Banana vermelha tem origem no Caribe e é apreciada no mundo todo

Inicio » Agricultura » Banana vermelha tem origem no Caribe e é apreciada no mundo todo
16/09/2019 Por
Banana vermelha tem origem no Caribe e é apreciada no mundo todo

Considerada uma fruta exótica, a banana vermelha é fonte de vitaminas, minerais, além de três tipos de açúcar: frutose, sacarose e glicose

A banana vermelha, também chamada de Red Dacca ou Banana Vermelha de São Tomé, é uma variedade de fruta cultivada ainda em pequena escala no Brasil. Porém, é facilmente encontrada em países da Ásia, América do Sul e Central, bem como na África.

As primeiras mudas de banana vermelha foram trazidas ao Brasil no século XVI pelos portugueses, oriundas do país africano São Tomé e Príncipe. Amplamente cultivada no distrito de São Tomé, no estado de Minas Gerais, atualmente é rara de ser encontrada.

Banana vermelha

O que é banana vermelha?

Banana vermelha é uma variação da tradicional banana amarela, porém, de menor tamanho, bem como de espessura mais larga. Seus cachos, na maioria das vezes, atingem mais de um metro de altura, com até 100 frutos, pesando mais de 35 kg.

Quando trazidas pelos portugueses, eram amplamente cultivadas no distrito de São Tomé, no estado de Minas Gerais. O distrito recebeu esse nome em virtude da abundante quantidade de bananeiras encontradas no antigo centro do povoado.

Porém, nos dias atuais, é raro encontrar uma muda sequer da bananeira.

Essa variedade de fruta teve destaque na década de 1870 e 1880, no mercado em Toronto, no Canadá. Atualmente pode ser encontrada facilmente e durante o ano todo em mercados nos Estados Unidos, assim como no mundo todo.

Entretanto, dependendo de sua região de cultivo, o nome tende a sofrer variações.

A banana vermelha no Brasil ainda é pouco cultivada. Por isso, ela pode ser encontrada apenas em mercados especializados. Por consequência, seu preço é mais elevado que o da banana tradicional.

Banana vermelha

Muda de banana vermelha

A muda de banana vermelha pode ser encontrada em sites especializados em plantas exóticas, assim como nos que comercializam mudas frutíferas. Na maioria das vezes, são vendidas com 40 a 60 cm de altura.

O cultivo dever ser a sol pleno, em solo fértil e bem drenado. A temperatura ideal para a bananeira deve ser entre 20 a 25°C, porém, a faixa entre 17 a 35°C é aceitável.

Entretanto, temperaturas abaixo de 12°C e superiores a 35°C causam a paralisação de seu desenvolvimento, assim como má formação dos frutos.

Características e propriedades nutricionais

Com uma casca de tonalidade avermelhada, a banana vermelha por dentro possui cor mais rosada, além de ser mais adocicada e cremosa que a tradicional.

Em termos nutricionais, essa variedade possui mais vitamina C e betacaroteno que as amarelas. Além disso, três tipos de açúcar: sacarose, glicose e frutose.

Dessa forma, entre os tipos de banana, essa variedade torna-se uma fonte de energia instantânea, principalmente para os atletas de alto rendimento. Além do mais, é uma energia sustentável.

A banana vermelha é fonte de potássio, vitaminas C e do complexo B e betacaroteno, além de possuir 15% da quantidade de fibras recomendada por dia.

Banana vermelha

Benefícios da banana vermelha

Em virtude de seu alto valor nutricional, quando consumida com regularidade, a fruta traz benefícios ao organismo:

  • Por ser rica em fibras, proporciona maior sensação de saciedade. Dessa forma, auxilia nas dietas de emagrecimento;
  • A vitamina B6 presente na fruta auxilia na prevenção da anemia;
  • Por ser fonte de potássio, auxilia no controle da pressão arterial, assim como na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no processo digestivo, bem como no bom funcionamento intestinal, por ser fonte de fibras;
  • Proporciona o ganho de massa muscular;
  • Auxilia na saúde óssea;
  • Possui propriedades antioxidantes, contribuindo na prevenção do envelhecimento precoce. Dessa maneira, estimula a produção de colágeno, contribuindo para a beleza da pele, bem como dos cabelos;
  • É fonte de energia em virtude de possuir três tipos de açúcar.

A banana vermelha é consumida assim como a tradicional: descascada, crua, picada em saladas de frutas e outras sobremesas, bem como frita, cozida e torrada. Mas ela também é bastante comercializada como fruta seca.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo