Veja como fazer hambúrguer e descubra seu potencial no mercado

Inicio » Agronegócio » Veja como fazer hambúrguer e descubra seu potencial no mercado
01/08/2020 Por
Veja como fazer hambúrguer e descubra seu potencial no mercado

Tudo o que você precisa saber sobre como fazer hambúrguer artesanal

Existem várias maneiras de fazer um bom hambúrguer. Você pode variar o tipo de carne, os temperos que mistura a ela e até optar por recheá-lo ou não. Independentemente do que é colocado dentro, tudo começa com a criação do blend perfeito. Aqui, descrevemos cada uma das etapas de como fazer hambúrguer.

Portanto, livre-se dos hambúrgueres processados. Fazer o seu próprio hambúrguer é fácil e muito mais saudável. Tudo que você precisa é um pouco de carne de qualidade e se esforçar um pouco. Se você quiser saber como fazer hambúrguer de qualidade, siga essas etapas e não terá erro!

como fazer hambúrguer

O que é hambúrguer?

Hambúrguer é um termo que pode ser aplicado variavelmente para se referir a um blend de carne moída ou esse mesmo blend de carne moída servido no meio de dois pães com diversas guarnições. Em resumo, o nome pode se referir à carne ou ao sanduíche.

A origem do hambúrguer é desconhecida, mas o hambúrguer e o sanduíche foram provavelmente levados pelos imigrantes alemães do século XIX para os Estados Unidos onde, em questão de poucas décadas, passou a ser considerado um alimento tradicional americano.

Já no Brasil, o hambúrguer chegou por intermédio do jogador de tênis, duas vezes campeão de Wimbledon, chamado Robert Falkenburg. O americano-brasileiro abriu, em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete estilo americano, o Bob’s.

Mercado de hambúrguer caseiro

Não são necessários dados estatísticos para saber como anda o mercado alimentício no país. Basta olhar a quantidade de estabelecimentos que surgem todos os dias.

Entretanto, esses números nos dão a exatidão de como anda o segmento do hambúrguer artesanal. Apenas em 2017, franquias de hambúrgueres caseiros movimentaram R$ 700 milhões, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O mercado segue em franca expansão, muito por conta dos estabelecimentos que não são caracterizados como fixos e franquias. Isso significa que trailers, kombis, food trucks ou carrinhos manuais estão fora dessa contabilidade.

Como fazer hambúrguer caseiro de qualidade

Quando se trata de fazer um hambúrguer caseiro de qualidade, a carne moída é a escolha popular de carne. Mas existem outras e você pode até misturar e combinar suas carnes. Mas primeiro, para fazer o melhor hambúrguer, há vários fatores a serem considerados.

como fazer hambúrguer

Percentual de gordura

Este é um dos principais fatores. A gordura fornece umidade e sabor à carne e, quando você está cozinhando sobre uma grelha quente, a gordura ajuda a impedir que o hambúrguer seque. O teor ideal de gordura para os hambúrgueres é de 15 a 20%.

As carnes mais utilizadas são os cortes de fraldinha, acém, peito e contrafilé. Isso para uma carne mais gordurosa. Se você deseja um corte mais magro, escolha patinho, coxão duro ou alcatra.

Se você quiser utilizar carnes magras, deve se lembrar de misturar com alguma outra carne com mais gordura. Misture carnes diferentes no seu hambúrguer para obter mais sabor.

Adicione seus temperos

Para cortes magros, opte por acrescentar cebola picada, pois ela mantém a carne umedecida no fogo. Muitos cozinheiros dizem que o melhor mesmo é temperar apenas com sal e pimenta, mas você pode testar ervas e especiarias da melhor maneira que quiser.

Cebola ralada, cebolinha picada, alho amassado, temperos moídos (cominho, coentro, pimenta moída, mistura de especiarias, entre outros), mostarda, ervas frescas ou secas picadas, pimenta preta moída, enfim, escolha os sabores que você mais gosta.

Dê liga e forma

Se você optar por uma carne mais magra ou adicionar ingredientes volumosos (por exemplo, cebolinha, cebola, pimentão), adicione um ovo e um punhado de farinha de rosca para prender o hambúrguer.

Depois é só colocar as mãos na massa e transformar sua carne moída em hambúrguer. Amasse bem os hambúrgueres antes de cozinhá-los. Enquanto eles cozinham, a carne se contrai, o que tornará os hambúrgueres menores e mais gordos.

Mas manuseie a carne o mínimo possível, para não espremer demais. Molde a mistura em bolas de tamanho igual usando as mãos. Pressione as bolas para baixo para criar formas planas de hambúrguer, com mais ou menos 1 cm de espessura. Faça um pequeno recuo no centro do hambúrguer com o polegar. Isso evita que o centro se dilate, levando a um cozimento irregular.

Armazene antes de preparar

Cubra-os com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para tornar os hambúrgueres mais firmes e fáceis de cozinhar. A carne de hambúrguer é melhor preparada no frio.

Cozinhando

Uma boa opção é cozinhar no vapor. Depois que o hambúrguer dourar dos dois lados, coloque o queijo por cima (se estiver usando) e cubra com uma tigela pequena ou tampa para terminar de cozinhar. Isso derreterá o queijo e manterá a carne bem suculenta.

Como fazer hambúrguer de soja?

Para aqueles que não são adeptos da carne, opte também por fazer hambúrgueres de soja, pois são fáceis de se fazer e, muitas vezes, mais baratos.

como fazer hambúrguer

Faça uma polpa de soja

Para essa receita de hambúrguer, reserve os seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de polpa de soja (veja abaixo);
  • 2 xícaras de arroz integral cozido;
  • 1 cebola picada finamente;
  • 2 colheres de sopa de gordura vegetal;
  • 1/2 colher de sopa de molho de soja;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • Alho ou sálvia como tempero;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral, coberta de azeite.

Para fazer a polpa de soja, mergulhe o feijão na água por um período mínimo de 3 horas. Ferva o feijão por 15 minutos em uma panela de pressão. Escorra a água e amasse os grãos no liquidificador até que estejam bem misturados. A polpa de soja estará pronta quando o feijão formar um purê rígido. Adicione água conforme necessário durante o processo de mistura.

Assim, misture a polpa de soja com arroz integral cozido, gordura vegetal, cebola picada, molho de soja, sal, alho e farinha de trigo integral. Misture tudo isso até formar uma mistura espessa.

Depois faça como os hambúrgueres de carne e molde algumas bolas em tamanho igual, pressionando até criar forma. Por último, passe na farinha de rosca até cobrir por inteiro, de tal forma que é só fritar ou levar à churrasqueira.

Uma dica de como fazer hambúrguer, que serve tanto para o de carne quanto o de soja, é lembrar-se de achatá-los com uma espátula durante o cozimento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo