7 benefícios do amendoim que você precisa conhecer

Inicio » Agricultura » 7 benefícios do amendoim que você precisa conhecer
14/04/2020 Por
7 benefícios do amendoim que você precisa conhecer

Benefícios do amendoim incluem o combate ao colesterol ruim

Essa leguminosa já foi um alimento estigmatizado e considerado ruim devido à incidência de alergias, mas hoje se sabe que os benefícios do amendoim para a saúde são muitos.

Seja cru ou torrado, os benefícios do amendoim servem para mulheres grávidas e até para o solo das plantações. Quer saber como? Descubra a seguir.

benefícios do amendoim

O que é amendoim?

O amendoim é uma planta sul-americana, sendo, sem dúvida, uma das leguminosas mais populares do Brasil. De fato, essa planta se originou na América do Sul, com evidências arqueológicas que determinam que os povos nativos do Peru e do Brasil consomem amendoim há quase três mil e quinhentos anos.

Depois que os europeus descobriram o amendoim aqui no Brasil, eles ajudaram a espalhar o cultivo da leguminosa por toda América Central, América do Norte e Ásia. Obviamente, naquela época, as pessoas não conheciam os benefícios do amendoim e sua importância como uma fonte nutritiva para dietas saudáveis.

No Brasil, é possível encontrar diversos sub produtos derivados do amendoim, tais como:

  • doce de amendoim;
  • pé de moleque;
  • pasta de amendoim;
  • paçoca.

Além disso, o ingrediente também é a base de preparo de sorvetes, picolés, tortas, recheios e bolos.

Mas quais são os benefícios do amendoim para a saúde? Como essa leguminosa pode contribuir para nossa saúde? Isso é o que você descobre abaixo!

Benefícios do amendoim cru

Os benefícios do amendoim cru para a saúde estão sendo alvo de pesquisa nas últimas décadas. Abaixo, você confere 7 benefícios do amendoim para incluir já essa leguminosa na sua dieta:

  • O amendoim provê energia para treino

Essa leguminosa é rica em energia e contém vitaminas, antioxidantes, minerais e nutrientes que beneficiam a saúde e são ideais para consumir antes do treino.

  • O amendoim reduz o risco de derrame

Existem estudos que demonstram que a dieta mediterrânea ajuda na prevenção do risco de derrame e da doença arterial coronariana devido ao seu rico teor de ácidos graxos monoinsaturados.

  • Amendoim protege contra o câncer

Entre os benefícios do amendoim está sua fonte excelente de resveratrol. Isto é, um antioxidante polifenólico que possui uma função protetora contra doenças cardíacas, câncer de estômago, infecções fúngicas e virais e doenças generativas, como o Alzheimer.

benefícios do amendoim

  • Amendoim é benéfico para a esclerose múltipla

Amendoim é uma ótima fonte de biotina A, ou seja, uma vitamina essencial que faz parte do complexo de vitamina B. De fato, pesquisas sugerem que a biotina pode ser benéfica para o tratamento da esclerose múltipla, diabetes e de algumas condições cerebrais.

  • O amendoim tem gordura boa

Às vezes, os amendoins têm sua fama prejudicada por causa de seu alto teor de gordura. No entanto, os benefícios do amendoim incluem também suas gorduras, pois se trata de uma variedade verdadeiramente saudável para o coração.

Por exemplo, o amendoim contém 80% de gordura insaturada a 20% de gordura saturada, tendo um perfil semelhante ao do azeite.

  • O amendoim pode proteger contra os cálculos biliares

Como o próprio nome indica, os cálculos biliares são pequenas partículas que se formam na vesícula biliar.

De fato, certos grupos de pessoas têm maior risco de desenvolver cálculos biliares como, por exemplo, mulheres, indivíduos com sobrepeso, pessoas acima de 40 anos e pessoas com uma dieta rica em calorias e carboidratos refinados.

A ingestão correta de amendoins, no entanto, reduz o risco de cálculos biliares em 25%.

  • Amendoim contém cobre

O cobre é um mineral considerado um micronutriente essencial. Sem dúvida, o cobre é muitas vezes esquecido quando se fala de saúde. Contudo, ele é necessário para vários processos fisiológicos importantes. Ou seja, o cobre forma uma parte crucial das enzimas que comandam a produção de energia e a atividade neural.

Além disso, a falha em obter cobre suficiente tem sido associada a inúmeras condições de saúde. Mesmo uma deficiência leve de cobre pode contribuir para um maior risco de doença cardiovascular, por exemplo.

Enquanto isso, consumir quantidades suficientes de cobre pode diminuir os níveis de colesterol ruim, desempenhando também um papel importante em doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Benefícios do amendoim torrado

Quais as diferenças do amendoim cru para os benefícios do amendoim torrado?

A princípio, é necessário frisar que quaisquer alimentos expostos ao tempo, calor, umidade ou demais fatores ambientais estão sujeitos a terem suas propriedades alteradas. De fato, os nutricionistas tendem a recomendar o consumo de alimentos in natura, isto é, no seu estado e forma crua.

Portanto, essa é uma diretriz que indica que o consumo do amendoim cru possui maiores benefícios para a saúde, quando em comparativo ao torrado. Por exemplo, o amendoim cru possui um teor calórico bastante elevado. Quando torrado, essa taxa sobe para 11%.

Além disso, quando o amendoim é torrado, há uma diminuição nas proteínas e um aumento nos lipídeos. Os carboidratos, bem como as fibras alimentares, são também reduzidos nesse processo.

Em termos gerais, os benefícios do amendoim torrado não são tão expressivos quanto os benefícios do amendoim cru. Ainda assim, é possível dizer que ele concentra valores nutricionais bons.

Por exemplo, ao serem torrados, é observado um aumento na biodisponibilidade de antioxidantes nos amendoins. De fato, verifica-se que o amendoim torrado tem um aumento de duas e quatro vezes no conteúdo de antioxidantes. Isso, por si só, pode ser considerado um benefício para quem prefere consumi-lo dessa maneira.

benefícios do amendoim

Benefícios do amendoim na gravidez

Existem benefícios do amendoim na gravidez? Em suma, uma nutrição adequada evita déficits e anemias no desenvolvimento e crescimento do afeto. Além disso, também é responsável por prevenir defeitos no tubo neural.

Para tanto, é necessário que a gestante adote uma dieta correta e equilibrada, com gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Sem dúvida, uma fonte acessível e rápida para obter tudo isso é o amendoim, seja ele torrado ou cru.

Benefícios do cultivo de amendoim

Os benefícios do amendoim também se estendem ao solo quando em rotação com a cana-de-açúcar. Por exemplo, o amendoim ajuda a:

Sem dúvida, esses benefícios do amendoim também podem ser vantajosos para o bolso!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo