Vitamina B12 (cobalamina) ajuda a evitar problemas cardíacos

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03/12/2020 Por
Vitamina B12 (cobalamina) ajuda a evitar problemas cardíacos

De fato, a depressão é a doença do século. Mas e se ela puder ser evitada, ou até aliviada, com a ajuda da alimentação? Felizmente, isso é possível graças à ação da vitamina B12, que está presente somente em alimentos de origem animal e é responsável pela saúde do nosso sistema nervoso e circulatório.

Nesse post, vamos falar sobre a importância da vitamina B12 para o nosso sistema nervoso e cardiovascular, e quais os benefícios dela para o nosso organismo. Confira!

Vitamina B12

O que é vitamina B12?

Vitamina B12 é a vitamina mais complexa e com cadeia mais longa do complexo B. Também conhecida como Cobalamina, ela é a única entre os diversos tipos de vitaminas que tem cobalto e cianeto na sua composição. Além disso, a Cobalamina também age como coenzima.

Assim como outras vitaminas do complexo B, a Cobalamina é importante para manutenção das funções biológicas do organismo, como o sistema circulatório e nervoso. Porém, diferente das outras do mesmo grupo, a vitamina B12 pode ser armazenada no corpo para ser usada quando for necessário, podendo ser usada por até 5 anos caso uma pessoa pare de  ingerir esse nutriente.

Para que serve a vitamina B12?

A função da vitamina B12 é ajudar na produção e maturação das hemácias, colaborando diretamente para a replicação de células no organismo. Assim, ela ajuda fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular. Além disso, a Cobalamina é necessária para a síntese de DNA e formação da capa protetora dos neurônios; o que garante o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.

A importância da vitamina B12 aparece também na transformação da glicose em energia, bem como na absorção e ativação de outros nutrientes. Assim, ela ajuda no ganho de massa muscular, a aumentar a resistência durante a atividade física e melhora o humor e a qualidade do sono.

Vitamina B12

Quais benefícios da vitamina B12?

Como vimos, a vitamina B12 é importante para produção de hemácias e para saúde dos neurônios. Por isso, ela ajuda a melhorar o condicionamento físico e faz com que as veias e artérias fiquem saudáveis e contribui para que tenhamos mais energia e disposição. Além disso, graças a sua ao seu papel no sistema nervoso, a Cobalamina pode evitar a degeneração dos neurônios e prevenir a demência e a Doença de Alzheimer.

Outros benefícios da vitamina B12 ao sistema circulatório incluem a melhora dos níveis de triglicerídeos e do colesterol (ajudando a aliviar a hipertensão arterial e a arteriosclerose) e a prevenção de anemia.

Ademais, a Cobalamina é uma excelente aliada dos esportistas, pois ela ajuda a aumentar a resistência e o ganho de massa magra, já que melhora a comunicação entre o cérebro e os músculos. Nesse sentido, ela também ajuda no emagrecimento, pois acelera o metabolismo.

Em contrapartida, a vitamina B12 estimula a reprodução e renovação celular. Assim, ela ajuda a melhorar a aparência e a saúde das unhas, dos cabelos e da pele. Semelhantemente, por estar diretamente envolvida na produção de DNA nas células, a Cobalamina em quantidades adequadas ajuda na prevenção de mutações que causam alguns tipos de câncer.

Por fim, a vitamina B12 ajuda a evitar a infertilidade masculina e a prevenir transtornos psíquicos, como a depressão e a ansiedade.

Qual o perigo da deficiência de vitamina B12?

A deficiência dessa vitamina pode resultar em diversos distúrbios mentais e físicos. O efeito mais comum da falta de Cobalamina é a anemia. Os principais sintomas dessa doença são fadiga, palidez e fraqueza.

Outras complicações comumente associadas falta de Cobalamina estão relacionadas com o sistema nervoso. De fato, como esse nutriente é utilizado pelo cérebro para produzir células que protegem os neurônios, a sua falta pode causar lesões nos nervos e comprometer a coordenação motora. Os sintomas dessas lesões variam entre fraqueza nas pernas e nos braços, falta de noção de espaço, visão turva, formigamento nas mãos e nos pés e até paralisia parcial ou total do corpo.

Nesse ínterim, a falta de Cobalamina diminui a oxigenação no cérebro, o que pode levar a um quadro de depressão leve, irritabilidade e confusão. Em casos graves, a deficiência de vitamina B12 pode causar delírios, paranoia, demência, ou outras doenças neurológicas irreversíveis.

Por fim, a falta de Cobalamina pode prejudicar o sistema cardiovascular, pois resulta no aumento dos níveis de colesterol e dos triglicerídeos. Assim, essa deficiência pode causar entupimento das artérias, infarto, AVC e trombose.

Embora o excesso de vitamina B12 não seja prejudicial ao organismo de pessoas saudáveis, indivíduos com problemas renais devem tomar cuidado, pois ela pode sobrecarregar os rins. O ideal é sempre manter uma alimentação equilibrada e procurar por suplementação caso seja constada a falta da vitamina.

Vitamina B12

Quais os alimentos ricos em vitamina B12?

Todos os alimentos ricos em cobalamina são de origem animal. Entre eles podemos citar os peixes de águas frias e profundas, como a truta, o salmão, o arenque, a cavalinha e o atum. Além disso, as ostras, o caranguejo e o mexilhão são ótimas fontes de Cobalamina.

As carnes suínas e bovinas também tem boas quantidade de Cobalamina, especialmente o fígado de boi. Também, as carnes de coelho e de cordeiro são ótimas fontes desse nutriente. Em contrapartida, o ovo, o leite e seus derivados podem ser uma boa opção para incluir a vitamina na alimentação.

Contudo, no caso dos vegetarianos, veganos ou pessoas que tenham algum tipo de restrição alimentar na dieta, existe a possibilidade de fazer a suplementação com a vitamina B12 em cápsulas ou até por meio de injeções.Nesse caso, é importante procurar um nutrólogo ou um nutricionista para que eles indiquem as quantidades que o seu corpo precisa.

De forma geral, a dose recomendada de vitamina B12 é de 2,4mg por dia. Entretanto, para gravidas e lactantes, o ideal é que o consumo varie entre 2,6mg e 2,8mg. No caso das crianças, a recomendação é de 1,8mg por dia; para bebês, 0,4mg.

Decerto, a vitamina B12 tem um papel fundamental para a manutenção da nossa saúde física e mental. Por isso, faça o máximo para levar uma vida saudável e equilibrada!

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