Chèvre é um tipo de queijo preparado com leite de cabra

Inicio » Agronegócio » Chèvre é um tipo de queijo preparado com leite de cabra
29/10/2020 Por
Chèvre é um tipo de queijo preparado com leite de cabra

De origem francesa, o chèvre é macio e preparado a partir do leite de cabra. Os queijos europeus são uma iguaria à parte. Fabricados de diversas formas e com receitas milenares, são apreciados mundo afora. Uma dessas iguarias, é o queijo chèvre.

Um queijo tradicionalmente francês, o chèvre (cabra, em francês) é feito a base do leite desse animal que dá nome ao queijo, a cabra.

Chèvre

Origem do queijo chèvre

A França e a Alemanha são atualmente as maiores regiões produtoras de queijos de cabra. Os queijos como o francês chèvre são ricos em proteína e geralmente não são muito salgados, ganhando assim muitos adeptos do seu sabor e maciez.

O queijo de cabra chèvre, em sua receita tradicional do Sul da França, fica em forma de rolinho com casca esbranquiçada e sua massa, apesar de macia, está envolta por uma casca mais consistente. Sua maturação leva cerca de oito dias e pode ser recoberto com uma pequena camada de carvão de carvalho.

Esse tipo de queijo pode ser consumido, por exemplo, com torradas e geleia, além de ficar muito bem em tábuas de queijos, acompanhado por outros tipos de queijo e petiscos.

Queijo de leite de cabra

As cabras foram alguns dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem, assim, os queijos de cabra são tradicionais em alguns países.
Dessa forma, o leite de cabra tem ganhado espaço no mercado brasileiro, bem como seus derivados. Os nutrientes desse leite são absorvidos mais rapidamente que o leite de vaca pelo organismo, tornando mais fácil a digestão desse alimento. A concentração de cálcio e potássio neste leite também é significativa.

Na produção de queijos com leite de cabra, por exemplo, são necessários cerca de seis litros de leite para produzir um queijo de 500 gramas.

Tipos de queijo de cabra

Além do queijo chèvre, existe uma variedade enorme de queijos derivados do leite de cabra, com suas características e detalhes específicos, além do toque especial de cada produtor.

Dentre os principais tipos de queijo de cabra, podemos destacar alguns:

  • Feta: este é um queijo de coalhada em salmoura, por isso, é mais salgado. Tradicional da Grécia, é produzido com leite de cabra ou até ovelha. Esse queijo integra a salada grega, ao lado de tomate, cebola, pepino e azeite;

Chèvre

  • Bûche: feito com leite de cabra pasteurizado, de consistência macia e cremosa, contém cerca de 50% de teor de gordura. Seu sabor é levemente picante e adocicado;
  • Crottin de chavignol: é um dos mais apreciados dentre os queijos de cabra. É consumido tanto quente quando frio, em saladas ou pães;
  • Chevrotin: é um queijo mais gorduroso, prensado e com uma casca laranja. Seu amadurecimento leva pelo menos três semanas. Para consumir, a recomendação é mantê-lo na embalagem e na geladeira, de onde deve ser retirado cerca de duas horas antes de consumir;
  • Banon: queijo de textura macia e cremosa, tem baixo teor de gordura e sabor único após sua completa maturação;
  • Tomme: também de origem francesa, pode ser produzido com leite de cabra, vaca ou ovelha, a partir de leite integral, desnatado ou semidesnatado. O tomme fraiche (tomme fresco), como também e chamado, é um pouco duro e quase não contém gorduras.

Assim, esse queijo também é chamado de camembert de chèvre. Porém, o camembert tradicional é produzido com leite de vaca e o chèvre, muito apreciado na Europa, se tornou a versão produzida com leite de cabra.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo