B12 pode ser armazenada no corpo para ser usada quando for necessário, podendo ser usada por até 5 anos caso uma pessoa pare de ingerir esse nutriente.
Para que serve a vitamina B12?
A função da vitamina B12 é ajudar na produção e maturação das hemácias, colaborando diretamente para a replicação de células no organismo. Assim, ela ajuda fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular. Além disso, a Cobalamina é necessária para a síntese de DNA e formação da capa protetora dos neurônios; o que garante o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.
A importância da vitamina B12 aparece também na transformação da glicose em energia, bem como na absorção e ativação de outros nutrientes. Assim, ela ajuda no ganho de massa muscular, a aumentar a resistência durante a atividade física e melhora o humor e a qualidade do sono.
Quais benefícios da vitamina B12?
Como vimos, a vitamina B12 é importante para produção de hemácias e para saúde dos neurônios. Por isso, ela ajuda a melhorar o condicionamento físico e faz com que as veias e artérias fiquem saudáveis e contribui para que tenhamos mais energia e disposição. Além disso, graças a sua ao seu papel no sistema nervoso, a Cobalamina pode evitar a degeneração dos neurônios e prevenir a demência e a Doença de Alzheimer.
Outros benefícios da vitamina B12 ao sistema circulatório incluem a melhora dos níveis de triglicerídeos e do colesterol (ajudando a aliviar a hipertensão arterial e a arteriosclerose) e a prevenção de anemia.
Ademais, a Cobalamina é uma excelente aliada dos esportistas, pois ela ajuda a aumentar a resistência e o ganho de massa magra, já que melhora a comunicação entre o cérebro e os músculos. Nesse sentido, ela também ajuda no emagrecimento, pois acelera o metabolismo.
Em contrapartida, a vitamina B12 estimula a reprodução e renovação celular. Assim, ela ajuda a melhorar a aparência e a saúde das unhas, dos cabelos e da pele. Semelhantemente, por estar diretamente envolvida na produção de DNA nas células, a Cobalamina em quantidades adequadas ajuda na prevenção de mutações que causam alguns tipos de câncer.
Por fim, a vitamina B12 ajuda a evitar a infertilidade masculina e a prevenir transtornos psíquicos, como a depressão e a ansiedade.
Qual o perigo da deficiência de vitamina B12?
A deficiência dessa vitamina pode resultar em diversos distúrbios mentais e físicos. O efeito mais comum da falta de Cobalamina é a anemia. Os principais sintomas dessa doença são fadiga, palidez e fraqueza.
Outras complicações comumente associadas falta de Cobalamina estão relacionadas com o sistema nervoso. De fato, como esse nutriente é utilizado pelo cérebro para produzir células que protegem os neurônios, a sua falta pode causar lesões nos nervos e comprometer a coordenação motora. Os sintomas dessas lesões variam entre fraqueza nas pernas e nos braços, falta de noção de espaço, visão turva, formigamento nas mãos e nos pés e até paralisia parcial ou total do corpo.
Nesse ínterim, a falta de Cobalamina diminui a oxigenação no cérebro, o que pode levar a um quadro de depressão leve, irritabilidade e confusão. Em casos graves, a deficiência de vitamina B12 pode causar delírios, paranoia, demência, ou outras doenças neurológicas irreversíveis.
Por fim, a falta de Cobalamina pode prejudicar o sistema cardiovascular, pois resulta no aumento dos níveis de colesterol e dos triglicerídeos. Assim, essa deficiência pode causar entupimento das artérias, infarto, AVC e trombose.
Embora o excesso de vitamina B12 não seja prejudicial ao organismo de pessoas saudáveis, indivíduos com problemas renais devem tomar cuidado, pois ela pode sobrecarregar os rins. O ideal é sempre manter uma alimentação equilibrada e procurar por suplementação caso seja constada a falta da vitamina.
Quais os alimentos ricos em vitamina B12?
Todos os alimentos ricos em cobalamina são de origem animal. Entre eles podemos citar os peixes de águas frias e profundas, como a truta, o salmão, o arenque, a cavalinha e o atum. Além disso, as ostras, o caranguejo e o mexilhão são ótimas fontes de Cobalamina.
As carnes suínas e bovinas também tem boas quantidade de Cobalamina, especialmente o fígado de boi. Também, as carnes de coelho e de cordeiro são ótimas fontes desse nutriente. Em contrapartida, o ovo, o leite e seus derivados podem ser uma boa opção para incluir a vitamina na alimentação.
Contudo, no caso dos vegetarianos, veganos ou pessoas que tenham algum tipo de restrição alimentar na dieta, existe a possibilidade de fazer a suplementação com a vitamina B12 em cápsulas ou até por meio de injeções.Nesse caso, é importante procurar um nutrólogo ou um nutricionista para que eles indiquem as quantidades que o seu corpo precisa.
De forma geral, a dose recomendada de vitamina B12 é de 2,4mg por dia. Entretanto, para gravidas e lactantes, o ideal é que o consumo varie entre 2,6mg e 2,8mg. No caso das crianças, a recomendação é de 1,8mg por dia; para bebês, 0,4mg.
Decerto, a vitamina B12 tem um papel fundamental para a manutenção da nossa saúde física e mental. Por isso, faça o máximo para levar uma vida saudável e equilibrada!