Como plantar banana? Confira 8 dicas especiais para começar a produção

Inicio » Agronegócio » Como plantar banana? Confira 8 dicas especiais para começar a produção
20/04/2020 Por
Como plantar banana? Confira 8 dicas especiais para começar a produção

China, Índia e Brasil são os lugares onde se mais se busca informações sobre como plantar banana

O Brasil é o terceiro do ranking mundial de produtores de banana. Os chineses lideram a produção, ao lado dos indianos, com volume anual de 44 milhões de toneladas, aproximadamente. Ao menos 500 mil pessoas já se indagaram como plantar banana no Brasil, pois este é o número de empregos diretos proporcionados pelo cultivo e comercialização da fruta no país.

A região Nordeste do Brasil é a maior produtora do fruto, contabilizando mais de 2 milhões de toneladas/ano. A banana é popular não só entre os consumidores brasileiros, mas também entre os produtores, por ser uma das frutas com retorno de investimento mais rápido. Mas, apesar das vantagens, esse mercado oferece muitos desafios que vão desde a questão básica de como plantar banana ao transporte aos centros comerciais.

Como plantar banana

O que é “plantar banana”?

Plantar banana é o ato de fazer mudas com as sementes da planta chamada bananeira, da família Musaceae, com o objetivo da planta frutificar dando origem à banana ou “pacoba” ou “pacova”. A banana é uma pseudobaga da bananeira.

No entanto, o plantio de banana exige a observância de algumas condições para ser bem-sucedido, como escolher o local adequado de plantio, tempo de exposição ao sol, umidade, profundidade das mudas, espaçamentos, entre outros aspectos. Por isso, necessita-se sempre pesquisar sobre como plantar banana para não gerar desperdícios e prejuízos irrecuperáveis.

Mercado no Brasil

Antes de entramos em mais detalhes sobre como plantar banana, vale mencionar alguns dados de mercado para você que está pensando em fazer como as 500 mil pessoas empregadas diretamente nesse setor.

A banana é a fruta mais consumida nacionalmente. Mais: em escala global, ela ocupa o segundo lugar na preferência, conforme demonstrado nos 106 milhões de toneladas anuais produzidas no mundo.

Ou seja, há um mercado consumidor gigantesco nacionalmente e também um amplo potencial de exportações. Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), o Brasil exportou, nos primeiros seis meses de 2018, 124,3 mil toneladas de frutas frescas e processadas. Esse número representou alta de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O total produzido pelo país é de 7 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 2,5 milhões de toneladas foram produzidas no Nordeste, maior região produtora de banana.

Dos 500 mil empregos diretos proporcionados pelo plantio e comércio de banana, 90% são compostos por agricultura familiar, dado que evidencia ser compensador para pequenos investidores empreender na área.

As vantagens apontadas pelos investidores na área mostram que a banana é uma fruta com rápido retorno de investimento, pois pode ser produzida o ano inteiro em regiões que favorecem o seu plantio. Isto facilita para fazer o planejamento de vendas e administrar preços. Outra vantagem é a diversidade de consumo da banana.

O consumo mais popular é na sua forma in natura, fresca, no entanto, há outras possibilidades populares como banana frita, cozida, etc. Outro fator é a variedade de espécies, como banana-prata, maçã, nanica, entre outras.

É possível também a produção de alimentos industrializados para comercialização, embora seja uma prática para se evitar desperdícios.

Como plantar banana

Como plantar banana?

Sem dúvida, não basta escolher um terreno aleatoriamente, cavar um buraco, enterrar a semente e esperar o crescimento da bananeira e seu consequente fruto. Há uma série de condições a serem seguidas e, felizmente, o Brasil, com seu clima temperado e suas terras férteis, fornece tais condições com sobras.

O primeiro passo é escolher o local adequado. Este deve ser lugar com umidade e chuvas regulares. Não é um pré-requisito indispensável, mas sem dúvida é a condição ideal do lugar de plantio. A planta, entretanto, não se adapta em locais muito quentes e não tolera geadas, locais com temperatura abaixo de 15 graus.

O solo deve ser bem drenado e não pode ser encharcado, pois o excesso de água propicia o apodrecimento das raízes da planta. O solo, além disso, tem que ser limpo e com capinas regulares. É aconselhável que o terreno não seja muito acidentado. O ideal é que seja plano e com declive inferior a 8%.

A profundidade recomendada é acima de 25 centímetros.

Dicas valiosas

Seguindo com esse tutorial de como plantar banana, a época boa de plantio da bananeira é a estação de chuvas. Contudo, em locais com boa irrigação, o plantio pode se dar em qualquer época do ano.

Quanto à adubação do solo, a receita básica é:

  • Dez litros de esterco de curral curtido;
  • Um litro de torta de mamona (ou dois litros de esterco de aves).

As covas medem 30 centímetros de largura e profundidade. O espaçamento entre as mudas, necessário para não prejudicar o crescimento, depende do porte do plantio. Se for alto, 2×3 metros. Se for de baixo a médio, 2×2 metros.

A colheita ocorre um ano depois do plantio. Pode durar um ano inteiro.

Como plantar banana em vaso?

Uma dúvida comum sobre o plantio de banana é como plantar banana em vaso. Muitos não têm espaço para plantar em terra e nem têm pretensão de comercialização, mas gostariam de ter uma bananeira no quintal de casa.

O plantio em vaso deve seguir esse passo a passo:

  1. Escolher uma bananeira-anã, pois uma tradicional pode alcançar até 15 metros de altura, sendo inviável para o vaso. A anã cresce de 1,5 a 4 metros;
  2. Comprar um cormo. Trata-se da base da bananeira, onde fica localizada a raiz;
  3. Comprar terra levemente ácida;
  4. Colocar a planta em um vaso com boa drenagem e profundidade;
  5. Lavar o cormo;
  6. Cavar um buraco para colocar a base da planta;
  7. Enterrar o cormo e molhar a muda de modo a deixar a terra bem úmida, mas não encharcada;
  8. Adubar mensalmente;
  9. Regar regularmente;
  10. Deixar o vaso em local que receba luz solar indireta;
  11. Podar a árvore;
  12. Transportar para um vaso maior quando a bananeira ficar grande demais.

Como plantar banana

Como plantar banana-da-terra?

Outra questão recorrente entre produtores e interessados na área é sobre como plantar banana-da-terra.  É uma variante da banana de tamanho grande, também muito popular.

As condições de cultivo são parecidas com a banana tradicional. O local deve ter boa umidade, temperatura que não seja inferior a 15 °C nem superior a 32 °C. O solo deve ser pouco acidentado, plano e não muito ácido.

A adubação segue o método NPK: Nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

A quantidade de cada um dos elementos vai depender da análise química do solo.

Também é preciso aplicar espaçamento entre as mudas, novamente respeitando o porte do plantio a se realizar.

Confira mais informações relacionadas à fruta e como plantar banana nos artigos do portal Agro 2.0.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo