Amendoim bravo é uma árvore brasileira de fruto lenhoso

Inicio » Agricultura » Amendoim bravo é uma árvore brasileira de fruto lenhoso
15/06/2020 Por
Amendoim bravo é uma árvore brasileira de fruto lenhoso

Amendoim bravo pode ser árvore ou planta daninha

O amendoim bravo recebe uma série de nomes curiosos a depender da região. Por exemplo, em Alagoas, a árvore é chamada de sucupira ou bassourinha.

Já em Pernambuco, o amendoim bravo é conhecido como “vilão”. O Piauí, por sua vez, é mais convencional, chamando simplesmente de madeira nova. Conheça mais sobre essa espécie abaixo!

Amendoim bravo

O que é amendoim bravo?

Amendoim bravo é uma árvore (Pterogyne nitens Tul.) pertencente à família das fabáceas, sendo parte da sub-família Caesalpinioideae. A árvore é originária do Brasil, ocorrendo naturalmente no Nordeste até o estado de Santa Catarina.

Em suma, em território brasileiro, a árvore pode ser identificada por outras variações, tais como:

  • Amendoim;
  • Pau de amendoim;
  • Viraró;
  • Óleo branco;
  • Pau de fava;
  • Bálsamo;
  • Carne de vaca.

A árvore floresce do mês de dezembro ao mês de março. Na época de floração, pequenas e delicadas flores de cor bege ou amarela brotam da árvore.

Quanto à maturação de frutas, essa ocorre do mês de maio ao mês de junho. Entretanto, após esse período, por um determinado tempo, os frutos se mantêm presos em cachos à árvore.

Amendoim bravo

Usos da árvore

A madeira derivada desta espécie é utilizada na construção civil e na confecção de móveis. Dela, são derivados tábuas e tacos de assoalhos, ripas, caibros e vigas.

Além disso, a árvore é usada para o plantio misto nas regiões degradadas, destinadas à preservação permanente. Sua aplicação nessas circunstâncias se deve ao seu rápido crescimento. Afinal, a árvore é capaz de atingir os quatro metros de altura em apenas dois anos.

Planta amendoim bravo

A planta amendoim bravo é uma invasora temida por produtores. Afinal de contas, seu controle é difícil e sua ocorrência percorre o país inteiro.

É durante as estações quentes do ano que suas sementes germinam, com uma emersão de até doze centímetros de profundidade. Durante diversos anos, ainda quando enterradas, suas sementes mantêm a viabilidade germinativa.

Amendoim bravo

Amendoim bravo erva daninha

O amendoim bravo erva daninha se desenvolve em todo o território brasileiro. Em suma, essa erva daninha vegeta em áreas de lavouras perenes ou anuais. Além disso, pode vegetar em zonas olerícolas, reservadas à implementação da fruticultura.

Em geral, a daninha do amendoim ocorre em particular nas árvores de goiaba. Seu controle é dificultado pois a espécie é encontrada facilmente em áreas antropizadas.

A alface também é uma vítima dessa daninha, devido à formação de compostos alelopáticos. Esses compostos, por sua vez, tendem a inibir o crescimento e desenvolvimento da hortense.

Além disso, essa daninha hospeda o Begomovirus e o besouro do gênero Aracanthus sp. Essa relação parasitária, por sua vez, pode ser transmitida para outras culturas, em particular à cultura do tomate. A manga também pode ser atacada pela mosca branca, também vinculada à esse tipo de daninha.

No campo, a espécie daninha de amendoim bravo pode ser identificada por características como presença de látex, propagação por intermédio de semente, glândula nectarífera em formato de taça e heterofilia em evidência no núcleo da mesma planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo