Coalhada é obtida através de uma enzima chamada quimosina ou coalho

Inicio » Agronegócio » Coalhada é obtida através de uma enzima chamada quimosina ou coalho
26/06/2020 Por
Coalhada é obtida através de uma enzima chamada quimosina ou coalho

Coalhada é alimento lácteo natural

Podendo ser feita em casa, a coalhada é extremamente prática e faz o uso de lácteos que trazem benefícios à saúde. Muito presente na mesa de diversas famílias, se tornou uma opção saudável para substituir determinados produtos.

O iogurte natural, por exemplo, acabou sendo substituído pela coalhada. Ao conhecer todos os benefícios que ela traz à saúde, praticidade e redução de custo que proporciona para quem produz produtos lácteos, se tornou muito querida por todos.

Coalhada

O que é coalhada?

Coalhada é um alimento lácteo produzido de forma completamente natural, já que é feita a partir do soro do leite que sobra durante a produção de queijo. A coalhada é consumida desde muitos anos atrás e era uma das melhores opções para se ter na mesa.

Além disso, a coalhada é uma espécie de coagulação do leite. Essa coagulação geralmente é obtida através da quimosina, uma espécie de enzima, ou coalho.

Logo, para entender melhor o que é coalhada, a parte sólida representa o leite, que é o resultado da coagulação e fermentação. Em contrapartida, a parte líquida é o soro.

Inclusive, a popularidade e gosto desse alimento é tão grande que serve como base para o queijo Labneh, de origem libanesa. Esse queijo é muito pastoso e pode ser temperado com ervas, frutas ou outra especiaria.

Mesmo que seja um alimento tão antigo, ninguém ainda conseguiu descobrir exatamente o local de origem da coalhada, porém, sabe-se que ela existia desde a antiguidade greco-romana.

Naquela época, ela era diferente da encontrada nos dias hoje. Afinal, consistia em salgar todas as vísceras do peixe e depois fermentá-las e temperá-las.

Em contrapartida, a coalhada seca é muito mais antiga do que a coalhada fresca.

Opção saudável

Como dito anteriormente, a coalhada tem sido a substituta de muitos alimentos calóricos. Para isso, muitas pessoas apelam à coalhada desnatada, um dos tipos de coalhada mais indicados para quem quer perder peso.

Logo, mesmo que auxilie no emagrecimento, a coalhada também acaba sendo uma ótima vantagem para produzir um bom alimento sem ter um gasto tão exagerado. Afinal, é possível utilizar, em algumas receitas, somente dois ingredientes para a produção da mesma.

De qualquer forma, esse alimento estimula o funcionamento do intestino e faz com que ele fique muito mais regrado. Além disso, também é uma ótima forma de consumir as proteínas que estão presentes no leite fermentado.

Porém, é sempre bom consumir com cautela, afinal, nada em exagero é bom. Justamente por isso, a coalhada engorda e tem o efeito reverso a partir do momento em que é consumida em excesso e com os acompanhamentos errados, pois é preciso levar em consideração as calorias da coalhada.

Muitas pessoas ainda se perguntam: coalhada combina com o que? Ela é ótima para ser consumida com bolacha integral, pães integrais e sem glúten e até mesmo fruta picada.

Uma das frutas que melhor combinam é o mamão. Pelo fato do mamão ser doce, a coalhada contrasta o gosto e o sabor de ambos unidos fica muito interessante.

Coalhada

Como fazer coalhada desnatada?

O grande interesse da maioria dos consumidores é realmente saber como fazer a coalhada desnatada. A receita é, na verdade, bem mais prática do que se pensa e pode ser feita quando bem entender.

Confira quais são os ingredientes:

  • 1 iogurte natural integral;
  • 7 copos de leite desnatado.

Para dar início ao preparo, primeiro coloque o leite em um recipiente. Algumas pessoas preferem amorná-lo no micro-ondas, mas é mais aconselhável amorná-lo em uma panela.

Logo após ter feito essa etapa, acrescente no leite morno todo o leite natural.

Por último, deixe coalhar, coloque na geladeira e aguarde chegar na temperatura desejada para consumo.

Fácil e rápido de preparar, é uma opção saudável até para quem não possui condições financeiras de mudar a alimentação drasticamente.

Como fazer coalhada?

A receita tradicional, também é facílima e pode ser feita sempre que desejar.

Muitas pessoas olham para esse tipo de alimento e imaginam que a dificuldade para produzir é muito grande. Na verdade, isso não passa de história.

Acompanhe a receita de coalhada e aprenda como fazer coalhada, separando primeiramente os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de leite integral da marca de sua preferência;
  • 170 g de iogurte natural.

Como é possível perceber, os ingredientes são os mesmos da coalhada desnatada. A diferença é somente na questão da medida.

Assim, em uma panela, despeje todo o leite e ferva em fogo médio. Após ter fervido, desligue e aguarde até amornar.

Posteriormente, quando o leite atingir 56 °C, adicione toda a medida de iogurte e misture até que tudo vire uma mistura homogênea. Após ter feito isso, tampe bem a panela, de preferência com um prato, e deixe-a coberta com um pano de prato limpo.

Em seguida, a panela deve ser deixada em um local da casa onde não haja corrente de vento. Pode ser até mesmo dentro do forno, com ele desligado, obviamente. Após ter encontrado o horário ideal, deixe a mistura descansando por aproximadamente 6 horas.

Outrossim, como muitas pessoas têm um pouco de dificuldade em acertar a temperatura, uma dica é colocar o dedo dentro do leite e contar até 10. Se a temperatura estiver suportável e o leite não queimar o dedo, então atingiu a temperatura indicada na receita.

Coalhada

Opção de lucro

Como foi possível perceber, a coalhada é um alimento que não exige um grande investimento e pode ser feita a qualquer hora do dia, bastando ter leite e iogurte. Logo, é uma ótima opção para produtores e demais profissionais incrementarem no dia a dia como uma forma de renda extra.

Além de ser um produto barato, ela é extremamente consumida e muitas pessoas a querem assim que sabem quando alguém está comercializando-a. Logo, é uma forma também de utilizar produtos que talvez não teriam um bom aproveitamento caso consumidos puros, como o iogurte natural.

Assim, a coalhada tem tudo para ser uma ótima fonte de renda e uma ótima forma de incentivar produtores do agronegócio e bebidas lácteas a continuarem produzindo cada vez mais e também aumentando o nível de produção e vendas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo