Benefícios da cenoura destacam uma série de vantagens em incluir o vegetal na alimentação
Encontrada quase que em todas as feiras e mercados, a cenoura é uma raiz que apresenta uma longa lista de nutrientes e propriedades valiosas para nosso organismo. Entretanto, mesmo com o período de safra entre julho e janeiro, na mesa, os benefícios da cenoura estão presentes o ano todo.
Assim, ela pode empregada para a criação de inúmeros tipos de pratos e receitas. Seja cru ou cozido, esse ingrediente faz muito sucesso em saladas e como ingrediente de molhos e maioneses. Enfim, para você aproveitar todos os benefícios da cenoura, fique surpreso ao saber que essa raiz também é indicada até para tratamentos dentários.
O que é cenoura?
Cenoura é outro tipo de raiz muito empregada na culinária. Contando com altos níveis de nutrientes e propriedades vantajosas ao nosso organismo, os benefícios da cenoura também são uma atração à parte.
Como aspecto visual, a cenoura é apenas uma raiz que apresenta fortes tons de alaranjados. Aliás, embora ela seja considerada uma raiz, também pode ser chamada de hortaliça por muitas pessoas.
Como curiosidade, é popular associar a raiz do vegetal à cor laranja. Todavia, ainda existem variedades em cores como a amarela, roxa e até a branca, principalmente em regiões europeias.
Assim como em muitas culturas mundo afora, desde a antiguidade os benefícios da cenoura são tidos como soluções medicinais. Até porque a sopa servida à base desse vegetal era largamente produzida para doentes acelerarem sua recuperação.
Entretanto, tanto para brasileiros quanto para dezenas de outros povos, a cenoura vai bem além da sopa. Embora esse ensopado fique melhor com sua presença, em rodelas ou fatiada, seu aroma e sabor são um toque extra nas receitas de:
- Sucos;
- Saladas;
- Molhos;
- Cremes;
- Bolos;
- Refogados;
- Purês.
A lista de nutrientes da cenoura
Ao analisar os nutrientes da cenoura, um ponto positivo é que a raiz apresenta pouca quantidade de carboidratos. Por outro lado, entre os grandes benefícios da cenoura está sua riqueza na concentração de fibras alimentares, minerais e vitaminas.
Nesse sentido, confira abaixo toda a informação nutricional contida em apenas cem gramas dessa maravilha de alimento:
- 7,7 g de carboidratos;
- 34,2 calorias;
- 0,3 g de lipídios;
- 1,4 g de proteínas;
- 0,1 g de fibras solúveis;
- 3,3 g de fibras alimentares;
- 27,8 g de fósforo;
- 22,5 g de cálcio;
- 11,3 g de magnésio;
- 0,2 de g manganês;
- 313,4 g de potássio;
- 0,3 g de ferro;
- 3,3 mg de sódio;
- 30,9 mg de vitamina A;
- 0,2 mg de zinco;
- 0,1 mg de piridoxina;
- 5,1 mg de vitamina C.
Para que serve a cenoura?
Claro que você deve imaginar para que serve a cenoura, pois na culinária ela é amplamente apresentada na criação de uma série de receitas e pratos. Pode ser consumida em saladas, tanto crua como cozida, bem como ser ingrediente na produção de tortas, bolos e outras sobremesas deliciosas.
Entretanto, os benefícios da cenoura ainda estão presentes em cremes, sopas e suflês. Aliás, é no dia a dia que a cenoura dá todo o seu sabor, pois ela é perfeita para acompanhar pratos à base de carne, deixando as opções com menos gordura.
Visto isso, é claro notar que a raiz pode ser indicada para você que procura manter dietas e com poucas calorias e mais saudáveis. Em 100 gramas, você vai consumir apenas cerca de quarenta calorias.
Outro dos benefícios da cenoura é bem inusitado, pois essa raiz também ajuda a manter a higiene dental. Isto ocorre pelo simples fato de que, ao ser consumida in natura, é possível eliminar placas bacterianas e resíduos de alimentos dos dentes.
Enfim, além de limpar boca e dentes, na questão da beleza pessoal, a vitamina A do também chamado legume pode deixar os cabelos mais brilhantes e bem hidratados.
Principais benefícios da cenoura para a saúde
Da mesma forma que outras raízes e hortaliças já abordadas por aqui, os benefícios da cenoura para a saúde são quase que essenciais. Dito isso, veja a seguir quais são eles:
- ajuda a prevenir casos de AVC: pesquisas demonstram que seus carotenoides reduzem em quase setenta por cento as chances de pessoas desenvolverem problemas de AVC;
- fortalece seu sistema imunológico: essa raiz é rica em propriedades antissépticas e antibacterianas, sendo perfeita para manter o funcionamento ideal do nosso sistema imunológico;
- protege e previne doenças cardíacas: pela sua alta quantidade de fibras, um dos benefícios da cenoura é ajudar na diminuição do colesterol no sangue;
- melhora o fluxo sanguíneo: ao impedir que a gordura se forme nos vasos, artérias e veias, o consumo regular de cenoura faz com que seus consumidores tenham menos casos de pressão alta;
- mantém a vitalidade dos olhos: com altos níveis de vitamina A, a cenoura é ótima para suprir o organismo, protegendo a vista contra doenças como cataratas;
- melhora o sistema digestivo: assim como demais alimentos com origem vegetal, a cenoura tem muitas fibras, importantes para manter o bom funcionamento do sistema digestivo.
A produção de cenoura no Brasil
Dados divulgados pela CEASA-PR, em setembro de 2017, mostraram que o nosso país fica em quinto lugar quando o assunto é produção de cenoura. No ano de 2015, por exemplo, contamos com a produção de aproximadamente 760 mil toneladas.
Os 3 países que mais produzem cenoura são:
- China, em primeiro lugar, com 15 milhões de toneladas/ano;
- Rússia, em segundo lugar, com 2 milhões de toneladas/ano;
- Estados Unidos, em terceiro lugar, com 1,5 milhão de toneladas/ano.
A forma correta de consumir cenouras
Se o artigo é sobre os benefícios da cenoura, você precisa aprender mais sobre a quantidade e formas de consumo recomendadas. Até porque ela é um dos alimentos mais produzidos e consumidos pelos brasileiros.
Assim, para utilizá-la em diferentes receitas e pratos, seu uso adequado requer a preservação de todos os ricos nutrientes e benefícios da cenoura. Aliás, também é preciso tomar alguns cuidados em relação à higiene durante o preparo.
Primeiro, procure usar uma faca para raspar a superfície, lavando-a apenas em água corrente. A seguir, ao cozinhá-la, coloque pouca água. Você ainda pode aproveitar o caldo para o preparo de demais alimentos, como o arroz.
Por outro lado, cuidado ao armazenar esse vegetal, visando estender sua preservação. Para isso, nossa dica é colocá-la em sacos plásticos para alimentos numa geladeira por até duas semanas.
É importante saber que adultos precisam de pelo menos duzentos e cinquenta gramas de cenoura por semana. Essa quantidade garante mais chances de o organismo absorver todos os benefícios da cenoura.