Benefícios da manga são muitos e elevam significativamente o seu apelo

Inicio » Agronegócio » Benefícios da manga são muitos e elevam significativamente o seu apelo
23/04/2020 Por
Benefícios da manga são muitos e elevam significativamente o seu apelo

Benefícios da manga são variados e devem ser mais conhecidos pela população

No Brasil, os benefícios da manga são muito reconhecidos em todas as regiões que, junto ao seu sabor inigualável, tornam essa uma fruta única. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de manga no mercado internacional, grande parte devido à alta qualidade e fácil exportação através do comércio marítimo.

Mesmo assim, os benefícios da manga não se limitam somente ao comércio internacional. Atualmente, o mercado interno é muito aquecido, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil graças à sua grande variedade de usos em receitas locais.

benefícios da manga

O que é manga?

Manga é um fruto que faz parte dos Anacardiaceae, família que abrange cerca de 700 espécies de alimentos espalhados pelo mundo. Além disso, a manga é considerada uma fruta de clima tropical e subtropical. Assim, é facilmente adaptada em território brasileiro.

Mesmo assim, os benefícios da manga apareceram pela primeira vez na Ásia, mais especificamente na região que hoje é conhecida como Filipinas. No entanto, a fruta foi rapidamente se espalhando por locais próximos, já apresentando nos primeiros anos indícios de cultivo na Índia.

Já no Brasil, a manga foi apresentada pela primeira fez pelos colonos portugueses. Como muitas outras frutas trazidas de Portugal, os benefícios da manga se popularizaram com muita rapidez, fato que reflete no nosso agronegócio até os dias atuais.

Como muito conhecido, a manga possui uma coloração bastante marcada por sua predominância amarela. No entanto, sua cor pode variar dependendo da espécie em questão, embora também deva se considerar seu grau de maturação.

Segundo diversos agricultores, quando a manga é encontrada madura, sua coloração pode variar entre o laranja, amarelo e vermelho. Já em sua polpa, a fruta apresenta somente amarelo.

Nela, é possível encontrar um sabor adocicado, podendo apresentar consistência fibrosa em alguns tipos de manga.

Propriedades da manga

A manga atualmente é extremamente reconhecida em todo o território brasileiro por seu sabor inigualável. No entanto, os benefícios da manga não se limitam somente ao paladar. Segundo diversos estudos, a fruta é uma excelente fonte de vitamina A, responsável por beneficiar pele e visão, além de auxiliar no crescimento.

As propriedades da manga também atuam na proteção contra invasores e infecções devido à presença da vitamina C e do complexo B. Mesmo assim, ainda devemos destacar grande quantidade de sais minerais presentes nesse fruto. Dentre eles, o cálcio, fósforo e ferro, principais elementos usados no tratamento contra diversas doenças como anemia e osteoporose.

Tipos de manga

Apesar de a manga ser muito conhecida por sua variante rosa, esse fruto apresenta certa de 1500 variações em todo o mundo. Mesmo assim, alguns tipos de manga ainda se destacam nessa grande quantidade. Dentre elas, as mangas palmer, espada e rosa, ambas podendo ser encontradas em solo brasileiro.

Apesar da grande quantidade de variações, o Brasil conta com apenas 10 tipos de manga em todo o país. Assim, é um número bem pequeno quando comparado com a Índia que, ao que se estima, conta com mais de 1000 variedades de manga em produção atualmente.

benefícios da manga

Benefícios da manga para saúde

Com a presença de vitaminas C, os benefícios da manga para saúde chegam a diversas partes do corpo humano. Em especial, facilitam a redução dos níveis de colesterol sérico.

Além disso, a manga é um alimento rico em ferro, um dos nutrientes mais significativos. Segundo estudos, a falta desse mineral pode levar a vários problemas de saúde graves, incluindo a anemia.

Por outro lado, se você consumir essa fruta diariamente, você terá uma ótima produção de células vermelhas no sangue que, junto à vitamina K presente na manga, garantem uma excelente qualidade e pleno funcionamento da coagulação de sanguínea em seu corpo.

Benefícios da manga espada

Diferente de outras espécies de manga, a variedade espada tem algumas deformações em seu formato, fato que ajuda na identificação da fruta. Dentre as principais características físicas da manga espada, podemos destacar o seu comprimento mais alongado e achatado nos lados.

Já sobre os benefícios da manga espada, podemos destacar que ela tem uma ótima atuação contra a prisão de ventre, grande parte por sua alta quantidade de fibras alimentares presentes nessa variação. Assim, torna-se uma ótima opção para pessoas que apresentam problemas no sistema digestório.

Benefícios da manga palmer

Originada no século XX, nos Estados Unidos, a manga palmer chegou ao Brasil no ano de 1960. Dentre suas principais características, destacamos sua coloração mais roxa que outras variações da manga, mesmo mantendo um tom amarelado em sua polpa.

Diferente da manga espada, a palmer não apresenta grandes quantidades de fibras em sua composição. Assim, não beneficia tanto o sistema digestório.

Contudo, os benefícios da manga palmer são realmente mostrados na sua quantidade da vitamina C que, em alguns casos, pode chegar a 65,5 miligramas, variando conforme a qualidade do cultivo e da época do ano.

Suco de manga

Como visto, os benefícios da manga para a saúde são incríveis. Mesmo assim, a manga também apresenta um vasto repertório quando utilizada em receitas.

Segundo estudos, o suco de manga apresenta propriedades antioxidantes devido ao fato de incluir fisetina, quercetina e ácido gálico em sua composição principal.

Para que serve a manga?

Atualmente, a manga é uma das frutas mais presentes na alimentação dos brasileiros. Mesmo assim, poucas pessoas sabem para que serve a manga. Para muitos nutricionistas, a manga serve principalmente para as pessoas que buscam uma nova fonte de frutose e fibra alimentar em sua dieta.

benefícios da manga

Mesmo assim, os benefícios da manga também se estendem para a culinária, podendo ser consumida de forma indireta em doces, compotas, sucos, geleias, purês, sorvetes e mousses. Assim, mostra sua imensa variedade no contexto industrial da fruta.

Benefícios da manga no agronegócio

Além de todo o potencial para a saúde, a manga também mereces atenção no cenário econômico. Segundo alguns dados, nos últimos 3 anos, essa fruta vem sendo destaque na exportação de alimentos no comércio internacional, principalmente pelo alto número de receitas que utilizam esse fruto.

Internacionalmente a manga recebe uma vasta atenção de grandes comerciantes. Dentre os maiores produtores mundiais de manga é possível destacar nomes como Índia, China, Tailândia, México, Indonésia e Brasil.

Já no comércio interno, o Brasil é conhecido por sua alta produção nos estados de São Paulo, atualmente produzindo cerca de 27% das mangas de origem brasileira. Mesmo assim, o Nordeste também tem uma porcentagem bem alta. Assim, observamos que os benefícios da manga atingem diversas regiões do território brasileiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo