Cal virgem: substância química é utilizada para o controle de pragas

Inicio » Agricultura » Cal virgem: substância química é utilizada para o controle de pragas
12/02/2019 Por
Cal virgem: substância química é utilizada para o controle de pragas

Cal virgem é consolidado no mercado da agricultura e reconhecido por sua versatilidade

O cal virgem é uma das substâncias químicas mais utilizadas no campo e em construções civis. O produto que é extraído do calcário têm a função de ser um aditivo em trabalhos de obra.

Além disso, a cal virgem, por conta de sua versatilidade é utilizada em outros campos de trabalho, como no setor rural, que o produto tem a função de tirar a acidez do solo.

Cal virgem

O que é cal virgem?

Cal virgem é um produto químico de textura sólida. Passando por um longo processo de calcinação que a expõe a quase 1000 graus Celsius. Assim, a cal se torna um dos produtos mais vendidos do mercado brasileiro. A cal virgem que o comércio conhece não é o mesmo quando recém terminado de fazer. Sua primeira forma após terminado é de um bloco branco e maciço. Porém, só após passar por máquinas de tritura que a cal vira pó. Assim, fica pronta para ser comercializada.

Suas funções no trabalho civil e de remover acidez do solo são imensa importância para o reconhecimento da substância. Porém, sua utilização tem outras finalidades essenciais, como:

  • Erradicação de pragas no campo: Num solo contaminado por pragas, a calda bordalesa é muito utilizada como uma espécie de pesticida. Nesse caso, seu alto teor químico acaba as eliminando de forma eficiente.
  • Erradicação de pragas em casas: Em determinadas casa – ambiente rural ou não – pode sofrer de ataque de pragas e isso é de extremo incomodo ao proprietário do local. Por isso, a cal é utilizada como se fosse um desinfetante, aplicada ao piso. Entretanto, essa opção só funciona em casos onde as pragas ainda não proliferaram a grandes proporções.

O que é cal hidratada?

A cal hidratada não é comercializada, pois ela é um estado químico quando está perto de ser utilizada. Seu estado muda de virgem para hidratada quando a substância é molhada.

A cal virgem não tem utilidade sem água, pois é um produto seco e que não tem cola alguma sem algo que a dilua.

Qual é a função da cal hidratada?

A cal é muito requisitada neste meio por de ser um produto com estrema liga – facilidade de cola – do mercado de construção civil. Dessa maneira a cal se consolidou com um dos químicos mais importantes do deste setor.

Cal virgem

O produto também pode ser utilizado como primeira mão de tinta para cobrir uma cor muito forte. A substância tem enorme eficiência na velocidade de secar. Com isso o trabalho pode ser finalizado de forma mais rápida.

Diferente de produtos semelhantes,  a cal só é encontrada com até no máximo 20 kg. Pois na obra –  entre areia, cimento e cal, ela é a que se utiliza numa menor quantidade. Por isso é vendido num tamanho inferior aos outros.

Por fim, mesmo com novos produtos surgindo diariamente no mercado, o uso da cal virgem e hidratada não é dispensada, pois a substância já é conhecida e apreciada por trabalhadores do campo e de construtoras civis.

Agro20 | Portal Vida No Campo