Cerveja Lager tem sabor suave e é fermentada em baixa temperatura

Inicio » Agricultura » Cerveja Lager tem sabor suave e é fermentada em baixa temperatura
09/10/2020 Por
Cerveja Lager tem sabor suave e é fermentada em baixa temperatura

O mercado de bebidas é um nicho que está em constante movimento e crescimento, com ênfase para o mercado cervejeiro. Assim, um estilo muito conhecido e consumido é da Lager. A cerveja Lager teria surgido ainda no século 14 e se popularizado por volta do século 19. De um modo geral, essa cerveja possui um menor teor alcoólico que as cervejas do tipo Ale e são mais maltadas.

Assim, a cerveja Lager é mais refrescante e pouco frutada, apresentando menos amargor devido ao pouco lúpulo em sua composição.

Cerveja lager sendo servida em copo específico

O que é cerveja lager?

Refrescante e menos amarga, a cerveja lager é tradicionalmente fermentada e armazenada a baixas temperaturas. A levedura utilizada é Saccharomyces pastorianus, que deve ser fermentada a temperaturas que variam entre 5°C – 14°C.

Apesar do crescimento do consumo de cervejas artesanais, a Lager ainda representa as cervejas mais consumidas no mundo. Ao lado das Ale e Lambic, as Lager formam um grande grupo de cervejas, incluindo alguns subtipos, como Pale Lager e Dark Lager.

Num geral, a cerveja é uma bebida produzida sob o princípio da fermentação de alguns cereais, com ênfase para a cevada, seu principal componente. Supõe-se que foi uma das primeiras bebidas de álcool criadas pelo homem e, hoje em dia, ocupa o terceiro lugar em consumo no mundo, atrás da água e do café.

Diferença entre Lager e Ale

O que diferencia uma Lager de uma Ale, por exemplo, é a levedura usada no processo. A levedura da Lager inicia o processo de fermentação com temperaturas baixas, fazendo com que fique acumulada no fundo do tanque onde o processo é feito.

Já a Ale utiliza uma levedura que inicia seu processo de fermentação com temperaturas mais altas, entre 15 – 24 °C, ficando acumuladas no topo do tanque.

Devido a esses processos que as cervejas do tipo Lager são conhecidas como de baixa fermentação e as Ale de alta fermentação.

Contudo, a cerveja Lager apresenta ainda mais características que a diferem das demais. Normalmente, esse tipo de cerveja é de cor clara, muito representada pelos estilos Pale Lager ou Pilsen. Agora fique atento: toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda a Lager é Pilsen.

O sabor da Lager é quase sempre mais simples que uma cerveja artesanal, que pode apresentar notas frutadas por exemplo. Isso porque o processo de fermentação da Lager exige temperaturas mais baixas, fazendo com que a levedura produza um pouco menos de fenol, componente que traria o sabor mais frutado.

Cerveja Lager normalmente apresenta cor clara

Tipos de cerveja Lager

Esse tipo de cerveja é produzida – e fica mantida – sob baixas temperaturas por um período de até oito semanas.
Os estilos mais conhecidos desse grupo são a Pilsen, American Lager, Vienna, Helles, Bock, Schwarzbier.

O estilo American Lager, por exemplo, são as clássicas consumidas por quem está começando a apreciar cervejas, como as conhecidas marcas Budweiser e Skol. Por ser uma cerveja leve e simples, também é refrescante. Por isso os brasileiros estão entre os ávidos consumidores da cerveja Lager, que reúne fãs em todo o mundo e no Brasil também.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo