Citrus é um gênero de plantas que contém três espécies diferentes

Inicio » Agricultura » Citrus é um gênero de plantas que contém três espécies diferentes
20/07/2020 Por
Citrus é um gênero de plantas que contém três espécies diferentes

Citrus é originária do sudeste tropical

O citrus engloba somente as espécies do gênero citrus e acaba por excluir todas as outras. Responsável por englobar laranjas, tangerinas, limas e até mesmo as toranjas, o citrus é muito confundido com o citros, mas ambos aparentam diferença.

Além disso, o citrus é um gênero extremamente procurado. Há pessoas que resolvem, até mesmo, fazer chás com as folhas de uma das espécies. Para descobrir mais, acompanhe o artigo a seguir.

Citrus

O que é citrus?

Citrus é um gênero de planta da família Rutaceae. Originada diretamente do sudeste tropical e também subtropical da Ásia, o citrus contém três espécies de diversos híbridos naturais que podem ser cultivados.

Logo, para entender o que é citrus, lembre que dentre eles incluem-se todos os frutos que são designadas por citrinos.

O fato é que entender a taxonomia do gênero citrus é uma missão muito complicada. Afinal, uma maioria esmagadora das espécies cultivadas acaba sendo híbrida. Logo, as hibridações tornaram-se algo comum e podem ter ocorrido entre pés selvagens.

De qualquer forma, é difícil saber exatamente o resultado, já que o gênero citrus se espalhou, querendo ou não, com facilidade.

As três principais e oficiais frutas citrus são:

  • Tangerina;
  • Cidra;
  • Pomelo.

Com tudo isso, é possível entender melhor qual o significado de citrus.

Tangerina

Uma das espécies do citrus é a tangerina. Mesmo que se adapte muito facilmente ao solo, o seu cultivo sempre será melhor quando feito em solos que possuem covas profundas o suficiente e, também, com controle hídrico e de nutrientes.

Conhecida também como bergamota ou mexerica, é uma fruta de alta apreciação, sendo extremamente consumida no inverno no sul do Brasil, que é onde ganha maior visibilidade. A tangerina, inclusive, é uma das frutas cítricas mais consumidas em todo território brasileiro.

Cidra

Outra descendente direta da família da planta em questão, a cidra é extremamente cítrica e especula-se que é uma fruta muito antiga e selvagem. A sua acidez atinge um ponto onde acaba sendo um pouco mais forte que a laranja.

Além disso, um fato muito interessante da cidra é que ela é riquíssima em componentes bioativos. Prova disso é que a fruta era utilizada como desodorizante e demais funções medicinais.

Pomelo

De grande popularidade, o pomelo é uma das frutas mães da toranja. Com o sabor um pouco menos doce que a laranja, é também uma fruta de menor acidez do que o limão, além de possuir um leve amargor.

E uma ótima fonte de vitaminas e consegue agregar ao organismo humano uma série de nutrientes de grande utilidade para uma vida saudável, sem dúvidas um dos melhores tipos de citrus.

Citrus

Citrus ou citros?

Muitas pessoas questionam se citrus ou citros são a mesma coisa. A verdade é que ambos possuem, sim, algumas interessantes diferenças entre si.

Como visto anteriormente, o citrus é composto de espécies citrus e nada mais do que isso. Em contrapartida, o citros é mais aberto e não exclui ninguém. Logo, ele engloba todas as espécies vegetais que pertencem à família dos citrus, dos poncirus e fortunella.

Ou seja, o citros abrange uma quantidade muito maior de espécies, enquanto o citrus exclui a grande maioria e somente volta a sua atenção para espécies específicas.

Plantio

Muitas pessoas preferem ter suas próprias árvores em casa e justamente por isso acabam se interessando tanto em como plantar citrus. Para isso, é preciso estar sempre muito atento ao clima e ao solo.

Afinal, o clima sempre teve uma influência muito grande sobre todo o sucesso do crescimento das plantas, principalmente nas plantas citrus. Logo, elas se desenvolvem muito melhor em regiões onde a temperatura é bem mais amena.

Todos os frutos que acabam sendo produzidos em um clima frio têm uma coloração muito mais bonita, tanto da casca quanto da polpa. Além disso, conseguem produzir níveis bem maiores de açúcar e demais ácidos.

Em seguida, o solo também é de grande importância, pois mesmo que ela tenha uma certa preferência pelo solo e exigência pelo mesmo, acaba se adaptando bem em solos arenosos e argilosos, o que ajuda muito bem na hora do plantio.

O plantio de citrus deve ser feito sempre em épocas chuvosas ou onde haja água suficiente para que ele seja regado. Inclusive, é muito importante evitar plantar nos dias de sol, já que ele pode ser prejudicial para o desenvolvimento.

É válido também a utilização de adubos para que o citrus cresça cada vez mais saudável e forte. Porém, com o passar do tempo, é preciso continuar o cuidado, afinal, é muito fácil de desenvolver algumas das doenças de citrus.

Assim, a grande maioria acaba promovendo pontos pequenos e com uma certa protuberância, além de possuir uma colocação mais puxada para o marrom. O aumento de manchas também é um sintoma.

Por isso, manter-se sempre atento é a melhor e mais viável opção para buscar um tratamento correto para esse tipo de planta e, dessa forma, ter uma cultura citrus mais eficiente.

Citrus

A importância do citrus

Com as pessoas cada vez mais atentas com tudo aquilo que estão consumindo, cultivar essa espécie de planta é uma das melhores formas de usufruir de citros bem cuidados e sem uma grande quantidade de venenos.

O fato é que quem possui essa planta acaba adquirindo uma grande vantagem, já que, quando plantado e cuidado de forma natural, pode chamar muito a atenção de pessoas que apoiam esse tipo de produção e, dessa forma, aumentar de forma significativa as vendas e produção de cada produto.

Seja fornecendo para supermercados ou casas de produtos naturais, ou até mesmo vendendo por conta própria em feira, essa planta é uma ótima forma de aumentar a economia e colocar nos eixos a situação financeira do produtor.

Logo, quem tem um citrus plantado em casa pode ter uma ótima e eficaz forma de conseguir um lucro extra ou fazer disso a sua renda principal, já que muitas pessoas procuram e querem consumir tudo o que é mais natural e livre de conservantes e demais produtos nocivos à saúde.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo