Benefícios do abacate destacam oferecimento de energia e massa magra

Inicio » Agronegócio » Benefícios do abacate destacam oferecimento de energia e massa magra
22/07/2020 Por
Benefícios do abacate destacam oferecimento de energia e massa magra

Descubra os incríveis benefícios do abacate na sua vida

O abacate desde sua chegada no Brasil é muito consumido em forma de sucos, vitaminas ou em refeições. No entanto, os benefícios do abacate não se limitam somente à culinária.

Esse fruto também pode auxiliar no funcionamento de diversas partes do nosso corpo, principalmente por ser muito rico em vitaminas e minerais. Assim, torna os benefícios do abacate uma ótima opção para muitas pessoas, em especial as que praticam alguma atividade física.

benefícios do abacate

O que é abacate?

Abacate é uma fruta produzida pelo abacateiro, uma das árvores que constituem a família Lauraceae. Além disso, o abacate teve seu surgimento no México, sendo uma das frutas mais consumidas em diversas receitas desse país. Assim, mostra seu importante papel na cultura dos países da América Latina.

Atualmente o abacate é muito produzido em regiões de clima tropical e subtropical, assim como a manga, um fruto conhecido por seus benefícios.

Como diversas frutas, o abacate possui variações tanto nas formas de produção quanto no alimento final, embora seu formato e coloração não mude tanto quando comparado a outros frutos como, por exemplo, a uva, um alimento com diversos benefícios para saúde.

Já para o cultivo, essa fruta é obtida de uma árvore de porte médio que varia entre 8 e 19 metros de altura. Assim, é uma planta bem grande quando comparada a outras espécies. Além disso, o abacateiro merece uma atenção especial em suas folhas verdes, uma das maiores características dessa planta.

Nutrientes do abacate

Além de ser muito rico culturalmente, os nutrientes do abacate também recebem um destaque em especial. Segundo diversos nutricionistas, os benefícios do abacate são excelentes para todos os públicos, embora seja mais consumido por atletas de alto desempenho.

Como outras frutas, o abacate apresenta uma grande quantidade de vitaminas e minerais em sua composição. No entanto, as vitaminas A e do complexo B recebem um destaque nessa lista, principalmente por auxiliarem no funcionamento do sistema nervoso. Assim, mostram o quão importantes são os benefícios do abacate para o corpo humano.

Além disso, os benefícios do abacate incluem diversos minerais como ferro, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para evitar o desenvolvimento de anemia e doenças ósseas.

Já em seus macronutrientes, esse alimento apresenta um alto teor de gordura saturada e de calorias. Segundo especialistas, o abacate pode apresentar até 120 calorias a cada 100 gramas dependendo da variedade. No entanto, as mais famosas normalmente ficam em torno de 96 calorias por 100 gramas, ainda sendo considerado um alimento muito calórico.

benefícios do abacate

Para que serve o abacate?

Mesmo sendo um alimento muito consumido no Brasil, poucas pessoas sabem para que serve o abacate. Segundo nutricionistas, o abacate atua principalmente no combate ao LDL, também conhecido como colesterol ruim. Além disso, o abacate é uma excelente opção para reduzir os níveis de glicose no sangue.

Contudo, o abacate pode vir a se tornar uma péssima opção para dietas bem restritas na quantidade de gordura, normalmente sendo eliminado por completo das refeições nesses casos.

Por outro lado, os benefícios do abacate incluem um bom número de fibras, sendo uma ótima opção para pessoas que apresentam problemas de prisão de ventre.

Benefícios do abacate para a saúde

Os benefícios do abacate para saúde são, por muitas vezes, rebaixados devido ao fato da fruta apresentar grandes quantidades calorias. No entanto, esse alimento vem se mostrando benéfico até nesses casos.

De acordo com especialistas, o consumo de abacate para pessoas que praticam frequentemente exercícios físicos é excelente.

Segundo muitos profissionais da área de educação física, o abacate auxilia no processo de hipertrofia muscular. Ou seja, uma excelente opção para as pessoas que buscam aumentar sua massa muscular magra, principalmente por fornecer grandes quantidades de energia durante o treino. Assim, é mais eficaz quando consumido antes da prática.

Tipos de abacate

Como muitas frutas, os tipos de abacate apresentam uma grande variação histórica e na sua produção em todas as escalas. No Brasil, por exemplo, são produzidas diversas variedades de abacates, como:

  • Breda;
  • Fortuna;
  • Geada;
  • Margarida;
  • Ouro verde;
  • Quintal;
  • Hass.

Dentre elas, a que se destaca é a Hass, que apresenta uma casca dura, um grande diferencial quando é comparado com outras frutas ou, até mesmo, com outras variações do abacate.

Abacate para o cabelo

Além dos seus diversos benefícios nas áreas nutricionais, o abacate para o cabelo também está cada vez ficando cada vez mais popular, grande parte por seus excelentes efeitos como:

  • Brilho;
  • Maciez;
  • Nutrição aos fios;
  • Fios mais fortes;
  • Combate às pontas deterioradas.

Segundo especialistas, devido ao abacate ser altamente rico em lípidos, ele criaria uma maior nutrição do couro cabeludo. Assim, hidrataria por completo, auxiliando no crescimento do cabelo.

Além disso, os benefícios do abacate também seriam responsáveis por tirar a oleosidade dos fios, benefício muito procurado atualmente.

benefícios do abacate

Benefícios do abacate para o agronegócio

Os benefícios do abacate para o agronegócio estão presentes em diversos lugares do mundo. No entanto, essa fruta demostra uma relevância superior no México, o atual maior produtor de abacates do mundo.

Além disso, o abacate é uma fruta extremamente presente na cultura mexicana, grande parte devido a sua vasta culinária que utiliza milhares de receitas envolvendo o fruto tropical.

Já no comércio internacional, a produção de abacate atingiu a marca de 4,8 milhões de toneladas por ano em 2011. No entanto, o México é responsável por grande parte dessa produção, cerca de 25% do mercado de abacates, seguido pelo Chile com 9%.

Nesse contexto, o Brasil ocupa somente a posição de número 9, com cerca de 3,4% da produção mundial. Como isso, mostra que o vasto território brasileiro não parece estar focado nesse alimento, visto que o abacate está na 17ª posição das frutas mais produzidas no país, grande parte localizada em São Paulo com cerca de 49%.

Considerações finais

Em suma, o abacate é uma excelente opção para quase todas as pessoas, ficando restrito apenas por seu alto nível de gordura – mesmo que de boa qualidade. Por outro lado, essa fruta também merece atenção no mercado internacional, visto sua alta versatilidade em refeições como guacamole e tacos, ambos muito conhecidos por sua origem mexicana.

Contudo, os benefícios do abacate parecem ser existenciais para atletas profissionais, em especial para os que necessitam de um alto nível de calorias, minerais e vitaminas antes de práticas que envolvem resistência física.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo