Caqui fuyu é a variedade saborosa da fruta que reúne vários benefícios

Inicio » Agricultura » Caqui fuyu é a variedade saborosa da fruta que reúne vários benefícios
15/10/2019 Por
Caqui fuyu é a variedade saborosa da fruta que reúne vários benefícios

Laranja e de consistência firme, o caqui fuyu traz benefícios diversos à saúde como melhora no sistema digestivo e efeito detox

O caqui é um fruto proveniente da China que se adaptou muito bem ao Brasil, principalmente devido ao clima tropical do país. Entre as variedades existentes da fruta está o caqui fuyu, que destaca casca mais firme e crocante que as demais.

O caqui fuyu é colhido, principalmente, entre os meses de março e maio. No entanto, a sua comercialização não é feita apenas no formato in natura; e a variedade pode ser encontrada até mesmo na sua forma desidratada.

caqui fuyuO que é o caqui?

O caqui é uma fruta de sabor doce e agradável que traz vários benefícios à saúde. Suculento e saboroso, é também bastante versátil, pois é a base de receitas variadas, como mousse, geleia, creme e sorvete.

O caqui fuyu é bastante saboroso e sua colheita é feita no período entre os os meses de março e maio. Sendo assim, de maneira geral, não é difícil encontrar essa variedade no Brasil.

Tipos de caqui

Cultivado em todo o país, o caqui se adaptou bem ao nosso clima tropical. A forma ideal de consumo é in natura. Contudo, também pode ser utilizados na preparação de sucos desde que sejam ingeridos logo após o preparo. Os tipos de caqui mais consumidos pelos brasileiros são:

  • caqui Rama Forte: de coloração vermelha, tem polpa de consistência mole e gelatinosa;
  • fruta caqui Taubaté: com coloração vermelha, possui polpa de consistência mole;
  • caqui Giombo: também conhecido como caqui chocolate, possui coloração alaranjada, consistência firme e crocante;
  • fruto caqui Fuyu: também é de aparência alaranjada e polpa com consistência crocante.​ É formado por bagas grandes e se destaca pela ausência de sementes, além da casca mais firme.

Onde encontrar mudas de caqui fuyu?

As mudas de caqui fuyu podem ser encontradas em casas especializadas ou pela internet, onde são comercializadas a partir de enxertos. A árvore pode alcançar até 12 metros de altura. Uma das vantagens desta variedade é não ser necessário aguardar seu amadurecimento para que a colheita seja feita.

Antes de mais nada, é importante destacar que qualquer tipo de caqui é delicado e de casca fina (mesmo quando mais firme). Sendo assim, precisa ser bem embalado para a venda. Isso porque deve chegar às prateleiras dos supermercados livre de rachaduras.

caqui fuyu

Além disso, caso esteja muito maduro na hora da compra, é indispensável guardá-lo na geladeira por até cinco dias. Caso contrário, o ideal é manter em temperatura ambiente até que esteja em ponto de amadurecimento.

Benefícios do caqui fuyu

Devido as suas propriedades, consumir caqui fuyu é benéfico para o nosso organismo.

Confira abaixo alguns do benefícios do caqui fuyu para a saúde:

  1. O fruto é bom para a saúde da pele, dentes e atua na prevenção de infecções, devido à presença da vitamina A;
  2. Ele tonifica os músculos do coração, regula os sistemas nervoso e digestivo, pois é rico em vitamina B1;
  3. Evita queda e auxilia no crescimento dos cabelos, graças a presença de vitamina B2;
  4. A variedade é recomendada para tratar problemas no fígado, bexiga e vias respiratórias;
  5. Ela ainda atua na melhoria dos sintomas de azia estomacal, dores e cãibras;
  6. Possui propriedades antioxidantes e combate formação de radicais livres, porque conta em sua composição com betacaroteno;
  7. O fruto favorece o emagrecimento pelo alto teor de fibras, o que indica que o caqui fuyu não engorda.

Além dos benefícios listados, o caqui fuyu também atua na absorção de nutrientes. Logo, além de ser muito gostoso, faz um bem enorme à saúde; pois é rico em vitaminas A, B1 e B2, fibras, entre outros compostos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo