Canário da terra é uma linda ave originária da América do Sul

Inicio » Meio Ambiente » Canário da terra é uma linda ave originária da América do Sul
25/06/2020 Por
Canário da terra é uma linda ave originária da América do Sul

Ave de temperamento dócil, o canário da terra ainda tem o canto belo como outras espécies

Com o nome científico de Sicalis flaveola, o canário da terra é uma das espécies de ave mais populares no Brasil. Aliás, ela até recebe diversos nomes de acordo com a região do país, mostrando ainda muita praticidade na criação e nos cuidados.

De qualquer forma, no meio dos criadores, o canário da terra é muito popular não apenas por ser pouco arisco. Isso porque a espécie ainda tem a beleza física e o canto forte e agudo como os de outras variedades. No entanto, infelizmente isso a coloca como uma das aves mais traficadas do Brasil.

Canário da terra

O que é canário da terra?

Canário da terra é uma das várias espécies silvestres que são muito populares na América do Sul. Por isso que ele recebe uma série de nomes diferentes pelo Brasil, como canário da horta, canário da terra verdadeiro, canário do campo, chapinha e canário da telha.

No entanto, ele é famoso mesmo por ser uma ave admirada seu canto estalado e sua beleza. Aliás, falando sobre suas características físicas, o canário da terra adulto pode chegar a ter um tamanho aproximado de quatorze centímetros e pesar apenas algumas gramas.

Além do mais, ele possui corpo ovalado e proporcional, patas e bicos delicados e pequenos. Como charme da espécie, seus olhos marcam por serem pretos, ligeiramente puxados e separados.

Sem contar que um canário da terra pode apresentar uma infinidade de cores brilhantes e vivas. Ou seja, a plumagem tende a ser cinza e verde na parte superior do corpo, mas amarelada e cinza na parte inferior. Entretanto, essa variação varia de região para região.

Enfim, vale destacar que o canário da terra é uma das mais dóceis aves. Assim sendo, ela é muito pouco arisca, o que favorece sua criação em cativeiros. Esse temperamento a coloca entre os animais mais apreendidos nas fiscalizações de combate ao tráfico ilegal.

No entanto, quando o assunto é acasalamento, ele fica destemido e confiante. Até porque os machos tendem a brigar muito entre si. As brigas entre exemplares de canário da terra tendem a terminar em morte para o perdedor.

Como criar canário da terra?

Em relação à alimentação, para você saber como criar canário da terra, a espécie costuma ser granívora, visto que ela adora sementes e, em alguns casos, insetos também podem ser servidos. Prova disso são os exemplares que se alimentam com sementes caídas no solo.

Aliás, tão importante quanto uma boa alimentação rica em proteínas e diversificada, o canário da terra criado em cativeiro demanda certos cuidados, pois tudo deve ser balanceado e dosado. Nesse sentido, se faltar vitaminas em seu organismo, ele terá uma vida pouco saudável.

Enfim, recomendamos que você invista em rações específicas e de alta qualidade. No entanto, ainda é possível servir sementes variadas, mas evite legumes e frutas. Isso porque os canários não têm costume de ingerir esse tipo de alimento.

Por fim, a reprodução do canário da terra no meio silvestre tem como base ninhos em forma de cestos, ainda mais aqueles abandonados por demais espécies. De qualquer forma, no caso dos cativeiros, você precisa de um ninho fixo, mas não recomendamos deixar fêmea e macho juntos por muito tempo. Afinal, essa ave tende a perder o interesse e acaba por não acasalar.

No caso de atingir a fertilidade, a fêmea pode botar até quatro ovos por vez, chocando-os por cerca de quinze dias. Aliás, vale lembrar que a época de acasalamento costuma ocorrer entre a primavera e o verão, mas para isso você precisa manter uma higiene adequada do ninho.

Canário da terra

Como ter um criadouro de canário da terra?

Em relação ao criadouro de canário da terra, seus ninhos e gaiolas não exigem tanto preparo. Até porque ele é uma ave que tende a se adaptar facilmente a todos os tipos de ambiente, até mesmo em viveiros. Dessa forma, invista em gaiolas com tamanho de quarenta centímetros de comprimento.

Além do mais, você precisa investir regularmente na limpeza e higiene dos ninhos, conforme já citamos aqui. Para isso, mantenha sempre limpas as prateleiras e o piso, desinfetando e removendo restos de alimentos e fezes do fundo para a ave repor os nutrientes necessários.

Enfim, áreas como comedouros, poleiros, banheiras e bebedouros também necessitam dessa higiene, de modo que devem ser frequentemente desinfetados e lavados. Nesse sentido, não se esqueça de trocar os alimentos com regularidade. Ou seja, alimentos como sementes não podem ficar mais de um dia nas gaiolas.

Curiosidades e o canto do canário da terra

Um dos mais belos atrativos para criadores é o canto do canário da terra. Isso porque a espécie apresenta um amplo repertório, seja de sílabas repetidas, tons altos e até algumas pausas melodiosas.

No caso dos machos, eles têm uma vocalização bem mais extensa, comportando-se como se estivesse conquistando alguma fêmea.

Por outro lado, na natureza, ele precisa fugir de predadores como a coruja caburé, algumas cobras e até de gaviõezinhos. Isso porque sua distribuição geográfica é extensa, abrangendo áreas naturais de uma série de animais.

Ele tem origens sul-americanas, ocorrendo em países como:

  • Venezuela;
  • Colômbia;
  • Guianas;
  • Peru;
  • Equador;
  • Paraguai;
  • Bolívia;
  • Argentina;
  • Uruguai.

Enfim, entre os Estados brasileiros com maior ocorrência do canário da terra, destacamos:

  • Maranhão;
  • Piauí;
  • Minas Gerais;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Santa Catarina;
  • Espírito Santo;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio de Janeiro;
  • Pará;
  • Roraima;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná;
  • São Paulo;
  • Goiás;
  • Mato Grosso.

Canário da terra

Aspectos físicos do canário chapinha

Uma das variações mais conhecidas da espécie, o tipo chapinha ocorre em diversas localidades sul-americanas, como Bolívia e regiões brasileiras como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para você identificar melhor essa variedade de canário da terra, note que os exemplares machos possuem estrias escuras na cabeça. No entanto, os tons alaranjados nem sequer passam a região dos olhos.

Já no ventre, a coloração tende a ser amarelada, principalmente ao redor do pescoço. Em relação à cauda e asas, elas chegam a apresentar poucos tons amarelados.

Enfim, diferentemente do canário da terra, essas fêmeas possuem estrias mais largas no dorso e cabeça. Aliás, na área peitoral as estrias são mais marcantes, chegando a lembrar um colar. Em todo, caso vale ainda notar que essas estrias são escassas na região do ventre.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo