Mais que uma simples raiz, os benefícios da beterraba são apreciados da medicina natural à alta gastronomia
Poucos sabem, mas a raiz é a parte mais consumida da beterraba. Afinal, além de suculenta e doce, é onde se encontram nutrientes essenciais para a saúde. Por outro lado, suas folhas podem ser altamente nutritivas para o preparo de pratos de saladas e até sopas, então, os benefícios da beterraba estão em todas as suas partes.
De qualquer forma, cozida ou assada, preparada como suco ou caldos, os benefícios da beterraba são extremamente vantajosos para a nossa saúde. Afinal, ela pode ser pobre em gorduras, mas cheia de vitaminas e minerais e carregada com poderosos antioxidantes.
O que é beterraba?
Beterraba é um dos vegetais mais utilizados na gastronomia. Entretanto, sua versatilidade e sabor tem muito mais para nos mostrar. Até porque o tubérculo é apreciado pelas suas várias propriedades medicinais e nutrientes benéficos.
Entretanto, além de auxiliar nosso organismo, prevenir e combater doenças, essa raiz ainda é muito empregada na gastronomia. Ela pode ser servida em sucos, sopas, em conserva e até in natura.
Vegetal que pertence à família do espinafre e acelga, podemos ingerir tanto as raízes quanto as folhas. Aliás, entre as diversas propriedades e benefícios da beterraba, ela possui alto valor nutricional e grande concentração de carboidratos, principalmente nas folhas.
Beterrabas costumam ter um sabor mais amargo, enquanto a raiz tem paladar adocicado. Além do mais, a beterraba apresenta uma coloração roxa, embora existam variedades douradas e até brancas.
Em relação à gastronomia, suas receitas mais tradicionais têm origens na Europa, a exemplo da famosa sopa chamada de borscht. Nos dias de hoje, sua presença é garantida em praticamente todos os continentes. Logo, ela é usada desde os pratos caseiros até os mais requintados cardápios de célebres restaurantes.
Enfim, além de marcar presença com seu sabor distinto, também é preciso conhecer e tirar proveito dos benefícios da beterraba. Para isso, confira abaixo como esse alimento pode melhorar a sua saúde.
O consumo e as características da beterraba
Apesar de poucos saberem, existe uma relação entre o consumo e as características da beterraba. Para tirar todo seu proveito, a melhor sugestão é o consumo em saladas cruas. Por outro lado, claro que também vale apostar no preparo cozido de tortas e sopas para aproveitar os benefícios da beterraba.
Além do mais, ela é fonte de ferro, proteínas e vitaminas. Com isso, você pode apostar em receitas diversas para cuidar até mesmo de reumatismos e artrites. De acordo com nutricionistas, ela ainda contribui nas dietas para quem está com anemia e precisa de ferro no cardápio.
Da mesma forma, um dos benefícios da beterraba também é ser antioxidante, ajudando na prevenção e combate de casos de envelhecimento precoce. Além de combater várias doenças, a raiz pode ser aliada do seu intestino. Entretanto, fique atento ao nível de carboidratos da sua dieta, pois ela vai exigir consumo moderado e equilibrado.
Aliás, esse consumo exige um cuidado extra para seu preparo. Lembre-se que, após o cozimento, não é recomendado reutilizar a água que sobrar. Até porque muitos pensam que ela contém ferro, embora seja prejudicial à saúde devido à presença de enzimas nocivas ao organismo.
Contudo, também vale lembrar que quem tem pedra nos rins precisa evitar consumo em excesso. De qualquer forma, embora seu suco tenha um certo “gosto de terra”, lembre-se de que ela é uma raiz.
Os benefícios da beterraba para a saúde
Primeiro de tudo, é preciso seguir uma rotina básica para você garantir todos os benefícios da beterraba para a saúde. Ou seja, sua ação no organismo tem efeito certo com a ingestão diária de trezentos mililitros de suco.
Por outro lado, você pode aproveitar seu sabor adocicado ao consumir o vegetal cru, em saladas e até mesmo cozida. Vale de tudo para aproveitar os benefícios da beterraba, pois ela é antioxidante e ajuda na prevenção, degeneração e alteração celular, bem como serve para:
- Reforçar os tecidos cerebrais;
- Ajudar a desintoxicar o organismo;
- Regular as funções nervosas e musculares;
- Ajudar na boa formação de ossos;
- Descongestionar as vias urinárias;
- Combater problemas de baço;
- Ajudar a concentração;
- Contribuir para a produção dos glóbulos vermelhos.
Mesmo que seja relacionada a casos de prevenção de câncer, confira abaixo demais benefícios da beterraba para a saúde:
- Combate o envelhecimento precoce, pois contém altos níveis de antioxidantes;
- Melhora o rendimento em atividades físicas, pois ao relaxar os vasos sanguíneos, ajuda os nutrientes a chegarem aos músculos;
- Diminui casos de pressão alta, pois ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos;
- Reforça a saúde de nossos músculos, pois é rica em cálcio e potássio, vitais para manter as fibras musculares saudáveis;
- Combate e previne casos de anemia, pois é rica em vitaminas do complexo B e ferro;
- Reforça nosso sistema imunológico, pois ajuda a aumentar a produção das nossas células de defesa;
- Ajuda a proteger o sistema nervoso, pela presença das vitaminas B1 e B2;
- Previne e até combate cânceres, pois a vitamina C é rica em antioxidante;
- Protege o coração e controla o colesterol, devido ao alto teor de fibras;
- Combate problemas nos pulmões e fígado, por ser fonte rica de betalaína;
- Previne cataratas e mantém a saúde dos olhos, pois apesenta vitamina A.
Nutrientes da beterraba
Como você pode conferir, os nutrientes da beterraba fazem esse vegetal versátil se destacar pela presença de ferro e açúcar. Com isso, você pode consumi-la para combater problemas de baço e fígado, casos de anemia e até prisão de ventre.
Anote quais os grandes nutrientes que ajudam a compor a lista de benefícios da beterraba:
- Proteínas;
- Açúcar;
- Potássio;
- Vitaminas B1, A, B5, C e B2;
- Fósforo;
- Sódio;
- Zinco;
- Cálcio;
- Manganês;
- Ferro.
Além da poderosa fonte de vitamina C, esses nutrientes são potencializados pela presença de ferro e ações antioxidantes.
Aliás, segundo pesquisadores, a presença de vitamina C só pode ser metabolizada se a ingestão do vegetal for in natura. Isso garante ainda a absorção de outros elementos benéficos ao nosso organismo.
Enfim, antes comprar e aproveitar todos os benefícios da beterraba, tenha certeza de que sua cor e tamanho estão corretos. Até porque os vegetais pequenos e médios são os mais indicados para consumo, assim como o aspecto liso da casca e o brilho das folhas.